Testemunhas de Jeová: Resposta Sobre a Divindade de Jesus – II

Abreviaturas usadas neste estudo:
STV – Sociedade Torre de Vigia
TJ – Testemunhas de Jeová
TNM – Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

Nesta série de artigos respondo às questões levantadas pelo senhor Luiz Carlos ([email protected]), que pediu minha especial atenção na análise do assunto. O senhor Luiz Carlos, obediente ao ensino da STV, acredita que Jesus não é uma pessoa divina. No primeiro artigo desta série, ficou esclarecido que a TNM, concordando com a Bíblia Sagrada, dá o título de “Deus Forte” e “Pai Eterno” a Jesus (Is 9.6), embora, em João 1.1, chame-O de “um deus”. Com relação a esse versículo, o contradizente disse que Jesus era o “Príncipe, o Filho do Grande Rei, Jeová”.

Lamento que as TJ sejam direcionadas para determinados versículos, decoram esses versículos, porem não têm a visão do conjunto. Entendo que não possuem liberdade para pesquisar e trocar idéias com seus líderes. O Filho se iguala ao Pai em muitas e irrefutáveis provas. Jesus é chamado de Rei dos judeus (Mt 2.2; 27.11, 29, 37 – TNM); Rei de Israel (Mc 15.32; Jo 1.49; 12.13 – TNM); Rei a julgar as nações e os homens no estabelecimento do Reino milenar (Mt 25.34,40 – TNM). Como Rei foi homenageado (Mt 2.2 – TNM); rejeitado e morto como Rei (Lc 19.14; Mt 27.37 – TNM); Ele é hoje o Rei Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque (Hb 5.6; 7.1,17 – TNM); reinará para sempre (Ap 11.15 – TNM). Jesus é Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 19.16-TNM).

Jesus confirmou seu reinado eterno: “Quando o Filho do homem chegar na sua glória, e com ele todos os anjos [vejam que Jesus não é um anjo], então se assentará no seu trono glorioso (quem se assenta em trono é Rei); O Rei dirá então aos à suja direita… Então os justos lhe responderão com as palavras: Senhor… [vejam, Cristo é Senhor]; E o Rei lhes dirá…” (Mt 25.31, 34, 37, 40 TNM). Não existem dois reinos e dois reis. Assim, a TNM fala no Reino do Filho (Lc 22.30 – TNM); no Reino do Filho do homem (Mt 13.41 – TNM); Reino de Jesus Cristo (Ap 1.9 – TNM); Reino de Cristo e de Deus (Ef 5.5 – TNM); Reino de nosso Senhor e seu Cristo (Ap 12.10 – TNM). Observem que usei apenas o que está escrito na Tradução do Novo Mundo. Mas não foi dito que a STV distorce a Palavra de Deus? Sim, mas em muitos casos não foi possível fazer qualquer mudança.

Examinemos mais uma questão apresentada pelo senhor Luiz Carlos:
“No entanto, alguém talvez pergunte: ‘Em que sentido Jesus é um “Deus Poderoso”? E não disse o apóstolo João que Jesus é o próprio Deus? ’ Na versão Almeida, revista e atualizada, João 1:1 diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” Alguns afirmam que “o Verbo” (ou “a Palavra”), que nasceu na Terra como o bebê Jesus, é o próprio Deus Todo-Poderoso. Será que isso é verdade?”.
“Se esse versículo for interpretado com a intenção de mostrar que Jesus é o próprio Deus Todo-Poderoso, isso irá contradizer a declaração anterior, “o Verbo estava com Deus”. Se uma pessoa está “com” outra, elas não podem ser a mesma pessoa. Muitas traduções da Bíblia, portanto, fazem uma distinção para tornar claro que o Verbo não era o Deus Todo-Poderoso. Por exemplo, algumas traduções da Bíblia dizem o seguinte: “a Palavra era um deus”, “um deus era a Palavra” e “a Palavra era divina”.
Minhas considerações
É impossível entender a Trindade por meio da lógica humana. Em nossa matemática, um mais um mais um são três. A doutrina da Trindade nos mostra que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são UM. Se na esfera divina tudo funcionasse segundo o raciocínio dos homens, não precisaríamos de fé. Bastaríamos fazer cálculos matemáticos. É hilariante, por exemplo, como as seitas tentam explicar a ressurreição corporal de Jesus. Como o túmulo está vazio até hoje, dizem que o corpo evaporou-se, sumiu, escafedeu-se. A STV ensina que Jesus, depois da morte, se materializou diante dos apóstolos (Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, STV, 1983, p.144-145). Deixemos essa questão pata outra oportunidade.
O senhor Luiz Carlos não contesta a versão Almeida revista/atualizada que diz que o Verbo era Deus. Diz também: “Alguns afirmam que a Palavra que nasceu na Terra é o próprio Deus Todo-Poderoso”. Alguns afirmam não. Quem o diz é a própria Tradução do Novo Mundo. Vejam: “De modo que a Palavra se tornou carne e residiu entre nós” (Jo 1.14 – TNM e Bíblia Sagrada). Não foi possível distorcer essa verdade.
O Verbo “se tornou” ou “se fez” carne [homem]. Em resumo, o Verbo ou Palavra que estava com Deus e era Deus, isto é o Filho, se fez homem e habitou entre nós. Não foi Deus quem nasceu em Belém, numa manjedoura. O Filho é eterno, sempre existiu. Analisemos cada frase do versículo de João 1.1:

“No princípio – Entenda-se como antes de todas as coisas. O Filho estava com Deus e era Deus antes que todas as coisas viessem a existir. A eternidade de Deus é revelada no primeiro versículo da Bíblia: “No princípio Deus criou os céus e a terra” (Gn 1.1 – TNM).
“No princípio era o Verbo” – No princípio era o Verbo ou era Deus? Era o Verbo [Palavra] e era Deus, porque há em Deus uma pluralidade de pessoas. Vejam: “Façamos [nós faremos] o homem…” (Gn 1.26 – TNM); “Vamos! Desçamos e confundamos o seu idioma [nós iremos descer e confundir]…” (11.7 – TNM). Entendam que a revelação de Deus na Bíblia é progressiva.

“E o Verbo estava com Deus” – O consulente mostrou-se confuso, mas sem razão. Ele diz que se uma pessoa está com outra pessoa as duas não podem ser uma só. Tem razão. O Pai é uma pessoa; o Filho é uma pessoa; o Espírito Santo é uma pessoa. Por isso, Jesus disse: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30-TNM). Duas pessoas distintas, um só Deus. Poderia até ter dito: Eu, o Pai e o Espírito somos um. Jesus revelou essa trindade divina na forma batismal: “Ide, portanto, e fazei pessoas de todas nas nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo” (Mt 28.19-TNM). O versículo diz que o Verbo sempre esteve em Deus, sempre existiu como Deus. Se o consulente acha estranha a declaração do apóstolo quando disse que “O Verbo estava com Deus”, para logo em seguida dizer que o “Verbo era Deus”, o que dirá da afirmação de Jesus, “Eu e o Pai somos um”? Dirá o consulente que Jesus disse uma aberração?

“E o Verbo era Deus” – Se havia alguma dúvida quanto ao enunciado anterior, aqui o apóstolo completa de forma inequívoca a revelação da divindade do Verbo. O consulente afirma que “algumas traduções da Bíblia dizem o seguinte: “a Palavra era um deus”, “um deus era a Palavra” e “a Palavra era divina”. Uma afirmação no mínimo estranha. Quem forjou “era [um] deus” foi a Tradução do Novo Mundo. A STV declara que copiou a versão do espírita ex-católico Johannes Greber: “Essa tradução [a de Johannes Greber] foi usada ocasionalmente em apoio de versões de Mateus 27.52, 53 e João 1.1, conforme vertidos na TNM… A Sentinela julgou impróprio fazer uso de uma tradução que tem tal estreito vínculo com o Espiritismo” (A Sentinela, 1.-10-1983, p.31). Julgou impróprio, porém continua se utilizando da tradução espírita. Na verdade, a TNM possui tantas emendas, subtrações, adições e colchetes, que se assemelha a uma colcha de retalhos.

Em “o Verbo era [um] deus”, a TNM comete equívocos dos mais lamentáveis. Está cada vez mais difícil corrigir tais senões. O Grupo cairia num descrédito ainda maior. Diz que no princípio o Verbo estava com Deus (grego “theos”), e o Verbo era deus (“theos”), porém assinala o segundo “theos” com leras minúsculas, precedido de um artigo indefinido (“um”), inexistente no original. O apóstolo teria dito: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com theos, e o Verbo era um theos”. Isto é, desde o princípio o Deus Todo-Poderoso estava acompanhado de um deus pequeno, porém poderoso, sem o qual nada podia fazer. O consulente afirma que “algumas traduções dizem” assim. Vejamos quais:
1. THE NEW WORLD TRANSLATION OF THE HOLY SCRIPTURES (A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas): e a Palavra era um deus.
2. ENPHATIC DIAGLOT (tradução interlinear do grego): e um deus era a Palavra.
3. THE KINGDOM INTERLINEAR OF THE SCRIPTURES (Tradução do Reino, Interlinear, das Escrituras Gregas): e deus era a Palavra.
4. THE KINGDOM INTERLINEAR (A Interlinear do Reino): e a Palavra era um deus.
Como se vê, são versões e traduções distribuídas e promovidas pela própria Sociedade Torre de Vigia.
“Ele estava no princípio com Deus” – Isto é, antes da criação de todas as coisas, o Filho (Verbo, Palavra, Logos) existia em Deus, era Deus. Jesus usou o nome divino ‘EU SOU’, o mesmo usado por Jeová (Ex 3.14; Jo 8.58 – TNM). E Isaías disse que o Filho era o “Deus Forte” e “Pai Eterno” – TNM).
“Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência” (Jo 1.3 – TNM).

Esse versículo é um xeque-mate na crença de que o Verbo é um deus pequeno. A passagem da TNM diz que sem o Verbo – o que se fez homem e habitou entre nós – a Criação (Universo, Terra, mares, anjos, homens e animais) não existiria. Pergunto a Luiz Carlos se há ainda alguma dúvida. O Filho é ou não é o Criador de todas as coisas? A Bíblia diz, e a TNM confirma, que todas as coisas foram criadas pelo Verbo. A Bíblia diz, e a TNM confirma, que Jeová criou todas as coisas (Gn 1.1-26). Então, quem é o Criador? Jesus ou Jeová? Voltemos para João 1.1: No ‘’No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Não se esqueça da palavra de Jesus: “EU E O PAI SOMOS UM” (Jo 10.30-TNM). Acredito que agora as coisas ficaram mais claras, não só para o consulente, mas para outros seguidores da STV.

O ensino da STV é mais ou menos assim: Jeová, Deus Todo-Poderoso, criou um Deus Poderoso, a quem incumbiu de criar todas as coisas (Jo 1.3-TNM). O Deus menor, na qualidade de agente do Deus Todo-Poderoso, é ainda responsável pela salvação das pessoas (Lc 19.10-TNM). Uma das condições para ganhar a vida eterna é crer no Deus pequeno (At 16.31-TNM). O Deus pequeno tem poder para mandar os desobedientes para o inferno (Mt 25.41-TNM). O poder do Deus pequeno é muito grande; até é chamado de Deus Forte e Pai Eterno (Is 9.6-TNM). Sua alta influência junto a Jeová é medida pela seguinte condição: quem não tem o Deus pequeno não tem a vida eterna (1 Jo 5.12-TNM). O intercâmbio e mútua confiança entre os dois sao formidáveis; tudo o que pertence a um, pertence ao outro. São sócios solidários (Jo 16.15-TNM). O poder do Deus pequeno é menor, mas tudo o que um faz o outro faz igualmente (Jo 5.19–TNM).

A TNM declara que o “deus” pequeno criou tudo, porque tudo dependeu dele, pois “à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência”. Imaginemos que tudo aconteceu assim, como deseja a elite governante da Sociedade Torre de Vigia. Mas se tudo aconteceu assim mesmo, o primeiro versículo da Bíblia/TNM está completamente destoante. Vejam: “NO PRINCÍPIO CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA” (Gn 1.1). Pergunto ao estimado consulente se agora deu para enxergar a luz no fim do túnel.

As Testemunhas de Jeová, como todas as pessoas, foram criadas com liberdade para conhecerem a verdade, pesquisar opiniões divergentes, fazer consultas freqüentes e principalmente meditar. Se necessário, podem discordar de seus líderes. Estes também estão sujeitos a erros (V. “Devo Confiar na Doutrina da Minha Igreja?”). Com o advento da rede de computadores, todos podem pesquisar com rapidez e tirar suas próprias conclusões, longe dos olhares atentos dos monitores. Não fiquem só lendo revistinhas. Jeová recomenda a leitura das Escrituras Sagradas. Ler e meditar: “Mas, seu agrado é na lei de Jeová, e na sua lei lê dia e noite em voz baixa” (Sl 1.2 – TNM). “Em voz baixa” é por conta da STV.

Finalmente, as TJ devem seguir o exemplo dos bereanos:
“Ora, estes últimos [os de Beréia] eram de mentalidade mais nobre do que os de Tessalônica, pois recebiam a palavra com o maior anelo mental, examinando cuidadosamente as Escrituras, cada dia, quanto a se estas coisas eram assim. Portanto, muitos deles se tornaram crentes…” (Atos 17.11-12-TNM).

Portanto, a Sociedade Torre de Vigia recomenda aos seus liderados que examinem a TNM para terem certeza de que o ensino através das revistas está correto. Leiam também outras versões da Bíblia. Como já foi divulgado, a TNM contém muitas distorções.
10.08.66
www.palavradaverdade.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *