SÁBADO – Sombra da Redenção em Cristo

O Sábado era sombra da redenção em Cristo

“LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus…” (Êx 20.8-10).
“Este mandamento estabelece que o sétimo dia da semana, o sábado, é o dia que o Senhor escolheu como o dia de descanso e de culto. Entretanto, no NT a igreja cristã começou a cultuar e a descansar no primeiro dia da semana, no domingo. Os cristãos não estão violando o mandamento do sábado por cultuarem a Deus no primeiro dia da semana, e não no sétimo dia?”.
“Solução – Primeiro, a base para o mandamento de observar o sábado, como estabelecido em Êxodo 20.11, é que Deus descansou no sétimo dia, depois de seis dias de trabalho, e que ele abençoou e santificou o sétimo dia. O dia do sábado foi instituído como um dia de descanso e culto. O povo de Deus deveria seguir o exemplo do próprio Deus, no seu trabalho e descanso. Entretanto, como Jesus disse, corrigindo a visão distorcida dos fariseus: “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Mc 2.27). O que Jesus quis dizer é que o sábado não foi instituído para escravizar as pessoas, mas para beneficiá-las. O espírito da observância do sábado é preservado no NT com a observância do descanso e do culto no primeiro dia da semana”.

“Segundo, deve-se lembrar que, de acordo com Colossenses 2.17, o sábado era uma “sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo”. A observância do sábado estava associada cm a redenção citada em Deuteronômio 5.15, onde Moisés determinou: “porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão poderosa, e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou guardasses o dia de sábado”. O sábado era uma sombra da redenção que viria com Cristo; simbolizava o descanso de nossas obras e a entrada no descanso que Deus propiciou com a sua obra consumada”.
“Finalmente, embora os princípios morais expressos nos mandamentos sejam reafirmados no NT, o mandamento de separar o sábado como o dia de descanso e de culto a Deus é o único mandamento que não é repetido. Há muito boas razões para isso. Os crentes do Novo Testamento não estão debaixo da Lei do Antigo Testamento (Romanos 6.14: “… não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”; Gálatas 3.24-25: ”… A lei nos serviu’ de aio [tutor], para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio”). Pela ressurreição de Jesus no primeiro dia da semana (Mt 28.1), por suas contínuas aparições em vários domingos (Jo 20.26), e pela descida do Espírito Santo num dia de domingo (At 2.1), a igreja primitiva passou a cultuar no domingo, regularmente (At 20.7; 1 Co 16.2).
“O culto no domingo foi ainda consagrado pelo Senhor quando ele apareceu a João naquela última grande visão no dia do Senhor” (Ap 1.10). É por estas razões que os cristãos cultuam no domingo, em vez de o fazerem no sábado dos judeus”.

Fonte: Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler e Thomas Howe, Editora Mundo Cristão, tradução de Milton Azevedo Andrade.
Transcrição:
Pr. Airton Evangelista da Costa
www.palavradaverdade.com
www.palavradaverdade.org
[email protected]
07.03.2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *