Resposta Apologética – Jesus, o Criador de todas as coisas

À obsequiosa atenção dos Testemunhas de Jeová
Enquanto a Bíblia declara que Jesus, o Filho, foi o Criador de todas as coisas, a Tradução do Novo Mundo, versão bíblica usada pela Sociedade Torre de Vigia, diz que todas as coisas foram criadas “por intermédio” do dele. Vejamos:
Bíblia: “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1.3).
TNM: “Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência” (Jo 1.3).
Bíblia: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” (Cl 1.16-17).
TNM: “Mediante ele foram criadas todas as [outras] coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e invisíveis, quer sejam tronos, quer senhorios, quer governos, quer autoridade. Todas as [outras] coisas foram criadas por intermédio dele e para ele. Também, ele é antes de todas as [outras] coisas e todas as [outras] coisas vieram a existir por meio dele” (Cl 1.16-17).
Palavras entre colchetes, exemplo de “[outras]”, indicam que não fazem parte do original. Trata-se de um enxerto. A STV usou muito desse recurso em sua Tradução do Novo Mundo. Não há como entender a teologia dessa seita. Declara que o Filho criou não todas as coisas, mas “as outras coisas”. Quais foram as “outras coisas”? Quando a TNM diz que o Filho “é antes de todas as [outras] coisas”, imagino que desejam ensinar o seguinte: após criar os céus e a terra, e antes de criar o restante, isto é, as outras coisas, Jeová Deus criou o Filho. E este ficou encarregado de criar as “outras coisas”. Se correta essa interpretação, os jeovitas cometeram mais uma contradição nesse jogo de palavras. Em João 1,3, eles afirmam que “Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele…”, onde exclui a expressão “outras coisas”.
Para aumentar a confusão, a TNM diz que “No princípio Deus criou os céus e a terra” (Gn 1.1), corroborando o que está na Bíblia. Mais incoerência, pois afirmam que tudo foi criado por intermédio do Filho (Jo 1.3, como acima).
Como explicar que tudo tenha sido criado por Deus por intermédio do Filho? Deus teria terceirizado a criação do mundo? Deus teria criado outro Deus para que este criasse tudo?
A confusão se estabelece porque os jeovitas não acreditam na divindade do Filho e na existência da Trindade, onde o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus. Por esta razão, a Bíblia diz que Deus criou todas as coisas (Gn 1.1) e que o Filho criou todas as coisas (Jo 1.3; Cl 1.16-17). O primeiro versículo do evangelho de João é claro como o sol de meio dia: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. A TNM adulterou esse versículo para “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era [um] deus”. Essa alteração das escrituras chega a ser hilariante e beira à infantilidade. Escreveram “Verbo”, que se refere ao Filho, com inicial maiúscula, e no final enxerta um artigo indefinido entre colchetes “[um]” e escreve deus com minúscula. Isto é, repassam a ideia de que Jeová Deus sempre esteve ao lado de um deus menor, a quem teria dado poderes para criar o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *