RECALCITRAR CONTRA OS AGUILHÕES – Significado

A expressão é encontrada em Atos 26.14: “E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava e, em língua hebraica, dizia: `Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões”.

Recalcitrar = Insistir (em não obedecer, ou não ceder); OBSTINAR-SE; RESISTIR. Rebelar-se, insurgir-se. Responder ou reagir; Não ceder; opor resistência. Demonstrar resistência a ordem ou determinação emanada de autoridade (Dicionário AULETE).

Recalcitrar(grego laktizõ), “chutar”; é usado em At 26.14 (Dic VINE).

Aguilhão – de kenteõ, “picar”, denota: “ferrão” (Ap 9.10); metaforicamente, acerca do pecado como o “ferrão” da morte (1 Co 15.55.56); b) “aguilhão” (At 26.14); em alguns manuscritos também ocorre em At 9.5), dito acerca das advertências e apreensões às quais Saulo de Tarso tinha resistido antes da conversão” (Dic. VINE).

Recalcitrar contra os aguilhões – ”Expressão proverbial entre os gregos para indicar uma resistência inútil, como a do boi que, recalcitrando contra o aguilhão, não consegue senão ferir-se” (Bíblia de Jerusalém)”.

Não adianta resistir à voz do Espírito; quanto mais apresentamos rebeldia e resistência, mais piora nossa situação. É possível que Saulo tenha sido advertido anteriormente pelo Senhor, mas que não levara isso em conta. De qualquer modo, a partir daquele momento Saulo estava consciente de que deveria acatar a orientação do Senhor, sem resistência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *