PRIMOGÊNITO – Significado

“Primogênito – Prõtotokos (grego), “primogênito” (formado de prõtos, “primeiro”, e tiktõ, “gerar”), é usado acerca de Jesus ter nascido da virgem Maria (Lc 2.7); mas tarde, na Sua relação com o Pai, expressando Sua prioridade e preeminência sobre a criação, não no sentido de ser o “primeiro” a nascer. É usado ocasionalmente acerca da superioridade de posição no Antigo Testamento; veja Êx 4.22; Dt 21.16, 17, sendo a proibição contra o mal de designar a posição privilegiada do “primogênito” a alguém nascido subsequentemente ao “primeiro” filho. As cinco passagens do Novo Testamento concernentes a Jesus podem ser apresentadas cronologicamente: (a) Cl 1.15, onde Sua relação eterna com o Pai está em vista, e a cláusula significa que Ele era o “Primogênito” antes de toda a criação e que Ele mesmo produziu a criação (o caso genitivo sendo acusativo, como Cl 1.16 deixa claro); (b) Cl 1.18 e Ap 1.5, em referência à Sua ressurreição; (c) Rm 8.29, a Sua posição em relação à Igreja; (d) Hb 1.6, a Sua segunda vinda (“quando outra vez introduz”, o termo “outra vez” foi colocado no lugar certo, estando implícito o contraste da Sua primeira vinda quando Ele nasceu) cf. Sl 89.27. A palavra é usada no plural em Hb 11.28, acerca dos filhos primogênitos das famílias dos egípcios, e em Hb 12.23, em referência aos membros da Igreja”. Nota: Com a letra “a”, contraste Jo 1.30: “Já era primeiro [prõtos] do que eu”, é tradução literal, ou seja, “em relação a mim, expressando tudo o que está envolvido em Sua preexistência e prioridade” (FONTE: Dicionário VINE).

Colossenses 1.15: – “A palavra não significa que Cristo foi um ser criado. Pelo contrário, “primogênito” tem o significado que frequentemente lhe é atribuído no AT: “O primeiro quanto á posição”, “herdeiro” ou “preeminente” (e.g. ex 4.22; Jr. 31.9; ver no Sl 89.27, onde “primogênito” é aplicado à condição de Davi como rei, apesar de não ser ele primogênito. Cristo é herdeiro e soberano de toda a criação, como o Filho eterno (cf. Cl 1.18; Hb 1.1,2) (FONTE: Bíblia de Estudo Pentecostal).

“Cristo é a imagem do Deus invisível – Ele disse: “Quem me vê a mim, vê o Pai, João 14.9 – A palavra traduzida =imagem= (gr. Eikõn) traz a significação de semelhança e envolve representação e manifestação. Assim, Deus, a quem nenhum homem jamais viu, torna-se manifesto em Cristo (cfr. João 1.18). Paulo escreve em outra parte que os cristãos tem contemplado “a glória de Deus, na face de Jesus Cristo” (2 Co 4.6). Esta imagem do Deus invisível é o primogênito de toda a criação (Cl 1.15). Esta frase foi usada pelos Arianos para provar que Cristo foi um ser criado não coeterno com o Pai. A palavra grega prototokos pode denotar o único anterior à criação. Cristo é destarte colocado fora da criação” (FONTE: O Novo Dicionário da Bíblia, 1990, Nova Vida).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *