PREDESTINAÇÃO – Significado

Uma das mais consoladoras doutrinas da Bíblia, cuja essência repousa no fato de que Deus tem um plano geral e original para o mundo, e que Seus propósitos jamais serão frustrados. Se a analisarmos de modo negativo, certamente que a Predestinação não é uma manipulação da parte de Deus das escolhas do homem. Isto o rebaixaria à posição de um fantoche, sem poder de escolha nem vontade. A Predestinação nunca predetermina as escolhas de Deus no que concerne ao Seu relacionamento com as inclinações, necessidades e escolhas dos homens. Sabendo de todas as possibilidades futuras, em virtude de Sua presciência, bem como os corações dos homens, em virtude de Sua onisciência, Deus teceu um plano dos Seus atos: atos estes que resultarão em maior glória para o Seu Nome, na salvação do maior número de pecadores, e que contribuirão com o desenvolvimento da mais perfeita obediência de Seus servos (Rm 8:28,29). A fim de entender a Predestinação, é necessário distinguir entre Predestinação e Fatalismo. Fatalismo é a crença que atribui as ações e escolhas do homem ao “determinismo” de Deus. Ou melhor, Deus decide o que o homem será e fará. Mediante o planejamento predeterminado por Deus (a Predestinação), a salvação é oferecida a todas as pessoas e é possível a todos quantos buscam a Deus (At 17:26,27). Por causa desta provisão, nenhuma pessoa poderá, em qualquer tempo, acusar Deus de não lhe ter dado oportunidade para crer e se salvar (Rm 1:20). Deus não apenas planeja uma maneira de todos os povos conhecerem a salvação, como também tem um plano para ajudar os crentes a progredirem na sua vida espiritual (Rm 8:29). Este plano, no entanto, depende da disposição do crente em corresponder em obediência a Deus (Jr 15:19). Deus “nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo” (Ef 1:5). Fomos “predestinados… a fim de sermos para o louvor da Sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo” (Ef 1:11,12). Se não houvesse chance de salvação para todos os que crerem, fica difícil entender as palavras de Jesus: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16:15).
FONTE: Dicionário Teológico Brasileiro Lázaro Soares de Assis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *