Por Que Deus Não Revelou Seu Nome a Moisés?

Consulente:

Pastor, eu enviei essa palavra que escrevi, por que essa mensagem veio em mim, ontem e tive que escrever e estava precisando de uma orientação sobre a verdade que existe no que escrevi… e queria que o irmão falasse sobre isso e me explicasse se tem algo que não tem concordância com as escrituras… eu estive pensando hoje.
Por que O Senhor não quis revelar o seu Nome a Moisés na sarça… quando Moisés perguntou, ele recusou a dizer, e disse… “EU SOU O QUE SOU”, isso é tudo que Moisés precisava ouvir, mas eu refletindo sobre isso entendi que o Nome do Senhor não foi revelado pra Moisés e para os homens por que se o Senhor Jesus revelasse que era Ele agindo, seus planos seriam ouvidos pelo inimigo que tanto o odeia, e até que Jesus nascesse e morresse por nós seu Nome foi encoberto para que os principados e potestades ficassem confundidos e não ousassem agir contra do Deus Todo Poderoso.

Resposta:

Não penso assim. Deus não é pequeno no seu poder para usar uma estratégia dessas. Os Seus planos serão executados, quer o diabo goste, quer não goste, quer os ouça, quer não. A derrota do diabo foi decretada há muito tempo (Gn 3.15), e ele sabe disso, mas nada pode fazer para mudar essa situação. Deus faz o que lhe apraz. “Operando eu, quem impedirá” (Is 43.13). Somente Deus é Todo-Poderoso. Sobre o nome “EU SOU O QUE SOU”, veja os comentários:
“O Senhor deu a si mesmo o nome pessoal: “Eu sou o que sou” (de onde deriva o hb. Iavé), uma expressão hebraica que expressa ação. Deus estava efetivamente dizendo a Moisés: “Quero ser conhecido como o Deus que está presente e ativo” (1) Inerente no nome Iavé está a promessa da presença viva do próprio Deus, dia após dia com o seu povo (v. 12). Este nome expressa seu fiel amor e cuidado e seu desejo de redimir o seu povo e estar em comunhão com ele. Essa verdade corresponde à promessa fundamental do concerto: “para te ser a ti por Deus (ver Gn 17.7; Sl 46). O Senhor declara que esse será o seu nome para sempre (v.15). (2) É digno de nota que quando Jesus Cristo nasceu, foi chamado Emmanuel, que significa “Deus conosco” (Mt 1.23). Ele também chamava-se a si mesmo pelo nome “Eu sou” (Jo 8.58). (Bíblia de Estudo Pentecostal).
SER – (hãyãh) – “Um dos usos mais debatidos da palavra hãyãh ocorre em Êx 3.14, onde Deus declara Seu nome a Moisés. Ele diz: “EU SOU (hãyãh) O QUE SOU (hãyãh)”. Considerando que o nome divino Jeová ou Javé já era bem conhecido muito tempo antes deste momento (cf. Gn 4.1), esta revelação parece enfatizar que o Deus que fez o concerto era o Deus que guardava o concerto. Assim, Êx 3.14 é mais do que uma simples declaração de identidade: “EU SOU O QUE SOU” é uma declaração do controle divino sobre todas as coisas” (Dicionário VINE).
Pastor Airton Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *