Pode haver crente carnal?

Consulta:

Tenho lido alguns de seus artigos publicados, e em função do conhecimento que o irmão nos passa, gostaria de fazer uma pergunta, em razão de uma dúvida sobre o correto entendimento da Palavra de Deus:

Em 1 Coríntios capítulo 3, versos de 1 a 3, Paulo escreve sobre a existências de crentes carnais:

1 E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
2 Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
3 Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?

Em diversos outros textos bíblicos, em contrapartida, como por exemplo 1 Jo 03:06 e 09 e 1 Jo. 05:04, 05 e 18, verificamos que crentes carnais não podem existir, uma vez que viver em pecado não é compatível para o novo convertido, e, que todo verdadeiro convertido vence o mundo, ou seja, não vive na prática do pecado. Outros textos bíblicos ainda, vão mencionar a atuação de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) na santificação do verdadeiro crente, como por exemplo 1 Co 01:30; 1 Ts. 05:23-24; 1 Pe 05:10 e Judas 01 e 24.

Assim sendo, como podemos entender o que Paulo escreve aos Coríntios, sobre haver crentes carnais, se pela Bíblia como um todo, parece haver a indicação de que os tais não existem?

=======
Resposta:

A conversão é um processo. O homem não fica crente espiritual no dia em que se converte. Leva algum tempo. Em alguns, a conversão se processa com maior rapidez. Noutros, mais lentamente. Despojar-se do “velho homem”, dos velhos hábitos não é coisa fácil, apesar da ajuda do Espírito Santo. A luta para ter domínio sobre o pecado dura toda a vida. Veja o exemplo de Davi, que cometeu adultério. E ao nosso redor, vemos muitos crentes com acentuada carnalidade. É importante que persigamos o alvo da santificação e obediência. Deus vê o propósito do nosso coração. Daí a recomendação bíblica para suportar os mais fracos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *