PECADO IMPERDOÁVEL – Significado

Expressão que denota um aspecto horrível do pecado. Diferentes passagens da Bíblia falam de um pecado que não é perdoado, sendo impossível a mudança de coração depois de alguém o haver cometido, e pelo qual não se deve orar (cf. 12:31- leia com atenção). Também a análise de Mc 3:29 é importante para compreensão do pecado imperdoável. Esse pecado, consiste pois, na rejeição consciente, maliciosa e voluntária da evidência e convicção do testemunho do Espírito Santo, com respeito à graça de Deus manifesta em Cristo Jesus. Não consiste simplesmente em duvidar da verdade manifesta em e por Cristo, nem em negá-la, mas sim em contradizê-la. Ao cometer este pecado, o homem voluntária, maliciosa e tencionalmente atribui à influência de Satanás aquilo que reconhecidamente é Obra de Deus. Este pecado é, pois, um deliberado ultraje ao Espírito Santo; uma declaração audaz de que o Espírito Santo é um espírito maligno; que a verdade é mentira e que Cristo é Satanás. É isto inclusive que sugere o termo blasfêmia, na língua grega, que tanto pode significar blasfêmia, quanto calúnia ou injúria. Esse pecado é imperdoável, não porque sua gravidade supere os méritos e a eficácia da Obra de Cristo realizada na cruz do Calvário, ou porque ele foge aos limites do poder restaurador do Espírito Santo. O pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo é tão grave que aquele que o tem cometido, rapidamente manifesta um desafiante ódio a Deus. A Bíblia ensina de maneira implícita que somente o crente está sujeito à blasfêmia contra o Espírito Santo (cf. Hb 6:4-6). Em atenção ao fato de que a este pecado nunca segue o arrependimento, é possível assegurar que aqueles que julgam tê-lo cometido e se entristecem por isso, e desejam as orações de outros para o perdão, na verdade nunca o cometeram. É o Espírito Santo Quem conduz o homem ao arrependimento; ora, se alguém tivesse pecado contra Ele, é óbvio que Ele não levaria esse alguém ao arrependimento, se o perdão completo não fosse atingido.
FONTE: Dicionário Teológico Brasileiro Lázaro Soares de Assis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *