Os Protestantes Estão Excomungados Pela Igreja Católica?

Vejam a mensagem recebida e a respectiva resposta, com relação ao artigo “Os Termos do Concílio de Trento e da Dominus Iesus foram revogados?”.

A Dominus Iesus está em pleno vigor, e, para o pensamento retrógrado e sectarista de quem o redigiu, no caso o atual papa Ratinzger, pode até ser considerada moderada.

Quanto aos preceitos do concílio de Trento, se não estão oficialmente em vigor, continuam bem vivos nas mentes de alguns cardeais e líderes católicos.

Sustentar a excomunhão pelo não reconhecimento das invencionices doutrinários dos sacramentos, além de prepotente, é absolutamente equivocado. E, como você, eu deveria ser excomungado também, pois não aceito estes conceitos.
Saudações
Vinicius

Estimado Vinícius,

Bato nessa tecla: estão ou não estão em vigor os termos desses documentos? No de Trento diz: “Será excomungado”. Entendo que todos os papas após esse concílio, deveriam, por questão de obediência e coerência com a infalibilidade dogmatizada, EXCOMUNGAR todos os que dali por diante apresentassem pensamento contrário ao que ali fora estabelecido; salvo se essa excomunhão conciliar foi de forma abrangente, válida para todos em todos os tempos; neste caso, estaríamos alcançados e devidamente excomungados. Entendo, porém, que a excomunhão necessita ser individual e por escrito, como aconteceu com o teólogo e reformador alemão Martinho Lutero, excomungado no dia 3 de janeiro de 1521, pelo papa Leão X. Foi o clímax do conflito entre duas visões da religião cristã.

O que significa “será excomungado”, como foi decidido no Concílio de Trento? Essa decisão foi revogada? Excomunhão significa apenas exclusão da ICAR? O dicionário Aurélio diz que significa “amaldiçoar”, “esconjurar”. Sobre “excomunhão”, diz o Dicionário Teológico, de Claudionor Corrêa: “(Do lat. excommunicare), separar; Apartar, por força de sentença [necessária uma sentença, um ato eclesiástico] o infiel da comunhão da Igreja [Igreja de Cristo]. Através desta pena, o membro infrator fica proibido de participar dos bens espirituais que o Senhor colocou à disposição dos santos. A excomunhão, porém, só tem efeito diante de Deus se o apenado realmente tiver contrariado os preceitos das Sagradas Escrituras. Caso contrário, não passará de mera sanção social”.

Ora, isso tem a ver com o ecumenismo: excomungados em comunhão com excomungantes?

No amor de Cristo
Pr Airton Costa
12.05.05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *