CONSULTA
Louvo a Deus pelo ministério que seja cada vez mais confirmado e que aparece cada vez mais em nuitos lugares para que a verdade apareça. Pessoalmente estive há 1 ano atrás envolvido com um pastor que veio do Rio de Janeiro passou por São Paulo e veio dar um golpe aqui. Ele [diz] que é muito usado por Deus em revelaçoes, profecias e tem uma facilidade de eloquencia e empatia, mas principalmente por gente bem apessoada e rica. As revelações dadas aos ricos para ver o que vão fazer com seu dinheiro, um personal profet. Ele é o verdadeiro Guru, quando estive com ele na Igreja fui escolhido para tesoureiro. As barbaries que fui convidado a fazer me deixaram enojado. Me senti triste, e muitas vezes com vontade de me desviar, trouxe maldições sobre a minha vida andando com esse cara. Graças a Deus pela sua misericórdia fui restaurado. Tenho medo de encontrar ou ver ele pregar, não sei se aguentarei a hipocrisia, preciso de um conselho…
RESPOSTA
Eu não concebo como um irmão possa se desviar por uma razão tão pequena. Fosse assim, todos deveriam se desviar, porque o que tem de trambiqueiro por aí não é brincadeira. A nossa comunhão com Cristo deve permanecer acima disso tudo. Falsos profetas sempre existirão. Deixemos que os falsos profetas sigam sozinhos para o inferno. Não devemos nos desviar para fazer-lhes companhia. O crente é chamado a manter-se vigilante. Jesus disse: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis (Mt 7.15-16). O Apóstolo Paulo adverte: “Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem” (1 Ts 5.20-21). Veja bem, “examinai tudo”. Examinemos “quem” está usando o dom da profecia; façamos um levantamento de suas últimas “profecias” nos últimos seis meses, e, havendo fraude, denunciemos à Igreja. Um modo prático e eficaz é comparar a “profecia” com o que diz a Bíblia. A Palavra de Deus é a maior e melhor profecia. Por exemplo, se um “profeta” lhe diz que você deverá deixar sua família e seguir para o Iraque, em trabalho missionário, não acredite nesse profeta. Deus não deseja a separação de casais. Há, como no caso relatado, profetas profissionais, vivem de dizer profecias. Transformam-se num guru, um adivinho. Há muitos irmãos viciados em “consultar” profetas para ver o que Deus lhe tem a dizer. Deixam de consultar a Deus diretamente; deixam de ler a Bíblia para ouvir profissionais da profecia. Duvide das profecias que falam de modo generalizado, sem especificar quem, como, quando, onde e porquê. Exemplos: “Aqui tem um irmão que está mexendo com papéis”; “O Senhor está me dizendo que aqui está uma mãe que tem sofrido muito por causa de um filho que não quer seguir o caminho certo”; “Deus está dizendo para uma irmã que espere mais um pouquinho. Ele tem contemplado suas lágrimas´; não temas, Deus está contigo”; “neste recinto há cinco pessoas com problemas de coluna”; “aqui há uma irmão que tem clamado muito ao Senhor, mas ainda não obteve resposta”; “há um irmão neste igreja que está planejando uma viagem. Deus manda dizer a esse irmão que tudo correrá bem”.
Esse tipo de profecia é aplicável em qualquer circunstância, e sempre haverá irmãos com tais problemas. Quando a profecia é de Deus, é diferente. Exemplo: “Venha aqui à frente o senhor José Malaquias. Ele veio a esta igreja com a intenção de ser curado de um tumor na coxa direita. O Senhor está me dizendo que ele vai ser curado agora”. Então, o profeta ora e o tumor desaparece.