O Natal dos Pastores de Belém

O NATAL DOS PASTORES EM BELÉM.

Por Adelino.

Lucas 2.8-20

Introdução:

Estamos plenamente certos de que o nascimento de Jesus, jamais poderia ter acontecido no dia comemorado pela sociedade atual. Não queremos nesta meditação, aprofundar muitos detalhes sobre esse assunto, mas o v.8. do texto acima, diz que os pastores guardavam os rebanhos no campo durante as vigílias da noite. Eu fui criado em clima semelhante ao de Israel, e a mesma experiência vivida em minha terra natal, é semelhante à de Israel. Tive amigos pastores de ovelhas com quem convivia, e sabia que a partir de Outubro, quando começam as primeiras chuvas, caminhando para o inverno começa também a cair a temperatura. A partir daí, as ovelhas eram recolhidas ao estábulo durante as noites frias, voltando a dormir nos campos a partir de Março ou Abril, quando começa a primavera; em Israel também era assim; é precisamente o que fala o V. 8. Os pastores guardavam seus rebanhos durante as vigílias da noite nos campos de Belém. Não sabemos quantos pastores estavam ali, mas decerto que se revezavam no repouso noturno, protegendo as ovelhas, especialmente os filhotes, dos lobos vorazes. No clima frio, as ovelhas eram recolhidas ao aprisco.

Um fato que nos chama a atenção, é que Maria e José, sabiam com precisão o dia em que Jesus nasceu, quando do recenseamento decretado por César Augusto: Lc. 2. 1. Decerto que muitos outros familiares souberam do dia de seu nascimento, visto que José e Maria ficaram algum tempo em Belém depois que Jesus nasceu. Sua concepção foi deveras sobrenatural, mas o nascimento foi natural mesmo em condições adversas. (A virgem deu à luz e também os pastores o souberam pela informação dos Anjos)

Lucas o médico, que escreveu o Evangelho que leva o seu Nome, só poderia ter colhido as minuciosas informações sobre as circunstâncias em que Jesus nasceu com a própria Maria, mãe de Jesus, e as registrou. Porquê então paira um silêncio absoluto quanto ao dia em que Ele nasceu? Porque o mesmo silêncio é visto quanto à infância de Jesus até aos trinta anos? Pois apenas se registrou sua presença no Templo em Jerusalém aos doze anos, e isso por causa da sua sabedoria frente aos doutores da lei? Lc. 2. 46-47.

Não tenho qualquer dúvida de que Deus ocultou esses detalhes, tanto da data do nascimento, como da sua mocidade para impedir a pretensão humana de criarem tradições e cerimônias inadequadas para com o alvo central da missão de Jesus Cristo. Mesmo assim, os homens em suas gerações, não cessaram de criar tradições, que vão além das informações bíblicas, em favor de suas pretensões meramente humanas, e que desconhecem, ou não querem conhecer a verdadeira razão pela qual Jesus Cristo veio a este mundo.

O NATAL DOS PASTORES EM BELÉM.

1º A revelação de Deus:

O maior evento jamais conhecido pelos homens, não foi dada aos governadores sentados em tronos, nem a fariseus ou sacerdotes em Jerusalém, capital e centro da religião judaica, mas aos humildes pastores de Belém; eles estavam vigilantes e em serviço: Sua ocupação não lhes permitia nem mesmo participar das reuniões religiosas no Templo de Jerusalém, embora fosse bem perto; se eles estivessem lá, decerto perderiam o privilégio de tão grande revelação reservada para os humildes e abatidos de espírito. Não é o lugar em que estamos que nos recomenda a Deus e sim o estado de espírito e a comunhão com Deus. Estariam eles refletindo na história comovente de amor fiel que se desenrolou naqueles mesmos campos entre Boaz e Rute? Rt. Cp. 4. ( Boaz e Rute fizeram parte da Genealogia de Jesus Cristo.) Agora, o imenso amor de Deus é revelado aos humildes pastores nos campos de Belém.

Está escrito: ”Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. (Mateus 11. 25).

Os pastores foram escolhidos na sua humildade, para serem os primeiros receptáculos e testemunhas da maior dádiva do amor de Deus para com os homens, mesmo quando muitos voltam às costas para Ele. Maria, também foi agraciada na sua humildade. Ninguém poderá conhecer os mistérios de Deus, sem a revelação do Espírito. “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.” (I Coríntios 2 : 10).

Talvez você, amado leitor esteja entre os milhões que não entendem o verdadeiro significado do nascimento de Jesus, mas, se assim é, clame a Deus que lhe dê esse entendimento e revelação, e Ele lhe mostrará porquê Jesus tinha que nascer em uma estrebaria em Belém, um lugar humilhante. Você irá ver o Natal de Jesus do ponto de vista de Deus, e não mais dos homens.

Quando eu era criança, preso à tradição religiosa, em cada 25/12, traziam um boneco de gesso para eu beijar, alegando que era o menino Jesus, como que “O REI DA GLÓRIA” voltasse a ser menino, e ainda transfigurado em gesso. Eu o fazia por causa da minha ignorância em que fui criado. Muitas vezes, nessa mesma data, pedia a Deus que me revelasse mais profundamente o que isso significava.

Foi em Março de 1968 que Deus me concedeu e orientou o meu encontro com Jesus Glorificado, revelando-me o quanto Ele sofreu na cruz por causa dos meus pecados. É na cruz que podemos compreender o profundo amor de Deus e o verdadeiro significado do natal de Jesus.

Os apóstolos sempre pregaram a morte e a ressurreição de Jesus, e não o seu nascimento. Se Ele viveu, morreu e ressuscitou, é porque Ele nasceu. Além disso, não há nenhuma referência Bíblia sobre a comemoração do Seu nascimento.

2º O anuncio do nascimento de Jesus veio acompanhado do resplendor da glória de Deus através dos anjos.

De tal forma brilhou essa luz na escuridão da noite, que os pastores ficaram atemorizados, com uma experiência jamais vista por eles. Quando a luz divina brilha em nossos corações, as trevas se dissipam: “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8: 12) Quando Paulo ia para Damasco para perseguir os cristãos, de tal forma brilhou sobre ele a Luz de Cristo que ele ficou cego. Atos 9. 3-8. Uma experiência como essa, sempre traz grandes temores, e assim foi com os pastores. Quando essa luz é Divina, nunca deixa alguém confundido; com o temor vem de imediato o conforto e segurança plena da parte daquele que se nos revela. Assim foi com os pastores; disse-lhes o anjo: “Não temais”.” V 10. Essa palavra foi uma pausa para suas preocupações, para abrirem o coração e poder ouvir a voz de Deus por meio dos anjos de forma mais esclarecedora.

3º A mensagem do Natal de Jesus anunciada pelo anjo:

a) “ Hoje vos nasceu o Salvador:” v. 11

Não ontem, nem amanhã, mas sim hoje; uma única vez na história: os pastores também souberam o dia exato do seu nascimento.

Nasceu-vos o Salvador, de quem? O Salvador para pecadores perdidos. É impossível para um cristão verdadeiro pensar no natal de Jesus sem refletir na mensagem da cruz; foi ali que Ele se tornou o nosso Salvador e se fez o nosso substituto, morrendo na cruz, pagando assim o alto preço da miséria de nosso pecado, para levar-nos a Deus. Está escrito: “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. (Mateus 1: 21)

Os anjos sabiam exatamente porquê Jesus estava entrando no mundo, e o anunciaram aos pastores: Nasceu-vos o Salvador. A grande maioria dos “chamados cristãos” não levam essa mensagem a sério, e muitos nem a conhecem. Tratam do nascimento de Jesus com a maior leviandade, trocando os seus valores por prazeres meramente temporais, sem qualquer significado espiritual.

João Batista apresentou Jesus: “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1: 29) Este foi o motivo pelo qual Jesus veio ao mundo.

b) “Cristo, o Senhor”: v. 11.

Cristo não é o nome, mas sim o título relacionada com Sua missão salvadora: No Hebraico era o ”Messias”, e no grego, o ”ungido” de Deus para cumprir sua missão redentora. Pedro diz: “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” (Atos 10 : 38)

Assim como Jesus é Salvador, Ele é igualmente SENHOR. Os anjos o adoram como tal: “E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. (Hebreus 1:6)

Nós o adoramos assim?

Aceitar Jesus como Salvador pessoal é o primeiro passo para a vida cristã, mas daí por diante, precisamos reconhecer Jesus como Senhor da nossa vida, e adorá-lo como tal; não é tão fácil assim, mas é verdade que podemos reconstruir nossa vida submetendo-nos ao Senhorio daquele que é REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. Ap. 19. 16

c) “Isto vos servirá de sinal” v.12.

Sem um sinal, os pastores não o reconheceriam; Ele se tornou semelhante a um de nós.

Uma criança deitada em manjedoura? Envolta em faixas? Não é ele o Messias de Israel? Não é ele o Salvador e Senhor? Como pode nascer em situação tão humilhante? Ele não deveria ter nascido em um Palácio?

Está escrito: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.” (Isaías 55 : 8)

Não cabe a nós questionar a forma maravilhosa de Deus tratar conosco ou apresentar-nos seus planos, e sim estar pronto a aceitar de coração aberto o que Deus nos vai revelando na Sua Palavra. Os fariseus iriam questionar, mas os humildes pastores, não.

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. (Provérbios 4:18).

Os pastores não duvidaram diante do impacto da grande revelação, mas foram apressadamente encontrar com Jesus; veremos abaixo. Quando Deus nos fala, Ele sabe como nos conduzir para um bem maior e nos dar compreensão plena da Sua vontade.

4º A mensagem do nascimento de Jesus, veio acompanhada dos mais altos louvores e glórias a Deus:

Note: O coral de anjos celestiais aparece cantando em coro, depois que os pastores aceitaram a mensagem ouvida!

Eu me pergunto: Será que, se os pastores ficassem indiferentes à mensagem do anjo, ouviriam o coral celestial cantar, glória a Deus nas alturas? Creio que não. Como é possível que milhões de pessoas ouvem hoje a mensagem de Cristo através de anjos humanos, (Anjo significa mensageiro) e ficam indiferentes? Isto aconteceu com a mensagem de Jesus, dos Apóstolos e milhares de outros pregadores. Mas aqueles que Deus está chamando através do Evangelho verdadeiro, esses têm vindo ao encontro de Jesus como foi com os pastores, mesmo sem nada conhecerem sobre o seu nascimento. Exemplo: O ladrão na cruz.

Será que todos os cânticos e corais natalinos apresentam realmente louvores a Deus pela dádiva de Seu filho? E as letras entoadas são realmente semelhantes há curta e objetiva mensagem do anjo? NASCEU-VOS O SALVADOR E SENHOR? Não serão muitos deles hoje, um espetáculo para homens, recebendo aplausos humanos? Só Deus sabe. Mas a mensagem verdadeira quanto recebida, muda o comportamento das pessoas, com foi com os pastores.

Em Belém não tinha espectadores, mas receptáculos da mensagem celestial. Não quero dizer que seja errado fazer programas em público, ou cerimônias natalinas mesmo com a data errada, para atrair pessoas para Jesus, mas se errarmos o alvo, não passará de mero espetáculo, emocionante, levando algumas pessoas a derramar lágrimas emocionais, mas nada de profundo acontece, se alguém não for ao encontro de Cristo crucificado, resurreto e glorificado.

A cena que os pastores contemplaram levou-os a tomar uma decisão imediata naquela mesma noite. Não esperaram para o dia seguinte, nem pelo nascer do sol.

Todo esse resplendor de Glória e sua mensagem foram exclusivos para esses pastores, e não podiam esperar.

No Dia seguinte não teriam mais a mesma experiência

5º A GRANDE DECISÃO:

a) Os pastores se consultaram v. 15

Vamos até Belém! Unânimes, deixaram seu compromisso de guardar o rebanho, e cederam diante da prioridade de conhecer Jesus, o Messias que havia chegado ao mundo, embora recém-nascido. Os líderes religiosos em Israel contemplaram sua face, viram os seus feitos miraculosos, ouviram seu testemunho declarando ser o filho de Deus, ouviram suas mensagens poderosas, mas rangeram os dentes, ansiosos por derramar o seu sangue, e assim o fizeram.

Quão preciosa é a fé que Deus infunde no coração dos seus escolhidos!

Os pastores foram imediatamente ao encontro de Jesus; nada os poderia deter! Está escrito: Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. (Mateus 10: 37)

b) Eles foram, e encontraram o menino tal com o anjo havia anunciado: Os anjos são sempre mensageiros de Deus, e nunca alteram sua mensagem: sua mensagem é sempre confiável, pois tem origem Divina. Zacarias o sacerdote, duvidou da mensagem do anjo acerca do anúncio de que teria um filho na sua velhice, com sua esposa, estéril, e ficou mudo até se cumprir a palavra do anjo. Nasceu João, o Batista. Quando o coração incha por causa da sabedoria humana, põe em causa a sabedoria de Deus, e perde a Sua bênção.

b) Os pastores contaram a sua experiência que tiveram nos campos de Belém, para José e Maria: v. 17-18. Maria guardava no coração a palavra dos pastores e meditava sobre isso, pois também ela viu cumprida em sua vida a palavra do anjo Gabriel, desde o anúncio de sua concepção miraculosa até ao nascimento do filho de Deus.

O assunto que dominava os corações de José e Maria, dos pastores e do grupo de outros presentes, (v. 18) no recinto da estrebaria girava somente em torno do nascimento de Jesus Cristo. Um deleite inigualável. A vida e o ministério de Jesus, não esteve limitado ao lugar onde ele nasceu. Nasceu ali, porque não havia lugar para ele na hospedaria.

Amado leitor, observe qual é o assunto e a preocupação que enche o coração e a mente das multidões de hoje, quando se preparam para passar o “natal” da sociedade e do mundo, ao qual estão presos! Não preciso denunciar nada! Você mesmo pode ver, pois eles se denunciam chamando tudo isso de magia do natal. Sabe porquê isso? Porque não há lugar para Cristo nos seus corações, e parece terem vergonha de pronunciar o seu nome; não convidam o anfitrião da festa; preferem convidar um tal de velho gordo, barbudo e vestido de vermelho.

Os pastores não possuíam nada daquilo que falsamente chamam de alegria para o natal, mas tinham Jesus! Isso era suficiente para terem alegria plena de um verdadeiro natal, e a partir daí, uma vida que nunca mais seria a mesma.

c) Como resultado da sua experiência de um verdadeiro natal de Jesus Cristo, não podiam mais ficar silenciosos: Voltaram os pastores louvando a Deus de coração por tudo que lhes foi revelado acerca de Jesus, e anunciavam como foi o verdadeiro natal de Jesus Cristo.

Como está festejando o nascimento de Cristo o filho de Deus?

Agora já conhece como foi o Natal dos pastores em Belém: Como vai fazer suas comemorações?

Várias vezes começo a refletir sobre o comportamento de muitos “cristãos” em relação ao Natal, e observo que ao tentar desviá-los do conceito de natal que estão vivendo segundo a tradição, reagem semelhante a uma criança à qual se tenta retirar a chupeta pela qual está viciada.

Conclusão:

Jesus não é meramente homem, mas é Deus Eterno que habitou entre nós ao fazer-se homem para nos redimir.

É estranho em sã consciência comemorar o aniversário daquele que não teve princípio de dias, nem fim: Ele é eterno Deus. Comemorar apenas a data é mais razoável, mas qual data? Além disso, o anfitrião da festa de natal, nem tampouco é convidado a participar da festa. Não há lugar para Ele.

Quando formos glorificados à semelhança do corpo glorioso de Jesus Cristo o Senhor, será inútil comemorar o dia ou ano de nossa ressurreição, pois finda a nossa capacidade de contar os anos, visto que entraremos na eternidade sem fim, assim como Cristo é Eterno.

Lembro quando pregava em uma Igreja em São Paulo na ocasião do Natal, quando perguntei a todos: Quanto de vós sabes o dia do seu nascimento? Todos levantaram mão. Em seguida perguntei: Quem entre vós sabe o dia em que nasceu de novo para Cristo? Só eu levantei a mão. Todos estavam bem preocupados em festejar o “aniversário” de Jesus à semelhança do seu, mas sobre o novo nascimento pouco sabiam.

Precisamos rever nosso padrão de vida espiritual em relação à prioridade que damos para Jesus.

Talvez possamos aprender a viver um natal semelhante ao dos pastores de Belém.

QUE A GRAÇA DO SENHOR ETERNO, RESSURRETO E GLORIFICADO, REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES, SEJA COM TODOS VÓS, E VOS CONCEDA UM ANO NOVO DE 2008 RICAMENTE ABENÇOADO, E DIGAM AMEM!

Pr. Adelino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *