O Mistério das Casas Mal-Assombradas

O termo “poltergeist”, do idioma alemão, é traduzido como espírito brincalhão (“polter” = barulhento, brincalhão, desordeiro; “geist” = espírito). São conhecidos como “poltergeist” os fenômenos sobrenaturais, não explicados pela ciência, tais como: lançamento de pedras, luzes que surgem do nada; deslocamento de objetos leves ou pesados; surgimento espontâneo de água, fogo, ou focos de luz; anormalidade nas instalações elétricas e telefônicas, etc. A Parapsicologia define esses fenômenos como “uma faculdade extra-sensorial na qual a mente atua diretamente sobre a matéria, através de meios invisíveis, sem contato físico. O termo psicocinesia é derivado das palavras gregas “psyché” (alma) e “kinein” (mover)” (01).

Os fenômenos seriam produzidos por pessoas vivas, e não por seres espirituais: “A teoria mais em voga, adotada atualmente pelos parapsicólogos considerados ortodoxos, e aceita hodiernamente como a mais correta pela maioria dos especialistas, é aquela que atribuía um agente humano a causa de tais fenômenos. (04)

A Ciência se mostra incompetente para decifrar o enigma: “Como já mencionamos acima, o método científico utiliza a matéria como única maneira de explicar os fenômenos naturais. O que está, além disso, até hoje é uma total incógnita para todos os cientistas. Somente um filósofo pode chegar a estas conclusões, e são poucos os que nascem de tempos em tempos para estas explicações” (05).

A Parapsicologia declara:

“Os “poltergeist” ou “casas mal-assombradas”, com seus fenômenos físicos de todo tipo, estão quase sempre ligados à adolescência; e sempre a pessoas problemáticas, reprimidas. (14).

Espíritos Malignos

Os demônios são as inteligências ocultas que promovem os fenômenos sobrenaturais sob comentário. Resta-nos saber se o diabo e seus demônios, pertencentes ao reino das trevas, são capazes de produzir poltergeists. Vejamos alguns versículos da Bíblia:

“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” (2 Co 11.14). O Diabo não possui poderes plenos e ilimitados, mas o bastante para enganar com prodígios de mentira.

As declarações acima, sobre Satanás e seus anjos maus, não deixam dúvida de que (a) eles existem, (b) possuem um reino, (c) tem poderes. Vimos como Satanás é individualizado e chamado pelo nome.

Conclusão

Não consigo dissociar os poltergeists das atividades demoníacas. Por trás desses fatos está uma inteligência oculta e maquiavélica. Suas ações podem ser contidas com oração, fé e o poderoso nome de Jesus: “Em meu nome, expulsarão demônios” (Mc 16.17).

Referências:

01) http://www.geocities.com/paraciencia/psicocinesia.html
04) http://www.geae.inf.br/pt/boletins/geae267.txt
05) http://wfera.tripod.com/respostasaoimpossivel/id56.html
14) http://www.catolicanet.com.br/gf/conteudo.asp?pagina=3619

25.03.2006
http://www.palavradaverdade.com/print2.php?codigo=2259

Este estudo foi resumido para remessa ao Jornal O Povo, em Fortaleza (CE). O título original é: “POLTERGEIST – Poder da mente ou atividade demoníaca?”. Acesse o link acima para ver o texto completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *