O Lado Certo da Vida

October 19 2006
Pastor Wagner Antonio de Araújo

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito(Pv 4:18).

A vida tem dois lugares de honra. Um conduz à vitória. O outro, ao fracasso e à derrota. O primeiro se chama LADO-CAUSA. O segundo, LADO-EFEITO.

Aqueles que estão no LADO-EFEITO, são os que se sentem vítimas da vida, das circunstâncias, da falta de recursos, de cooperação das pessoas ao redor.

Essas pessoas dizem sempre: “Se eu pudesse”, “Quando isto acontecer”, “aquilo não permitiu”, etc. Geralmente essas pessoas seriam felizes “se pudessem” viajar, ter dinheiro, possuir bens e grandes patrimônios, uma saúde melhor, etc. Ou então colocam sua realização plena e completa felicidade no futuro, dizendo que alcançarão o contentamento quando se casarem, quando se formarem, quando forem promovidas no emprego, quando tiverem tantos anos, quando quitarem a casa própria, quando obtiverem da vida os ideais desejados. Há ainda aquelas que já estão conscientes de que são fracassadas, mas que culpam os outros por causa disso: não sou crente porque os outros não me deixam, não prospero por causa da concorrência, não me caso porque sou gordo, não sou feliz porque não consegui a oportunidade.

Entretanto, há um grupo de pessoas que não se satisfaz em ser vítima das circunstâncias, das vicissitudes da vida. Pelo contrário, elas procuram construir sua própria felicidade, e superar suas próprias carências e limites. O ser humano tem uma capacidade fantástica de se adaptar à situações difíceis e superar suas próprias limitações. Alguém disse que não era possível voar. Então um homem foi e voou. Outro falou que não era possível inventar uma máquina que falasse. Veio outra pessoa e a inventou. Se essas pessoas estivessem do LADO-EFEITO, jamais teriam contribuido para a evolução humana e para a sua própria realização.

Gosto de ver um comercial de TV, quando um mero entregador de flores está a vestir um uniforme, onde está escrito: “em breve mais uma filial”. Ele não estacou; ele sonha. E, lutando, buscando o que é justo e perfeito, conseguirá.

Há um ditado mexicano que diz: “de pouquinho em pouquinho, se enche um jarrinho”. E é verdade! Não se começa com muito, mas com pouco. E esse pouco, constantemente regado e cultivado, torna-se algo grandioso!

Diz a bíblia que o caminho dos justos é como a luz da aurora. Dia desses, voltando de Monte Alto, vi o dia nascer, na estrada. Poucas nuvens, uma meia-lua a brilhar, e a estrela da alva a anunciar a chegada do sol. Este, por sua vez, pôs-se a clarear o azul, a mudar as cores das nuvens e do céu, num espetáculo inimitável por qualquer artista. E, aos poucos, invadiu a noite, encobriu o brilho da estrela e tornou a lua da cor do céu: foi o espetáculo da continuidade do esforço. Ele venceu.

Os que confiam no Senhor devem estar no LADO-CAUSA. Com Deus em nossa vida, podemos ser o que quisermos, segundo a vontade dEle e para a glória dEle. Mesmo que demore. Mesmo que custe. Mesmo que acarrete anos de preparação. As coisas mais valorizadas são as que exigiram maior esforço. Os que têm a força do Senhor perseveram e vencem.

De que lado você está?

Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP
Av. Internacional, 592 – Jardim Santo Antonio
06126-000 – Osasco – SP – Brasil
Fone: 0xx11 3591-3515
celular do pastor: 0xx11 9699-8633
www.uniaonet.com/bnovas.htm
[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *