O Espiritismo e a Reencarnação

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação” (Hb 9.27-28).
No seu livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, pseudônimo de Hyppolyte Léon Denizart Rivail, não fez qualquer comentário à passagem acima. Mas o seu livro não trata apenas dos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João? Não. Ele comentou os livros de Atos, a Carta aos Romanos, Primeira aos Coríntios, Êxodo e Deuteronômio. Foi uma lamentável lacuna. <
“Aos homens está ordenado morrerem uma só vez”

É evidente que a morte anunciada não abrange a parte imaterial do homem (o espírito), que é imortal. O argumento de que o versículo se refere ao corpo, que morre só uma vez, não convence. A morte corporal foi instituída por Deus já no Jardim do Éden, após a queda do primeiro casal: “Comerás o teu pão, até que tornes à terra… porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3.19). Desnecessário seria afirmar, 70 anos depois de Cristo, que o corpo desce à sepultura. Isto é o óbvio.

Hebreus 9.27 tem significado muito mais elevado. Se a referência fosse apenas ao corpo, seria uma repetição de Gênesis 3.19. Ademais, o corpo poderia morrer mais de uma vez? A Palavra afirma que a parte imaterial do homem se aparta do corpo apenas uma vez; que o homem (corpo e espírito) experimenta a morte uma única vez; que a separação corpo-espírito, isto é, a morte, dá-se somente uma vez. Ora, tal ensino está diametralmente oposto ao do Espiritismo. Neste, o homem morre várias vezes, o corpo se aparta do espírito várias vezes numa esdrúxula situação em que um mesmo espírito possui vários corpos, que servem apenas de trampolim para o aperfeiçoamento dos espíritos.

Ora, o Cristianismo ensina que somos templo do Espírito Santo e que a redenção em Cristo abrange o corpo. Vejamos o que Deus fala: “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Co 6.19); “E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita” (Rm 8.11); “… esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” (Rm 8.23); “Mas o corpo não é para prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder” (1 Co 6.13-14). Portanto, para o Cristianismo o corpo não é uma parte desprezível. Assim como Cristo venceu a morte, pela ressurreição, nós venceremos (1 Co 15.52-54).
“Vindo, depois disso, o juízo”.

O corpo sepultado não será julgado, isoladamente. Deus não julga o pó; julga o homem. Daí o enunciado referir-se ao homem. E quando falamos em HOMEM falamos em corpo e espírito. Logo, para ser julgado, o homem se recompõe, o espírito volta ao corpo, exatamente como aconteceu com Jesus. Dá-se o nome de RESSURREIÇÃO a essa recomposição: “Os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Ts 4.16). .

O Juízo se estabelece logo após a morte. O espírito segue para o repouso em Cristo ou para o tormento sem Cristo (Lc 16.19-31), como conseqüência do caminho escolhido, em vida, pelo homem (Mt 7.13-14; Jo 3.18). O corpo aguardará o dia da ressurreição. Os crentes em Jesus ressuscitarão em glória (1 Ts 4.16); os ímpios ressuscitarão muito tempo depois para serem (corpo e espírito) lançados no inferno (Ap 20.5,15; 21.8). Em síntese: “Vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz [a do Senhor] e sairão. Os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que praticaram o mal, para a ressurreição da condenação” (Jo 5.28-29).

Segundo os “espíritos”, Juízo é algo inexistente ou indefinido. Vejam a questão 331 e 332 do Livro dos Espíritos: Pergunta: “Todos os Espíritos se preocupam com sua reencarnação? Resposta: Alguns há que não se preocupam absolutamente, pois nem mesmo a compreendem. Isto depende de sua natureza mais ou menos adiantada. Para alguns a incerteza do futuro constitui uma punição”. Pergunta: “Pode o Espírito abreviar ou retardar o momento de reencarnar-se? Resposta: Pode abreviá-lo, chamando-o por seus votos; também pode retardá-lo recuando ante a prova, pois entre os Espíritos há os covardes e indiferentes. Não o faz, entretanto, impunemente: sofre com isso, assim como alguém que recusa o remédio salutar que poderá curá-lo”.
É o tipo da situação em que ninguém manda em ninguém. Se a prova é difícil, o desencarnado recua. Está claro que se a prova é boa, ele aceita imediatamente. Hitler gostaria muito de voltar a ser comandante de uma poderosa nação, com um grande exército, com um arsenal atômico à sua disposição. Mas ser agricultor no sertão do Ceará, nem pensar. E onde estaria Deus? Deus ficaria de braços cruzados aguardando a boa vontade dos espíritos?

“Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez…”.

Note-se a similaridade de nossa morte única com a de Cristo, que, encarnado, viveu como homem, e morreu uma vez somente. Para o Espiritismo, Jesus é um Bom Espírito que alcançou elevado grau de perfeição, tendo encarnado para ensinar aos homens uma elevada moral. Em nenhum momento, todavia, Jesus falou de suas vidas passadas. Ele, o Filho, a Segunda Pessoa da Trindade, teve apenas uma vida corpórea, e essa vida Ele ofereceu por nós (Jo 3.16).

“Aparecerá segunda vez”

Não encontrei no Livro dos Espíritos ou no Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, qualquer referência à volta de Jesus, como dito em 1 Tessalonicenses 4.16-17, Mateus 24.30-31, Atos 1.11, 2 Tessalonicenses 1.7, 1 Coríntios 15.23,52, Apocalipse 22.20. Como afirma o kardecismo, Jesus foi a Segunda Revelação de Deus, e o Espiritismo, a Terceira (E.S.E., cap. I, item 6). Pergunto: O que viria fazer na Terra uma Revelação já substituída, que já cumpriu sua missão? Jesus não retornaria? A Palavra é mentirosa? Somente os versículos analisados por Kardec no seu livro são verdadeiros? O que é verdade, o que é mentira na Bíblia? Kardec responde: “No Cristianismo encontram-se todas as verdades. São de origem humana os erros que nele se enraizaram” (E.S.E, cap. VI, item 5). Realmente são de origem humana as heresias e extravagâncias teológicas e tudo que é contrário à sã doutrina.
http://www.palavradaverdade.com/print2.php?codigo=1540
Vídeos relacionados:

http://br.youtube.com/watch?v=ohrZGPEL0Fk

http://br.youtube.com/watch?v=8b4okqTyg78

http://br.youtube.com/watch?v=taSxk_s0Jmc

http://br.youtube.com/watch?v=Z4XFz9OhnAw

http://br.youtube.com/watch?v=-6Ml_szdQMY

http://br.youtube.com/watch?v=mvMgvXU8VDs

http://br.youtube.com/watch?v=G4oXwvV7IFE

http://br.youtube.com/watch?v=ghKRclXhYIg

http://br.youtube.com/watch?v=G6X5tv-0O6I

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *