CONSULTA
From: Muniz ADM
Sent: Wednesday, February 20, 2013 9:57 PM
To: Airton Costa
Subject: Duvidas da bíblia
Pastor Airton, o assunto que estamos conversando é um assunto muito sério no qual as igrejas com a sua doutrina de arrebatamento antes da grande tribulação estão cegas e tudo o que o inimigo fizer antes como o chip humano marca da besta não tem nenhum problema aceitar. Eu acho que as igrejas devem entender o que esta acontecendo e quais são as estratégias do inimigo com seus enganos por favor veja este vídeo no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=NdRsYY2VLBo&feature=youtube_gdata_player
RESPOSTA
Não sei se sou o mais indicado para esclarecer tudo sobre o assunto, que envolve várias questões. Chamo a sua atenção para 2 Ts 2.1-10, em especial o verso 6, pelo qual entendo que o iníquo só se manifestará após a saída da igreja da terra e a consequente ação do Espírito Santo – “o que detém; que será tirado, “então (depois disto) será revelado o iníquo -. Não considero cegos os meso e pós-tribulacionistas. Pensam diferente e respeito suas interpretações. Não assisti a todo o conteúdo do vídeo que me enviou, mas desde o começo da minha fé, há 20 anos, já não acreditava em algumas extravagâncias, tais como o que se relaciona com os códigos de barra. Sou pré-tribulacionista desde o início. O importante é sabermos que nossa salvação não depende da nossa interpretação sobre o assunto em pauta, e que Cristo virá buscar a sua Igreja (1 Ts 4.16-17). Acredito que seria um desastre para o “filho da perdição” surgir enquanto a igreja estivesse aqui. Ele não teria a mínima chance de fazer prevalecer sua vontade. Nem ousaria entrar num de nossos templos. A operação do erro já opera entre nós, mas dentro de limites permitidos por Deus.
“Quanto a Mateus 24.29, em que Jesus fala de sua vinda como sendo “logo em seguida à tribulação”. Lucas parece interpor os “tempos dos gentios” (Lc 21.24,27). “O período de tempo referido por Lucas é o que vai desde a destruição de Jerusalém (70 a.D), que deu início ao juízo de Deus sobre ela (cf. Mt 24.2), até a volta de Cristo à terra “com poder e muita glória” (Mt 24.30). Assim, quando Mateus afirma que a vinda de Cristo é “logo em seguida tribulação daqueles dias” (24.29), ele está referindo-se ao fim “dos tempos dos gentios” mencionado por Lucas (21.24). Portanto, não há conflito entre os dois relatos” (Comentários do dicionário de Dúvidas, Enigmas e “Contradições da Bíblia”).
OS TEMPOS DOS GENTIOS (Lc 21.24) “Esse tempo é o período em que Israel estará sob o controle ou domínio de povos não-judeus. O período começou quando uma parte da Israel foi levada em cativeiro para Babilônia em 586 a.C (1 Cr 36.1-21; Dn 1,1,2). Terminará, provavelmente, quando Cristo começar seu governo terreno sobre todas as nações (Lc 1.32,33; Ap 20.4; Jr 23.5,6; Zc 6.13; 9.10; Rm 11.25,26) (Comentários da Bíblia de Estudo Pentecostal).
Lucas 21.25 – sinal no sol… lua… estrelas – “Sinais cósmicos precederão a vinda de Jesus, e o mundo padecerá uma aflição sem igual por causa da grande tribulação. Lc 21.31 – Quando virdes acontecer essas coisas – “Pode-se perceber a proximidade da vinda gloriosa de Cristo para estabelecer o seu reino, pela observação dos sinais preditos. Por outro lado, A VOLTA DE CRISTO PARA BUSCAR OS CRENTES FIÉIS DAS SUAS IGREJAS NUM TEMPO DESCONHECIDO E INESPERADO, i.e., O ARREBATAMENTO DE TODOS OS SALVOS (cf.Jo 14.1-4; 1 Ts 4.13-18) é que provavelmente é vista nos versículos de Lc 21.34-36)” (Comentários da Bíblia de Estudo Pentecostal).
A vinda de Cristo para buscar a sua igreja é imprevisível, sem sinais cósmicos.
Colhi na internete, e lhe repasso, as considerações abaixo.
http://adbrasil.ning.com/profiles/blogs/pre-tribulacionismo
PORQUE CREMOS QUE A IGREJA NÃO VAI PASSAR PELA GRANDE TRIBULAÇÃO?
..Existem três correntes que tratam deste assunto: Pre tribulacionismo, pós e meso tribulacionismo. Pelo que aprendi os cursos teológicos das Assembléias de Deus pregam o Pre tribulacionismo, ou seja: a volta de Jesus para buscar sua igreja antes da grande tribulação – 1ª Tessalonicenses 4.16,17, ou seja o arrebatamento de surpresa, 1ª Corintios 15:51,51, Parousia ou rapto… E que depois da grande tribulação, Jesus voltará para livrar os Judeus das garras do Anti Cristo – Zacarias 14:1-5, Mateus 24:29-31, e que A IGREJA VOLTARÁ COM ELE – Judas 14 e Apocalipse 19:11-19. A teologia do pré tribulacionismo está baseada nos seguintes versículos: 1ª Tessalonicenses 1:10 – observe que aqui afirma que aguardamos dos céus a Jesus(não o Anti Cristo), que nos livra DA IRA FUTURA, a colocação é DA IRA, e não NA IRA. Portanto, subiremos antes DA. Apocalipse 3:10, afirma que Jesus nos guardará DA HORA, e não NA HORA, mas uma vez afirma que seremos tirados antes da terra, veja atentamente 2ª Tessalonicenses 2:7-10, aqui diz que o Anti Cristo, só se manifestará depois da retirada do Espirito Santo e da igreja da terra. Leia atentamente Apocalipse 12:12, durante a grande tribulação a colocação é: pelo que alegrai-vos os que habitam nos céus(igreja arrebatada), mas ai dos que habitam na terra, jamais o noivo vai deixar sua noiva para sofrer estes ais. Se observarmos atentamente, veremos que em nenhuma parte da Bíblia Jesus adverte sua igreja, para a vinda do Anti Cristo, mas da sua sua própria vinda, cf. Mateus 24:27,36,42,44…. A bíblia é
clara quando fala que Jesus voltará até as nuvens dos céus para buscar sua igreja (1ª Tessalonicenses 4:16,17); será invisível ao mundo, pois será num abrir e fechar de olhos – 1ª Corintios 15:51,52, e que depois da grande aflição, ou tribulação, ele Voltará para livrar os judeus, veja Mateus 24:29-31 – Veja que aqui não há ressurreição de mortos, como no arrebatamento haverá… Observe que nesta passagem Jesus não arrebata os judeus, mas envia anjos para recolhê-los nos 04 cantos da terra. ficando bem claro que a volta de Jesus para os judeus será visível para todos os olhos – Apocalipse 1:7…..mas o arrebatamento da igreja será de surpresa – Mateus 24:42,44. O arrebatamento dos judeus, será para levá-los para Israel, para a grande batalha do Armagedom –
Apocalipse 16:16. Zacarias 14:1-5, observe que aqui Jesus pisará no Monte das Oliveiras, o que não ocorrerá no arrebatamento da igreja, onde Ele só virá até as nuvens dos céus – Atos 1:11. Apocalipse 19:11-19, mostra claramente sua volta depois da grande tribulação para batalhar contra a besta, e fica claro que virá com todos os exércitos dos céus. Observe que aqui eles estarão vestidos de vestes brancas, provando que a igreja virá junto com Jesus, o que prova que já teremos sidos arrebatados, antes da tribulação…..Judas 14″.
Fique na Paz do Senhor,
Pr. Airton Evangelista da Costa