LIÇÕES BÍBLICAS – Vida Eterna

“E Eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?” (Mt 19.16).

• Adventismo – Declara que para entrar na vida eterna é preciso guardar os mandamentos, dentre eles o sábado.

Resposta apologética – É notável que, ao conversar com o jovem rico, Jesus não abordou tal teoria. No desenrolar do diálogo, Jesus não só citou o decálogo, mas também outros mandamentos, como, por exemplo, o amor ao próximo (Lv 19.18). E, usando Levítico 19.13, passagem paralela de Marcos 10.19, disse não defraudarais [iludir com subtefúrgios, lesar dolosamente, prejudicar, esbulhar]. Se de fato somos obrigados a observar o sábado, por que então Jesus não inseriu esse dia ao relacionar os mandamentos que aquele jovem deveria obedecer para que pudesse alcançar a vida eterna? Jesus, no entanto, não se ateve apenas ao decálogo, antes referiu-se aos mandamentos fora do decálogo.

• Islamismo – Cita esse versículo para atacar a doutrina da expiação pelo sangue de Cristo. Diz que quando certa vez um jovem se acercou dele [de Jesus] e lhe fez a pergunta, ele nada mencionou sobre seu sacrifício conciliador e muito menos sobre o poder redentor do seu sangue. Sua resposta foi igual à de todos os outros profetas: guarde os mandamentos (O Islam e o Cristianismo, Ulfat Aziz Assamad, CDIAL, 1991, p. 56).

Resposta apologética – Tal raciocínio esclarece bem a falta de conhecimento do escritor. Em primeiro lugar, na conversa com o jovem, Cristo não havia ainda cumprido sua missão principal na terra: morrer na cruz do Calvário. Em segundo, o jovem já cumpria desde a infância os mandamentos (Mt 19.20), mas isso não era suficiente, visto que o verdadeiro servo de Deus tem de fazer uma entrega total. Aos discípulos, as exigências de Jesus pareciam algo muito difícil de cumprir, mas o Senhor lhes disse: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível (Mt 19.26).

Fonte: Bíblia Apologética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *