LIÇÕES BÍBLICAS – Salvação pelas Obras

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé… não vem de obras” (Ef 2.8-9).

Ninguém poderá ser salvo pelas obras e boas ações, ou por tentar guardar os mandamentos de Deus. Seguem-se as razões:

“(01) Todos os não salvos estão espiritualmente mortos (Ef 2.1), sob o domínio de Satanás (v.2), escravizados pelo pecado (v.3) e sujeitos à condenação divina (v. 3)”.

“(02) Para sermos salvos precisamos receber a provisão divina da salvação (vv. 4, 5), ser perdoado do pecado (Rm 4.7, 8), ser espiritualmente vivificados (Cl 1.13), ser feitos novas criaturas (v.10; 2 Co 5.17) e receber o Espírito Santo (Jo 7.37-39; 20.22). Nenhum esforço da nossa parte poderá realizar essas coisas”.

“(03) O que opera a salvação é a graça de Deus mediante a fé (vv.5, 8). O dom salvífico inclui os seguintes passos: (a) a chamada ao arrependimento e à fé (At 2.38). Com essa chamada vem a obra do Espírito Santo na pessoa, dando-lhe poder e capacidade de voltar-se para Deus. (b) aqueles que respondem com fé e arrependimento e aceitam a Cristo como Senhor e Salvador recebem graça adicional para sua regeneração, ou novo nascimento, pelo Espírito e ser cheios do Espírito (At 1.8; 2.38; Ef 5.18). (c) Aqueles que se tornam novas criaturas em Cristo recebem graça contínua para viver a vida cristã, resistir ao pecado e servir a Deus (Rm 8.13, 14; 2 Co 9.8). O crente se esforça em viver para Deus, mediante a graça que nele opera (1 Co 15.10). A graça divina opera no crente dedicado, tanto para ele querer, como para cumprir a boa vontade de Deus (Fp 2.12, 13). Do começo ao fim, a salvação é pela graça de Deus”.

Comentários da Bíblia de Estudo Pentecostal
Vídeo correspondente:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *