LIÇÕES BÍBLICAS – O Livro da Lei de Moisés, a Lei de Deus

“E CHEGADO o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem… e leram no livro, na lei de Deus, e declarando e explicando o sentido…” (Neemias 8.1,8).

Adventismo – Declara que as expressões Lei de Deus e Lei de Moisés referem-se a duas leis distintas: a primeira, colocada dentro da arca, continha mandamentos morais, e a segunda, colocada ao lado da arca e denominada Lei de Moisés, continha preceitos inteiramente cerimoniais e foram abolidos.

Resposta Apologética

Os Dez Mandamentos, declarados como Lei de Deus, se encontram no Livro da Lei duas vezes (Êx 20 e Dt 5). É possível que a Lei Moral dos adventistas esteja na lei denominada Cerimonial, escrita por Moisés e colocada ao lado da arca, com preceitos inteiramente cerimoniais e abolidos, como ensinam? Sim, o decálogo é repetido.

A Bíblia esclarece que as expressões “o livro da lei de Moisés” (verso 1) e “na lei de Deus” (v.8) indicam a mesma lei e não duas leis distintas. Essa divisão da lei não passa de artificialismo. Em Neemias 10.29 também as coloca como expressões sinônimas: “lei de Deus que foi dada pelo ministério de Moisés”. O mesmo se vê em 2 Rs 22.8. a seguir:

“Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu”.

Fonte: Bíblia Apologética
Transcrição:
Pr. Airton Evangelista da Costa
www.palavradaverdade.com
www.palavradaverdade.org
11.03.2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *