LIÇÕES BÍBLICAS – A Morte Expiatória de Jesus

“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua Vida em resgate de muitos” (Mt 20.28).

• Testemunhas de Jeová – Criaram duas classes de membros da Torre de Vigia: a dos ungidos, para os quais o resgate proporciona o céu logo após a morte, e a das outras ovelhas, que viverão na terra. Os membros desta última classe morrem com a esperança de ressuscitarem para viverem aqui numa nova prova durante o reinado milenial de Cristo. Ao terminar esse período, terão ainda de resistir à última prova, quando Satanás será solto da prisão (Ap 20.7-8).
Resposta apologética – A palavra resgate é uma tradução do termo grego lytron, que significa preço de redenção. Jesus pagou igualmente o preço de redenção por todos os homens. Ele não faz acepção de pessoas, mas oferece salvação perfeita e completa a todos (Jo 1.29; Hb 7.25; 9.11-12; 10.10,12). Aos olhos de Cristo, a humanidade é classificada da seguinte forma: salvos e perdidos (Mt 7.13-14).

• Espiritismo – Afirma que a missão de Cristo não foi resgatar a humanidade por meio de seu sangue. Não, a missão de Cristo não foi resgatar, com o seu sangue, os crimes da humanidade. O sangue, mesmo de um Deus, não seria capaz de resgatar ninguém. Cada qual deve resgatar-se a si mesmo (Cristianismo e Espiritismo, FEB, 7ª Edição, 1978, p.85).

• Islamismo – Rejeita essa doutrina da expiação ao declarar que o perdão dos pecados não pode ser obtido pelo sofrimento e sacrifício de quem quer que seja, humano ou divino. Diz que o plano cristão de salvação não só é moral e racionalmente insano, como também não encontra respaldo nas palavras de Jesus (O Islam e o Cristianismo, Ulfat Aziz Assamad, CDIAL, 1991, p.56 e 57).
Resposta apologética – A Bíblia declara que a missão de Cristo foi justamente redimir a humanidade pela sua morte na cruz (Jo 1.29; 1 Pe 2.24; 1 Jo 1.7,9; 2.1). O homem não pode redimir-se a si mesmo através de suas obras (Sl 49.6-8, 15). A razão humana não consegue admitir que a salvação seja uma dádiva exclusiva de Deus (Ef 2.8-9). O ser humano quer salvar-se a si próprio lançando mão de sua capacidade, sabedoria e razão. Segundo a Bíblia, a palavra da cruz é loucura para os que perecem (1 Co 1.18-25).
Fonte: Bíblia Apologética

Vídeo correspondente:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *