LIÇÕES BÍBLICAS – A Grande Prostituta

“E VEIO UM DOS SETE ANJOS que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas, com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se estabeleceram com o vinho da sua prostituição” (Ap 17.1-2).

Trata-se da Babilônia religiosa, e abrange todas as religiões falsas, inclusive o Cristianismo apóstata. Na Bíblia, os termos prostituição e adultério, quando empregados figuradamente, normalmente denotam apostasia religiosa e infidelidade a Deus (Is 1.21; Jr 3.9; Ez 16.14-18; Tg 4.4), e significam um povo que professa servir a Deus, enquanto, na realidade, adora e serve a outros deuses. Note o nítido contraste entre a grande prostituta e a esposa do Cordeiro (19.7,8). A prostituta é súdita de Satanás; a esposa é súdita de Cristo. Satanás veste a prostituta (v. 4); Deus veste a esposa do Cordeiro (19.8). A morte eterna é a porção da prostituta. A glória eterna é o destino da esposa. Concernente a esta falsa religião:

(1) A prostituta rejeitará o Evangelho de Cristo e dos apóstolos, o poder da piedade (2 Tm 3.5; 4.3; Mt 24.24).
(2) Ela se alinhará com os poderes e a filosofia da “Babilônia”, i.e., o estilo de vida do mundo com sua imoralidade (v. 2; 3.16), Os poderes político e religioso se unirão para apoderar-se do controle espiritual das nações (v. 18).
(3) Seus líderes perseguirão os verdadeiros seguidores de Cristo (v.6). Ela será uma miscelânea de religiões e credos, sem preocupação com a doutrina bíblica. Seu principal interesse está na conquista das massas e na adoção de seus sistemas, valores e objetivos religiosos. Ela se tornará “morada de demônios e abrigo de todo espírito imundo” (18.2; cf. Is 47.12, 13).
(4) A todos os verdadeiros crentes se lhes ordena que saiam de “Babilônia”, para que não sejam condenados com ela.
(5) Deus fará com que o anticristo a destrua (17.16).

Fonte dos comentários:
Bíblia de Estudo Pentecostal
Transcrito por:
Pr. Airton Evangelista da Costa
www.palavradaverdade.com
www.palavradaverdade.org
30.03.2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *