Jesus, Chamado Primogênito, é o Primeiro da Criação?

“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” (Cl 1.15).

Colossenses 1.16 diz: Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra…”. “Ele é ANTES de todas as coisas criadas”. Ora, somente Deus pode ser “antes” de toda a criação. Aqui, uma distinção entre Deus e sua criação. E o Filho se enquadra nessa condição. Se o Filho fizesse parte da criação, não poderia ser “antes” da criação. “O Verbo era Deus… e todas as coisas foram feitas por ele” (João 1.1,3).

Essa é apenas uma pequena amostra do que fala a Bíblia sobre a divindade do Filho. Fica mais fácil compreendermos o significado de “primogênito” no seu contexto. Vejamos o que diz o dicionário VINE:

Primogênito (prototokos), “primogênito (formado de protos, “primeiro”, e tikto, “gerar”), é usado acerca de Jesus ter nascido da virgem Maria (Lc 2.7). [Logo, Jesus foi realmente o primogênito de Maria]. mais tarde, na sua relação com o Pai, expressando sua prioridade e preeminência sobre a criação, não no sentido de ser o “primeiro” a nascer. É usado ocasionalmente acerca da superioridade de posição no Antigo Testamento; veja Êx 4.22; Dt 21.16,17, sendo a proibição contra o mal de designar a posição privilegiada do “primogênito” a alguém nascido subsequentemente ao primeiro filho. As cinco passagens do Novo Testamento concernentes a Jesus podem ser apresentadas cronologicamente : (a) Cl 1.15, onde Sua relação eterna com o Pai está em vista, e a cláusula significa que ele era o “Primogênito antes de toda a criação e que Ele mesmo produziu a criação (o caso genitivo sendo acusativo, como Cl 1.16 deixa claro) (b) Cl 1.18 e Ap 1.5, em referência à Sua ressurreição;

Na Tradução do Novo Mundo, versão usada pelas Testemunhas de Jeová, Cl 1.16 está assim: “Porque mediante ele foram criadas todas as [outras] coisas…”.

Ora, se “outras” está entre colchetes é porque não existe no original. Se ele criou todas as coisas é porque Ele é Deus, porque somente Deus é Criador. A Sociedade Torre de Vigia sustenta que Deus criou o Filho e o Filho criou todas as coisas. Logo, o Pai teria criado outro Deus.

A Bíblia diz que “todas as coisas foram feitas por Ele” (Jo 1.3).
A versão TNM diz: “Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência”.

Deus teria criado outro Deus, a quem outorgara poderes para criar tudo, porém se Ele, o Filho, não se dispusesse a criar, nada seria criado. Quem possui soberana vontade para criar, o possui também para não criar.

Apesar desse poder criador, a STV diz que o Filho é um deus menor. É o que está escrito: “O Verbo era [um] deus” (Jo 1.1: TNM). O artigo indefinido “um” está entre colchetes; logo, não existe no original; “Verbo” está com inicial maiúscula, enquanto “deus” está com minúscula. A tentativa foi tão grande de negar a divindade do Filho, que se esqueceram desses pormenores, ou não quiseram levar em conta, ou resolveram sofrer as consequências de receberem rigorosa contestação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *