Imortalidade da Alma – Apologética

Argumentos do irmão Sodré, a favor da mortalidade da alma:

Estava lendo sua postagem e resolvi compartilhar esta experiência de minha vida com vc, na qual um espírita fervoroso e ativo, foi convencido milagrosamente para o evangelho.

Experiência bíblica-espiritual

Uma vez eu estava voltando da igreja, quando avistei um
homem na rua…a voz de Deus disse a mim para me
aproximar daquele homem e oferecer estudos da Bíblia. Obedeci. Ele concordou, meio espantado, mas me colocou a
seguinte condição: “Só estudo a Bíblia com vc se vc
estudar os livros de Allan Kardec comigo”. Concordei, na confiança em Deus, pois fui instruído a não ler estes livros. Eu lhe passava as profecias, e ele me fazia ler Gênesis de Alan Kardec. Na pag. 17 deste livro está escrito: “Deus e a imortalidade da alma são a base do espiritismo”

Comentei com ele e apresentei textos bíblicos que diziam que a alma era mortal e a polêmica era forte, mas educada, como tem que ser.

Em dado momento ele me interpelou e lançou este desafio: “Se vc Sodré, me mostrar Jesus falando que alma é mortal no Novo Testamento, eu largo o espiritismo agora”.

Eu não sabia onde é que Jesus teria dito que alma é mortal, mas dei um cheque sem cruzar sem fundos na boca do
caixa dizendo: “Tem”. Ele respondeu: “Não tem”…ficamos teimando e ele ainda disse sorrindo: “Vc sabe que não tem”.

Enquanto eu prometia com a boca eu orava com a mente e
a promessa de Cristo de nos fazer lembrar das coisas
que ele falou se cumpriria naquela hora…eu lembrei…ALELUIA.

“NÃO TEMAM AQUELES QUE PODEM MATAR O CORPO E NÃO PODEM
MATAR A ALMA, TEMAM AQUELE QUE PODE FAZER MORRER NO
INFERNO TANTO A ALMA COMO O CORPO”

Só que tinha outro problema, eu não sabia onde estava
escrito aquilo. A voz de Deus novamente me disse: “Abra a Bíblia”..eu abri.

A voz de Deus acrescentou: “vire a página”..e eu virei,
meus olhos cairam em cima desta passagem que é claro..NUNCA MAIS VOU ESQUECER… MATEUS 10:28

Aquele homem abandonou o espiritismo e passou a vender
o livro Desejado de todas as nações para os seus ex-
correligionarios.

Para mim foi mais que uma confirmação doutrinaria da
mortalidade da alma..foi uma experiência e tanto com um
Deus que ama e se interessa por nós, perdidos
pecadores…

Quanto aos seus comentarios inteligentes sobre Mateus
10:28, recomendo que ore a respeito, pois vc pode estar
como Saulo. O texto iguala a condição do corpo a da alma diante de Deus. Não precisamos fazer malabarismos em grego para diminuir perecer para um outro sentido que mais acomode nossa teologia.
=======

Argumentos do pastor Airton a favor da imortalidade da alma:

Muito obrigado por compartilhar comigo sua experiência. Quanto à mortalidade da alma, você já deve conhecer minha posição. A alma é imortal. Sua experiência pessoal é pessoal e não serve como doutrina. A doutrina que prevalece é a da Bíblia. E esta diz que os que serão lançados no inferno serão castigados dia e noite. A alma não morre quando o corpo desce à sepultura, pois Jesus diz que ao matarem o corpo a alma sobrevive. Mateus 10.28 fala em “perecer” – isto expliquei em meu estudo sobre “REFLEXÕES SOBRE A IMORTALIDADE DA ALMA” – , mas em Lucas 12.5 fala em lançar no inferno. Não se trata de malabarismo para acomodar minha crença à Palavra.

Jesus ensinou em parábolas a realidade da vida após a morte. Na parábola do rico e Lázaro nada indica a morte da alma. Muito pelo contrário. Jesus ensinou a sua SOBREVIÊNCIA da alma. Ao ladrão arrependido, Jesus disse que naquele mesmo dia Ele e o ladrão iriam para o Paraíso. Quem iria? A alma do ladrão, pois seu corpo estaria morto e sepultado.

Estevão, antes de morrer, entregou seu espírito a Jesus: “Recebe o meu espírito”. O corpo de Estêvão desceu ao pó, mas sua parte imaterial subiu para o céu. Em nenhuma dessas situações é possível entender que se trata de um SOPRO que se perde no ar. Jesus não afirmou que o SOPRO do ladrão estaria no Paraíso. Mas disse: “VOCÊ” estará comigo no Paraíso. Sei que esse “nó” é desgastante para os mortalistas, mas é a Palavra.

O Apóstolo Paulo não soube explicar se foi arrebatado no corpo ou fora do corpo. Embora não se trate de morte, ele, o apóstolo, admitiu a possibilidade de o corpo se separá da alma (2 Co 12).

Apocalipse 19.20 diz que a besta e o falso profeta foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. Apocalipse 20.10 que o diabo foi lançado no lago de fogo e enxofre onde estavam a besta e o falso profeta, e “serão atormentados para todo o sempre”. Veja bem: eles ESTÃO lá, e não eles ESTIVERAM lá. A besta e o falso profeta não foram ANIQUILADOS. O diabo, lançado depois, se encontrou com a besta e o falso profeta que ali tinham sido lançados. Os três SERÃO (futuro) atormentados eternamente. Apocalipse 20.15 diz que os ímpios serão também lançados no lago de fogo. Estes também sofrerão eternamente, da mesma forma como acontecerá com a besta e o falso profeta.

Mateus 10.28 e Lucas 12.5 são palavras contrárias à pretensão dos exterminadores. Estes dizem que, ao descer o corpo à sepultura, a alma desce junto, e fica lá dormitando (se está dormindo, não está morta). Ainda que alguns mortalistas não defendam o SONO DA ALMA, e sim sua extinção, o fato é que Jesus ensinou a sobrevivência dela. Ele disse que ao matarem o corpo, a alma sobrevive: “Matam o corpo e não podem matar a alma”. Os exterminadores dizem ao contrário: “Os que matam o corpo também matam a alma”.
Ao descer o corpo à sepultura, a alma sobrevive. O corpo é mortal; a alma é imortal. Eu posso enfrentar os maiores perigos sem temor, pois sei que se algum homem mau tirar a minha vida, a minha alma estará salva. Não temerei os meus inimigos que querem matar-me. A minha alma estará salva. Ela não morrerá. Não será molestada, exterminada, aniquilada. Estará salva em Cristo, da mesma forma como aconteceu com o Lázaro da parábola.

A sua interpretação de Mateus 10.28 está equivocada. É exatamente o contrário do que você pensa. Aliás, não deveria nem ter sido usada, pois depõe contra os exterminadores. Compartilho também a minha experiência espiritual. Em determinada lista, determinado mortalista estava desafiando quem provasse a imortalidade da alma, e usava todos os argumentos, aqueles já conhecidos. Então, comecei a meditar na Palavra, a procura de um texto que fosse um xeque-mate, além do xeque-mate da palavra de Jesus ao ladrão arrependido. Então, folheando a Bíblia encontrei Mateus 10.28. De lá paca cá sempre uso esta passagem. Aleluia! E dou graças a Deus por essa iluminação.

Portanto, a doutrina da mortalidade da alma é antibíblica.
Que o amado medite mais uma vez.
Na paz e no amor de Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *