Principalmente para os narcisistas, aqueles que adoram o espelho. O Face só perde para a televisão, mas nem todos podem se dar ao luxo de mostrar na TV seus rostos e o de todos os seus familiares, e contar suas histórias. Talvez não seja incorreto dizer que o facebook é a televisão dos pobres. Nem tanto; ricos e pobres utilizam esse meio de comunicação.
Quem não gosta de ver sua própria imagem no face? Quem não gosta de receber muitas “curtidas”, milhares de mensagens agradáveis, tais como, “lindo”, “linda”, “beleza”, “parabéns”, “chique”, muitas “palmas” e sinais de “positivo”? Ainda que essas mensagens não correspondam à realidade ou a um verdadeiro sentimento de quem as enviam? Jamais acontecerá o caso de um “amigo” fazer um comentário negativo, tal como “você está feia nessa foto”. Seria um desastre. E muito deselegante. Então, o mais “social” é ajudar-nos mutuamente com palavras e muitas curtidas. Nosso ego agradece e dormimos aliviados.
Experimente passar sete dias sem publicar a sua foto no face. É possível que seu ego fique incomodado. Talvez você comece a sofrer a “síndrome da abstinência de massagens no ego”. Isso é atenuado com a publicação de mais fotos e a recepção de mais curtidas e palavras agradáveis.
A carência de “curtidas” se manifesta muito aguda em alguns casos. Há usuários que divulgam qualquer coisa e pedem, quase implorando, que seus amigos curtam e respondam RJ
. Publicam, por exemplo, a seguinte mensagem: “Deus é soberano e criador de todas as coisas. Se você concorda, repasse para todos e diga amém. Agindo assim, você receberá uma bênção de Deus”.
A ausência de curtidas e a consequente falta de massagem no ego provocam essas situações.
No mais, o facebook é um poderoso instrumento que fortalece os laços fraternais e facilita a divulgação da Palavra de Deus.