André Luiz Sá
Estudei e muito a doutrina espírita. Como o Pastor Airton bem observou, o espiritismo sabe usar de colocações que são bem engendradas.
Vou citar a pergunta nº 798 e a sua resposta do Livro dos Espíritos de Allan Kardec, 2ª edição das edições feesp; está nas páginas 300 e 301:
798. O Espiritismo se tornará uma crença comum ou será apenas a de algumas pessoas?
– Certamente ele se tornará uma crença comum e marcará uma nova era na História da Humanidade, porque pertence à Natureza e chegou o tempo em que deve tomar lugar nos conhecimentos humanos. Haverá, entretanto, grandes lutas a sustentar, mais contra os interesses do que contra a convicção, porque não se pode dissimular que há pessoas interessadas em combatê-lo, umas por amor-próprio e outras por motivos puramente materiais. Mas os seus contraditores, ficando cada vez mais isolados, serão afinal forçados a pensar como todos os outros, sob pena de se tornarem ridículos.
(Agora vem o comentário de Kardec e não mais a resposta dos espíritos)
As idéias só se transformam com o tempo e não subitamente; elas se enfraquecem de geração em geração e acabam por desaparecer com os que as professavam e que são substituídos por outros indivíduos imbuídos de novos princípios, como se verifica com as idéias políticas. Vede o paganismo;não há ninguém,certamente,que professe hoje as idéias religiosas daquele tempo; não obstante, muitos séculos depois do advento do Cristianismo ainda havia deixado traços que somente a completa renovação das raças pode apagar. O mesmo acontecerá com o Espiritismo; ele faz muito progresso, mas haverá ainda, durante duas ou três gerações, um fenômeno de incredulidade que só o tempo fará desaparecer. Contudo, sua marcha será mais rápida que a do Cristianismo, porque é o próprio Cristianismo que lhe abre as vias sobre as quais ele se desenvolverá. O Cristianismo tinha que destruir; o Espiritismo só tem que construir.(1)
(Agora vem o comentário do tradutor J. Herculano Pires)
(1) O transcurso do primeiro século do Espiritismo, a 18 de abril de 1957, veio confirmar plenamente essa extraordinária previsão de Kardec. No primeiro século do seu desenvolvimento o Cristianismo era ainda uma seita obscura e terrivelmente perseguida. Somente nos fins do terceiro século atingiu as proporções de desenvolvimento e
universalização que o Espiritismo apresenta no seu primeiro século. A marcha do Espiritismo se fez com muito maior rapidez e sua vitória brilhará mais rápida do que se espera.
Algumas considerações a fazer:
1º) O Espiritismo pertence à Natureza!!!!!! Me lembra muito mais as ‘verdades’ dos esotéricos; principalmente do movimento da Nova Era.
Vê como eles trabalham juntos.
2º) Seus contaditores serão forçados a pensar como os
outros!!!!!!! Então eu serei forçado a desacreditar no que creio? E como será? Por força física?
3º) Vede o paganismo; não há ninguém,certamente, que professe hoje as idéias religiosas daquele tempo!!!!!!!!!! Não vou nem comentar.
4º) Mas haverá ainda, duas ou três gerações!!!!!!! Estamos há 150 anos dessa previsão (‘profetada’) de Kardec. E aí, qual é o percentual de espíritas no Brasil? E no mundo? Será que chega a 10%? Duvido.
5º) O tradutor confirma que isto já ocorreu há 50 anos atrás. Meu Deus será que vivo em um outro mundo e não tenho conhecimento disso?
Eu poderia citar inúmeros textos das obras básicas de Kardec, os quais o Espírito da Verdade (assim eles acreditam) revelou as coisas que se esperavam (porque o ‘Espiritismo’ é o Consolador prometido por Jesus); mas que podemos sem muito esforço refutar pela Palavra.
Maravilhoso é o Espírito Santo que me tirou do engano, segundo seu propósito e eterna Graça.
Espero que essas palavras sejam úteis.
Fiquem na Paz do Senhor Jesus Cristo.
André Luiz Sá.
Autorização para divulgar o testemunho acima:
Com certeza Pastor. Quando eu era espírita usava esses mesmos argumentos para querer desacreditar os crentes na Palavra. O problema é que não tinha pessoas que conhecessem bem o espiritismo para contestá-lo em suas bases. O que eu quero é deixar bem claro que hoje sou feliz porque tenho comunhão com o Pai. Antes, pensava que isso era só para os ‘espíritos evoluídos’. Tenho bastante bagagem de conhecimento espírita que se contradiz com a Bíblia. Se precisar de algo que eu possa ajudar, estarei sempre a disposição. E conhecereis a Verdade e Ela o libertará.
Eu creio de todo meu coração, alma e corpo que só Jesus pode me levar ao Pai através de seu sacrifício na Cruz.
Glória a Deus, que o Pastor seja abençoado muitíssimo.
Abraços. André.
24.02.07