PROCURA-SE UM HOMEM
Ezequiel. 22. 30
Certo dia, quando abri minha primeira micro-empresa, precisei de um homem que satisfizesse minhas exigências profissionais, e logo achei. É certo, que milhões de empresas passam pela mesma experiência, pois não é tão difícil achar alguém capacitado a satisfazer nossas pretensões ao nível deste mundo temporal.
Os padrões de Deus são infinitamente mais elevados na escolha de alguém que coopere com Ele, no plano de misericórdia e graça que Ele tem, a favor daqueles que vivem longe do Senhor.
O contexto do texto acima, fala-nos da decadência espiritual reinante em Israel, e tão grave era a vivência de pecado e depravação do povo e seus líderes, que Deus estava prestes a puni-los severamente, se eles não se corrigissem. Deus escolheu para si a Israel, e que deveria ser um modelo de vida que esperava para os povos vizinhos e alheios ao conhecimento de Deus.
O Senhor, cheio de compaixão por todos os desgarrados, procurou alguém, um homem, que cooperasse com Deus segundo o seu padrão estabelecido para seu povo, que pudesse enxergar a decadência do povo resgatado pelo Senhor, e se colocasse Diante Dele em suplicas para que não destruí-se a cidade.
Alguém que ainda pudesse ver com os olhos de Deus, o pecado reinante entre todos em Jerusalém, que pudesse reconhecer que Deus é amor e misericórdia, mas que também é justiça, e exige que o pecado seja abandonado, ou então, ser punido severamente.
Segundo o padrão de reta justiça de Deus, olhou para os homens, e lamenta não encontra um justo, um sequer: Na verdade, Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. Romanos 3. 12
A lei de Moisés estabeleceu princípios justos para o Seu povo, segundo o Seu padrão, mas nunca jamais a cumpriu, nem está no homem nascido de Adão, a capacidade de obedece-la integralmente.
A arrogância do ser humano, querer passar por justo aos olhos de Deus, é querer ser salvo do seu próprio pecado através do seu esforço e mérito pessoal: Quem assim pensa, está simplesmente dizendo que foi desnecessária e inútil a morte de Jesus na cruz, sendo ela a morte mais ignominiosa que o homem inventou, onde o Justo pelos injustos se entregou voluntariamente por todos os que pela fé vem a Jesus para serem salvos.
O texto diz, que Deus procurou um homem segundo o seu padrão, mas não encontrou !!!
Ainda hoje, se Deus procurar um homem à parte de Jesus, não poderá encontrar, pois todos se desviam pelo seu próprio caminho, e continuam assim crucificando Jesus. Isaías 53.6 e Hebreus 6. 4-6
Quando Deus enviou Seu único Filho a este mundo, ao assumir a nossa natureza humana, porém sem pecado, o Pai o confirmou como seu Filho amado, no qual se compraz: Mt. 3.17 17. e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. O homem nunca quis se humilhar e reconhecer o seu pecado diante de Deus, então Jesus se humilhou até á morte de cruz, provando assim o quanto ama os pecadores, e aos que se arrependerem, encontram em Jesus e seu precioso sangue vertido na cruz o pleno perdão de todos os seus pecados.
Devemos ficar deveras convictos de que as religiões do mundo, tem sido as maiores opositoras e perseguidoras ao ministério de Jesus e Seus servos; (A História fala muito alto, bem como nos dias atuais).
No tempo de Jesus, esperava-se que os judeus, que tinham a melhor religião da face da terra, que lhes foi entregue por Deus e seus anjos, reconhecesse em Jesus o homem perfeito, o próprio Deus feito carne, o Deus conosco, mas em sua cegueira religiosa, o entregaram a Pilatos exigindo que fosse crucificado !
Pilatos, sendo um romano, gentio e pagão, ouviu Jesus, e examinou duplamente, mas não encontrou nele crime algum, nem mesmo nada de que o acusar: Coube a este chefe de estado, Pilatos, que nada tinha a ver com a religião judaica, apresentar Jesus aos judeus, como o Homem perfeito.
Saiu, pois, Jesus, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis o homem! João 19. 5.
Jesus se tornou homem, sem deixar de ser Deus, Ele nunca pecou, era o homem perfeito, que depois de levar nossas culpas sobre Seu corpo, prometeu de nos apresentar perfeitos diante Pai, por meio de Seu ato substitutivo de morte de cruz, a favor de todos que nele confiam, e vivem esperando a vida eterna e Sua glória, alcançada tão somente pela fé em Jesus Cristo.
a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;
o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; Colossenses 1. 27-28.
Se Deus nos olhar como nós nos vemos, (se temos olhos espirituais) é certo que ainda vê todas as nossas imperfeições; Mas, hó ! Que maravilhosa graça, que em Cristo Jesus, Deus nos vê lavados e cobertos pelo sangue precioso de Seu Filho Jesus Cristo. mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. I João, 1. 7.
=====
Aceite você também essa graça salvadora por meio de Jesus Cristo, nosso Amado Salvador, e será também um homem de quem Deus se agrada, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Rev. Adelino de Oliveira
12/1/08.