Diante de Tantas Heresias, Mulher Pede Socorro:

Pastor Airton – A PAZ DO SENHOR!

Amado irmão, gostaria muito de sua ajuda se possível entre hoje e amanhã, para que eu possa tomar uma decisão na vida espiritual, que anda meio perdida.
Sou evangélica de berço, porém como sempre ia à igreja forçada por minha mãe, acabei por desviar-me com quinze anos de idade e assim permaneci durante muitos anos, apanhando muito da vida, como é o destino de todos os que se desviam dos caminhos do Senhor.
O tempo passou, casei-me com um homem bom, situação financeira estável, me amava (e me ama) muito, mas na época ele ainda era católico.
Eu andava totalmente desviada, envolvida com alcoolismo, fazia da minha vida e do meu marido um verdadeiro INFERNO!
Com 44 anos de idade, voltei para a igreja e batizei-me nas águas. Minha vida então mudou muito e a paz voltou a reinar em meu lar.
Há três anos atrás, meu marido converteu-se e batizou-se nas águas.
O problema agora é o seguinte: as igrejas pouco a pouco estão adotando danças nos louvores, rapazes com tatuagens, brincos, cabelos compridos, camisetas, calças rasgadas, etc…. etc…
Está havendo uma inversão de valores, em vez de sermos “LUZ DO MUNDO” o mundo é que está servindo de “luz” para os evangélicos atualmente. O mundo faz algo lá fora, imediatamente o crente imita, alegando que se faz de fraco para ganhar os fracos, como disse o Apóstolo Paulo.
Meu marido e eu não concordamos com isto, pois a Casa de Deus é um lugar de respeito, de adoração e oração. O que passa disso é obra da carne e nunca o Diabo esteve tão à vontade dentro das igrejas como agora… não estou certa?
A Igreja Universal do Reino de Deus não pratica essas danças, os pastores e suas esposas vestem-se decentemente, os obreiros e pastores não usam brincos, nem acompanham os exageros da moda, mas exploram nas ofertas (isto é do conhecimento de todos) e eu sou testemunha ocular de muitas coisas anti-bíblicas que ocorrem lá dentro, mas como tenho verdadeira AVERSÃO e essa novo modismo nas igrejas evangélicas, tenho ido na Universal ou na Internacional da Graça (do Missionário R.R. Soares), isto só para não ficar totalmente sem ir a uma igreja, mas discordo com uns 80% do que eles fazem, pois tenho vasto conhecimento da Bíblia.
Gostaria que o irmão fosse franco comigo. Na sua opinião, DEUS está na Igreja Universal? Minha dúvida é esta, se estou indo a um lugar onde não há a presença de DEUS.
Por favor, responda-me o quanto antes, para que eu possa resolver este problema que tanto me aflige!
Se eu não for a igreja alguma e acompanhar os cultos pela TV a cabo “AO VIVO” como faço quando não vou à igreja, estarei correndo o risco de perder a salvação?
Ajude-me, por favor!

Obrigada e que a Paz do Senhor Jesus seja uma constante em sua vida.
=====================================

RESPOSTA
Prezada irmã – Paz do Senhor.

Como você pediu urgência, estou respondendo à sua consulta. Pedi o parecer de um irmão, e veja abaixo a sua opinião:

“Creio que o principal critério que devemos considerar quando escolhemos a que igreja pretendemos nos filiar é a fidelidade à Sagrada Escritura. Sem modismos e sem novidades. Sem exploração da boa-fé e do desespero dos fiéis. Outros fatores dizem respeito a preferências pessoais, como a liturgia (mais tradicional e sóbria ou mais pentecostal), os hinos e cânticos (mais tradicionais ou mais populares) e algumas ênfases doutrinárias. É claro que não devemos procurar a igreja que simplesmente se adapte melhor às nossas preferências, mas é importante que o crente sinta-se bem na igreja da qual é membro, para que não se afaste dos cultos, o que fatalmente leva ao esmorecimento da fé. Mas o critério máximo, repito, deve ser a fidelidade ao genuíno Evangelho bíblico”.

Abraços,
Marcos M. Grillo

======================
Prezada irmã,
Examinar se o que a igreja ensina está conforme a Bíblia, ou seja, fazer como fizeram os bereanos, é uma boa solução, talvez a melhor. Isso evitaria entrar em canoa furada. Mas quem tem condições de proceder desse modo? Os novos convertidos não conhecem a Bíblia. São tantos os modismos e as heresias, que as ovelhas ficam atônitas. Infelizmente, a maioria finda comendo pela mão dos outros e a mentira passa a ser verdade em suas mentes. Um passo para o fanatismo. Mas seu caso é peculiar porque você conhece a Bíblia. Daí porque em cada igreja você encontra alguma coisa estranha à sã doutrina, ou algo que se não coaduna com seus gostos. Haverá sempre algum tipo de falha, de desvio, de erro, de imperfeição. São coisas próprias da imperfeição humana. Mas às vezes há uma ênfase em determinados pontos que nos incomoda e cheira a heresia.

Creio firmemente que você tem o Espírito, como eu tenho. Ela nos ajuda nessas situações. Seria fácil para eu fazer proselitismo nesta hora e indicar-lhe uma Assembléia de Deus. Mas poderia ocorrer que lá também você encontrasse fogo estranho. Por isso, aconselho a irmã não ter pressa em escolher uma igreja. Senti a sua ansiedade em resolver logo esse problema. Não há razão para isso. Não há nenhum problema se você passar seis meses até ter a convicção a respeito de qual igreja se filiar.

Congregar-se é necessário? É, mas não é um item indispensável à salvação. Se os mais de 400 milhões de crentes ficassem em suas casas, lendo a Bíblia, a Igreja não andaria. A Igreja Primitiva vivia em união não só espiritual, mas física. Estavam sempre reunidos. Leia: “Consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixando de congregar-nos, como é costume de alguns, mas admoestemo-nos uns aos outros…” (Hb 10.24-25; v. Hb 2.12). Respondendo diretamente, você não está em pecado apenas pelo fato de, temporariamente, achar-se sem uma igreja definida. Se você morasse num deserto, não seria salva? Seria do mesmo modo. Mas se há condições de fazer parte de uma igreja, que faça.

Deus está na Igreja Universal? A irmã deseja saber se Deus atua através do referido grupo religioso. Se se reúnem em nome de Jesus, Ele está presente. Se usar o nome de Jesus, os demônios são expulsos e os enfermos curados. Deus está em toda parte e, especificamente, onde é invocado. Porém, se fizermos a obra do Senhor negligentemente, sem decência e ordem, prestaremos contas naquele dia (Jr 48.10; 1 Co 14.4o). Todo e qualquer julgamento cabe a Deus. O importante é que Deus esteja em nós.

Por isso, a irmã deverá freqüentar várias igrejas, e não apenas as que têm maior número de fiéis, mais ibope, que aparece mais na TV, ou as que têm templos mais suntuosos. Pode haver perto de sua casa uma igrejinha mais humilde, mas pode ser que seja ali que a irmã sentirá mais a presença de Deus; onde a irmã terá oportunidade de ajudar outros irmãos; onde pessoas simples adoram verdadeiramente a Deus; onde a irmão não seja apenas um dízimo a mais.

Ser cristão não é apenas freqüentar uma igreja e ofertar. É muito, muito mais do que isso. É visitar os enfermos, levar uma palavra de conforto aos desamparados; interceder pelos outros; falar de Cristo para as pessoas; dar exemplo de ser luz do mundo, através de palavras e atos. Creio que muitos irmãos se reúnem mais de duas vezes por semana, e se esquecem das demais obrigações. Porque muitos aprenderam que a bênção está na igreja, naquela igreja, naquela campanha; e se não cumprir tais e tais compromissos perdem a bênção. Ora, já somos abençoados; já somos herdeiros das promessas; somos filhos de Deus ricamente abençoados e justificados.

Fique tranqüila. Não se perde a salvação assim tão fácil. O sinal de que você possui o Espírito é exatamente a sua preocupação em cumprir a vontade do Senhor. A pessoa só perde a salvação se abandonar o Caminho, rejeitar a graça, apostatar da fé. Mas a sua fé continua viva como sempre.

Finalmente, entre com seu marido em propósito de oração, e peça ajuda do Espírito. Visite várias congregações sem nenhum tipo de ansiedade. Em uma delas você receberá a resposta de Deus no seu coração. E você dirá: é esta a igreja.
No amor de Cristo
Pr Airton Costa
04.03.05
====================================================
Recebemos de um leitor a seguinte observação:

Caro irmão Airton em Cristo!

Se me permites observar: Ponderaste e respondeste
bem. Também acrescentaste as palavras do irmão
Marcos, testemunho de quão difícil pode ser
encontrar a igreja que com maior clareza viva em
Espírito e em Verdade, anuncie a Verdade em Amor,
pratique o Amor na Verdade.
Sem diminuir o excelente conteúdo da tua resposta
à mulher aflita, caro irmão, eu diria que é
deveras problemático ver na IURD ainda uma igreja
cristã, uma vez que se ostenta com os dizeres
JESUS CRISTO É O SENHOR, mas somente prega um
jesus secular, que cura, enriquece e dá fama
(1Co15.19), não O CRISTO JESUS que realmente
salva os que crêem, garantindo-lhes a eterna
salvação. Igreja em que não tenho visto nem
ouvido de pessoas usando a Bíblia, mas apenas
todas dependerem do que o homem lá na frente diz.
Ausência do critério de Beréia.

Não se deve, evidentemente, também falar
exclusivamente da salvação eterna e descuidar de
ajudar as pessoas nas carências atuais, mas
seguir o exemplo dos cristãos em Jerusalém, que
de fato praticavam a igualdade em amor
genuinamente cristão.

Rogamos ao Senhor que mostre ao casal onde em
comunhão com outros será abençoado e protegido
pela Palavra da Verdade.

Abraços fraternos!

Adolpho Schimidt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *