As almas são conscientes ou inconscientes? II

UM IRMÃO se reportou ao meu artigo acima (1) para dizer que eu cometera um lamentável equívoco. Afirmei que as almas tem consciência do que se passa ao seu redor, no céu, e por isso reconhecem pessoas.

Em defesa de sua posição, alegou a afirmação de Jesus, de que, como acontece com os anjos, as almas “nem casam nem são dadas em casamento” (Mt 22.30; Mc 12.25).

Ocorre que não falei em reconhecer ou conhecer familiares no sentido de manter laços conjugais iguais aos praticados na terra. Se eu tivesse afirmado tal coisa, estaria dizendo uma aberração teológica. Correria o risco de ser convidado a me aposentar das lides ministeriais, por motivo de senilidade. Um homem que tivesse ficado viúvo e tivesse contraído novo matrimônio, qual seria sua esposa no céu? Vejamos comentário extraído da Bíblia de estudo Pentecostal:

“Este ensino de Jesus não significa que o esposo ou a esposa perderão sua identidade específica, de modo a não se reconhecerem. Pelo contrário, o relacionamento com nosso cônjuge será mais profundo e espiritual, porém não regido pelos laços conjugais como acontece na terra”.

Outro comentário: “Jesus não disse que seríamos como anjos no sentido de que eles são espíritos, mas que seremos como eles no sentido de que não se casam. O contexto não está falando a respeito do corpo ressurreto, mas do fato de haver ou não casamento no céu. A resposta de Jesus foi que, assim como os anjos, não haverá casamentos no céu. Portanto, no céu a mulher não estará casada com nenhum daqueles sete maridos [objeto da indagação a Jesus]. Ele nada falou quanto a ter corpos não-materiais no céu. Tal conclusão é totalmente injustificável pelo contexto. Jesus não disse que seriam como anjos no sentido de que não teriam corpos físicos, mas no sentido de abster-se sexualmente” (Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia, Norman Geisler e Thomas Howe, Mundo Cristão, 1999, tradução de Milton Azevedo Andrade, página 364).

Por isso, confirmo o texto do artigo sobre consciência das almas.

(1) Artigo mencionado: As almas são conscientes?

01.10.2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *