ARROGÂNCIA

Arrogância é “orgulho que se manifesta por atitudes altivas e desdenhosas; soberba; insolência, atrevimento” (Dic. Aurélio).

Segundo a enciclopédia livre Wikipédia, “Arrogância é o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso”.
Sinônimo de orgulho em excesso, a arrogância é uma faceta do mau caráter e se caracteriza por ser o oposto da humildade. Quem possui esse sentimento de soberba, considera-se superior aos demais e autosuficiente em tudo. Jamais reconhece suas fragilidades e sente-se envergonhado em pedir conselhos a outrem. Considera-se assentado num pedestal, acima dos demais.
A Bíblia diz que o arrogante não teme a Deus. O seu orgulho não lhe permite humilhar-se perante o Senhor. Ele se considera o seu próprio deus; é senhor dele mesmo: “O temor do Senhor é aborrecer o mal, a soberba e a arrogância…” (Pv 8.13). A soberba produz a ruína (Pv 16.18). A soberba procedo do coração e contamina o homem (Mc 7.22-23). “Deus resiste aos soberbos; porém, dá graça aos humildes” (Tg 4.6).
O arrogante não se sujeita a Deus de todo seu coração. Tem poucos amigos. Tão logo tomam conhecimento de seu nocivo caráter, as pessoas dele se afastam. Não raro, o arrogante é mal educado e desconhece os limites da ética e do bom relacionamento interpessoal.

Caterísticas de um arrogante:
Carahttp://www.avt.com.br/

1. Jamais se considera arrogante. Em sua opinião, ele apenas defende suas posições e princípios.
2. Nunca elogia ou enaltece a conquista dos outros. Sempre encontra um defeito ou desmerece tal conquista.
3. Quando “reconhece” um erro, o que é muito raro, justifica-o mentindo ou omitindo detalhes.
4. Exige ser ouvido, mas não dá ouvidos a ninguém.
5. Quando solicita opinião, é apenas um meio de autoafirmação. Seu desejo é ser aprovado, caso contrário desconsidera a opinião dada.
6. Humilha e destrata quem o desagrada ou tem opinião diferente da sua
7. Sempre enaltece suas supostas qualidades.
8. No auge de sua falsa modéstia, diz que seu maior “defeito” é ser perfeccionista.
9. É mentiroso e acredita na própria mentira.
10. Não é respeitado e sim, temido.
11. Dificilmente agradece por um favor recebido, pois jamais reconhece que o recebeu.
12. O arrogante termina a vida se arrependendo tarde demais por tudo o que causou aos outros e a si mesmo.
15.06.2010
www.palavradaverdade.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *