APOSTILA: Doutrina do Espírito Santo

DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO
(PARACLETOLOGIA)

• Quem é o Espírito Santo
• Batismo no Espírito Santo
• Dons Espirituais
• Dons Ministeriais

Por:
Pr Airton Evangelista da Costa

– DOUTRINA DO ESPIRITO SANTO
(Paracletologia/Pneumatologia)

ORIGEM DA PALAVRA Paracleto, do grego “parákletos”, significando Consolador, Advogado, Conselheiro, Amigo, Aliado, Fortalecedor, Socorro.
Pneuma, do grego “pneuma”: sopro, gás, espírito.

1. QUEM É O ESPÍRITO SANTO
Uma pessoa da TRINDADE, do DEUS TRINO, ETERNO E UNO. A terceira pessoa da Deidade (Mc 1.10-11; Jo 14.16; Gn 1.2).

2. A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO/SUAS ATIVIDADES
Consola (At 9.31; Jo 14.16; 15.26; 16.7) Ensina (Jo 14.26; 1 Co 12.3)
Guia (Jo 16.13)
Reprova (Jo 16.8)
Pensa (Rm 8.27)
Fala (At 13.2; Ap 2.7).
Intercede (Rm 8.26)
Determina (1 Co 12.11)
Capacita (Ef 6.17)
Vivifica (1 Pe 3.18)
Pode ser ENTRISTECIDO (Ef 4.30)
Pode ser envergonhado (Is 63.10)
Pode ser tentado (At 5.9)
Convence do pecado (Jo 16.8)
Nomeia e comissiona ministros (Rm 13.2; 20.8)
Habita com os santos (Jo 14.17)

3. NOMES ATRIBUÍDOS AO ESPÍRITO SANTO

Espírito de Deus(Mt 3.16), Espírito (Mc 1.10) Espírito da Verdade (Jo 14.17),Consolador (Jo 15.26) Espírito da Profecia (Ap l9.10),Espírito de Adoção (Rm 8.15), Glorioso Espírito de Deus (1 Pe 4. 14), Espírito de Vida (Rm 8.32), Espírito de Santidade (Rm 1.4),Espírito de Sabedoria, Espírito de Conselho, Espírito de Inte-ligência, Espírito de Poder (Is 11.2), Espírito do Senhor (Is 61.1),Espírito do Filho (Gl 4.6), Espírito Eterno (Hb 9.14), Espírito de Juízo (Is 4.4), Espírito de Graça (Zc 12.10).

4. ATRIBUTOS DIVINOS

ETERNIDADE (Hb 9.14)
ONIPRESENÇA (Sl 139.7-10)
ONIPOTÊNCIA (Lc 1.35)
ONISCIÊNCIA (1 Co 2.10)

5. O ESPÍRITO SANTO PODE SER RETIRADO DO CRENTE

Na MORTE (Gn 6.3)
Na DESOBEDIÊNCIA (1 Sm 16.14; S1 51.11 )

6. OUTRAS ATIVIDADES DO ESPÍRITO SANTO

Realiza 0 NOVO NASCIMENTO (Jo 3.3-6; Rm 8.9)
Lembra as palavras de Cristo (Jo 14.26)
Distribui DONS ESPIRITUAIS (1 Co 12.4-11)

7. ATIVIDADES DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO

a)Qualificando homens para liderança e para servirem a Deus:

MOISÉS/70 ANCIÃOS ( Nm 11.16-17)
JOSUÉ (Nm 27.18)
GIDEÃO ( Jz 6.34 )
DAVI (1 Sm 16.13)
ZOROBABEL (Zc 4.6)

b)Capacitando para trabalhos especiais
JOSÉ (Gn 41.38-40): êxito na casa de Faraó
BEZALIEL e AOLIABE (Ex 31.1-11; 35.30-35): trab. artísticos
OTONIEL ( Jz 3.9-10) : vencer os inimigos
JEFTÉ (Jz 11.29) : vencer os inimigos
SANSÃO (Jz 14.5-6; 15.14-16) : força física
SAUL (1 Sm 10.10; 10.6; 11.6): profetizar/vencer inimigos
JOÃO BATISTA ( Lc 1.15 )

8. PROFECIAS NO ANTIGO TESTAMENTO SOBRE O DERRAMAR DO ESPÍRITO
De modo especial sobre o MESSIAS:
Is 11.1-4; 42.1; 61.1-3 (Lc 4.18-21)

Derramamento geral sobre o povo de Deus:
J1. 2.28-29; At 2.17-18; Is 32.15 17; Is 44.3-5; Is 59.20-21; Ez 11.19 20; 36.26.27; 37.14; 39.29

CUMPRIMENTO DAS PROFECIAS At 2.4; 2.41; 4.4; 13.44,(ver Lc 24.49)

9. SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
FOGO (Lc 3.16)
VENTO (At 2.2)
ÁGUA, RIO, CHUVA (Jo 7.37-39)
ÓLEO / AZEITE (Zc 4.2-6)
SELO (Ef 1.13)
POMBA (Mt 3.16-17)

10. 0 ESPÍRITO SANTO EM JESUS CRISTO
Concebido pelo Espírito Santo (Lc 1.35)
Ungido com o Espírito Santo (At 10.38)
Guiado pelo Espírito Santo (Mt 4.1)
Cheio do Espírito Santo (Lc 4.1)
Ressuscitou pelo poder do Espírito Santo (Rm 8.11)

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

01. BÊNÇÃO PROMETIDA (Jl 2.28 29; At 2.16-18; Is 44.3; Mt 3.11; Jo 14. 16-17)

02. CUMPRIMENTO (At 2.1-4)

03. DOADOR DO ESPÍRITO SANTO: JESUS (At 2.32 33) (Mt 3.11)

04. DISTINÇÃO ENTRE NOVO NASCIMENTO OU REGENERAÇÃO E BATISMO NO ESPIRITO SANTO

Samaritanos: Ouviram a PALAVRA e foram salvos (Mc 16.16; At 8.5-6)
receberam o Espírito (At 8.14 17).
Na casa de Cornélio: Salvação e batismo simultâneos (At 11.13-15)
Doze discípulos em Éfeso: Batismo em nome do Senhor Jesus(At 19.5) e, em seguida, batismo no Espírito (At 19.6). Fato ocorrido após 25 anos do Pentecoste (At 2.4).
– Discípulos de Jesus: Antes de Sua paixão/crucificação, Jesus promete
a) O Espírito Santo para “regeneração”(Jo 14.17)
Cumprimento (Jo 20.22)

b) Batismo no Espírito (At 1.4 5; 2.4)

05. PARA MELHOR COMPREENSÃO
– No NOVO NASCIMENTO temos um poço
– No BATISMO temos um rio
– Na REGENERAÇÃO somos servos
– No BATISMO somos soldados

06. SIGNIFICADO
Mergulhar, ser envolvido, “cheio” do Espírito. A expressão “batismo” significa mergulhar.
– Experimentar a “plenitude do Espírito”.

07. BENEFÍCIOS
Aumento da FÉ. Mais OUSADIA, CORAGEM, INTREPIDEZ na pregação da Palavra. Maior disposição para AMAR, EXALTAR e GLORIFICAR a Deus (Jo 16.13-14; At 2.11 36; 10.44 46.

Maior convicção da presença do Espírito Santo em nossa vida. Maior convicção do pecado. Mais amor fraternal(At 2.43-44.

O Batismo é o primeiro passo para manifestação de outros DONS (1 Co 12.4 10). Os ministérios de Jesus e de seus discípulos só tiveram início após receberem a plenitude do Espírito Santo (Mt 3.16; 4.17; Lc 3.21-22; 4.14-19; Atos 2.14-47).
Ajuda o crente a perseverar na fé (1 Pe 1.5) –
0 Espírito Santo unge o crente revestindo-o de poder para testemunhar, para realizar as obras do Senhor e conhecer a verdade (At 1.8; Is 61.1; Mt 10.19-20; At 10.38; 1 Jo 2.20, 27; Lc 24.49 ).

Nota: “Todo filho de Deus recebe a “unção” (isto é, o Espírito Santo) para guiá-lo na verdade. À medida que os crentes permanecem em Cristo e lêem a Palavra de Deus, o Espírito Santo os ajuda a compreender suas verdades redentoras”. Esses benefícios são potencializados com o batismo no Espírito Santo.

08 CONDIÇÕES PARA RECEBER O BATISMO

– Ser crente (regenerado/nascido de novo) At 2.38
– Desejar o batismo, crer, pedir, orar (At 1.8; 1.14; Jo 7.37-39).

09. RENOVAÇÕES
Devemos preservar o batismo, buscando novas provisões(At 4.8; 4.29 31; 7.55; Lc 12.11-12).

10. EVIDÊNCIAS DO BATISMO
O falar noutras línguas é a evidência exterior de uma experiência sobrenatural. O batismo no Espírito Santo é uma experiência sobrenatural (At 2.4; 10-45-46; 8.15-18; 19.6; 9.17; 1 Co 14.18)

11. REAÇÕES EMOTIVAS POR OCASIÃO DO BATISMO
Não há relato na Bíblia: choro, queda, desmaio.
Podem ocorrer.

12. EXPRESSÕES EQUIVALENTES
Receber a PLENITUDE do Espírito
Ser CHEIO do Espírito
– Receber o Espírito
– Derramar o Espírito sobre
Cair o Espírito sobre
Descer o Espírito sobre

13. ATITUDES PARA MANTER A ESPECIAL COMUNHÃO
Oração (At 4.31)
Testemunho (At 4. 31,33)
Adoração (Ef 5.18-19)
Santificação (Ef. 5.18)

DONS ESPIRITUAIS
1 Coríntios 12.1-14

“Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espíri-to de Deus diz: Jesus é anátema: E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, se-não pelo Espírito Santo.
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar.
E a outro, a operação de maravilhas, e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a inter-pretação de línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo par-ticularmente a cada um como quer.
Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.”

DONS MINISTERIAIS PARA A IGREJA

Dom Definição Ref. Gerais Exemplos
APÓSTOLO
(Específico) Os diretamente comissionados pelo Senhor ressurreto p/ estabelecer a igreja e a mensagem do e-vangelho. At 4.33-37; 5.12,18-42; 6.6; 8.14,18; 9.27; 11.1; Gl 1.17. Os Doze apóstolos (Mt 10.2) Paulo (Rm 1.1; 11.13.)
Pedro (1 Pe 1.1)

APÓSTOLO
(Geral) Qualquer mensageiro biblicamente comissionado como mis-sionário ou p/ outras responsab. Espe-ciais.At 13.1-3; 1 Co 12.28-29; Ef. 4.11 Barnabé (At 14.4,14). Tiago, irmão de Jesus (Gl 1.19) Epafrodi-to (Fp 2.25).

PROFETA
Os que falavam sob a inspiração do Espí-rito Santo, trazendo uma mensagem para a igreja. Rm 12.6; 1 Co 12.10; Ef 4.11; 1 Tm 1.18 Pedro (At 2.14-40) Paulo (At 13.1,16-41) Barnabé (At 13.1)( João (Ap 1.1,3) Ap 10.8-11.

EVANGELISTA
Os que recebem dons de Deus pata proclamar o evangelho aos não salvos (Ef 4.11. Filipe (At 8.5-8,26-40. Paulo (At 26.16-18).

PASTOR
Os escolhidos e dotados por Deus para dirigir a igreja e cuidar das suas necessidades espirituais. At 14.23; 15.1-16, 22,23; 16.4. Rm 12.8; Ef 4.11.1 Pe 5.1-5:
Timóteo (1 Tm 1.1-4) Tito (Tt 1.4-5) Pedro (1 Per 5.1) João (1 Jo 2.1,12-14) Gaio (3 Jo 1-7).

MESTRE Os dotados p/ escla-recer/explicar a pala-vra de Deus Rm 12.7; Ef 4.11-12; Fp 1.1 Timóteo (1 Tm 1.1-4) Pedro (1 Pe 5.1) João (1 Jo 2.1).

DIÁCONO
Escolhidos e dotados p/ prestar assistência aos membros da igreja.(At 6.1-6; 1 Pe 4.110. Sete diáconos (At 6.5) Febe (Rm 16.1-2).

SOCORRO
Dotados por Deus para várias modalidades específi-cas/auxílio. (1 Co 12.28_ Paulo (At 20.35)
Lídia (At 16.14-15).

ADMINISTRADOR
Escolhidos e dotados po Deus para orientar e supervisionar as atividades da igreja. (1 Co 12.7; Ef 4.11-12)
Pedro (At 6.3-4)
Paulo (At 20.11-35)

EXORTADOR
Motivar outros cris-tãos a uma comunhão maior em Cristo (Rm 12.8; Hb 10.24-25) Barnabé (At 11.23-24; Paulo (At 14.22).

DOADOR Dar dos seus recursos à igreja (At 2.44-45; Ef. 4.28 Barnabé (At 4.36-37)
Cristãos da Macedônia/Acaia (Rm 15.26-27)

CONSOLADOR
Consolar os aflitos com atos de misericórdia (Rm 12.8;2 Co 1.3-7) Paulo (2 Co 1.4)
Dorcas (At 9.36-39)
Cristãos hebreus (Hb 10.34)

DONS ESPIRITUAIS

01. REFERÊNCIA BÁSICA – 1 Co 12.1 14

02. CLASSIFICAÇÃO DOS DONS – NOVE DONS

Dons de REVELAÇÃO (que revelam algo)

A palavra da sabedoria
A palavra do conhecimento
O discernimento dos espíritos

Dons de PODER (que fazem alguma coisa)

O dom da fé
Operações de milagres
Dons de curar

Dons vocais ou inspiracionais (dizem algo)

Profecia
Variedade de línguas
Interpretação de línguas

O DOM DA PALAVRA DA SABEDORIA

03. SIGNIFICADO Revelação de um fragmento do plano de Deus, num tempo futuro.

04. DIFERENÇA A manifestação sobrenatural do dom da palavra da sabedoria é diferente da sabedoria humana e geral (Tg 1.5; Js 1.8)

05. EXEMPLOS

ANANIAS (At 9.10 16)(Inclusive palavra de conhecimento)
FILIPE (At 8.26 29) (idem)
NOÉ (Gn 6.13 18) (Advertir e salvar)
LÓ (Gn 19.29) (Advertir e salvar)
JOSÉ (Gn 37.5 7; 45.5 8) (Plano revelado em sonhos)
JOÃO (Apocalipse) Palavra de conhecimento: o que estava acontecendo nas igrejas. Palavra de sabedoria: o que deviam fazer.
ÁGABO (At 21.10 11)
PAULO (At 27.10; 27.23-24)
JONAS (Jn 3.4-5) condicional

O DOM DA PALAVRA DO CONHECIMENTO

06. SIGNIFICADO – Manifestação sobrenatural que revela parte do conhecimento de Deus num tempo passado ou presente. Revela certos fa-tos na mente de Deus.

07. EXEMPLOS
SAMUEL (jumentas de Saul) 1 Sm 9.20
SAMUEL (sobre Saul)1 Sm 10.22
ELISEU (Geazi) 2 Rs 5.26
ELISEU (Síria) 2 Rs 6.8-12
JESUS (samaritana) Jo 4.18
Pedro (Ananias/Safira) At 5.3

08. FORMA – Poderá manifestar se através de uma VISÃO, SONHO, MENSAGEM DE UM ANJO, DO DOM DA PROFECIA

O DOM DO DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS

09. SIGNIFICADO – Perceber, vendo ou ouvindo, espíritos divinos, satânicos ou humanos, numa dimensão espiritual.

10. EXEMPLOS
MOISÉS (Deus) Ex 33.20-23
ISAIAS (Deus) Is 6.1
JOÃO (Espírito Santo) Ap 4.5
PAULO (At 16.16-19)
JESUS (Mt 16.22-23)

11. 0bservação: Através deste dom, Deus revela ao crente a fonte e o propósito de toda e qualquer forma de poder espiritual.

O DOM DA FÉ “ESPECIAL”

12. SIGNIFICADO – Manifestação sobrenatural do Espírito Santo pela qual o crente é revestido do poder da fé especial, a fé operadora de maravilhas.

13. DISTINÇÃO
Fé comum, geral ou salvífica: pelo ouvir a Palavra (Rm 10.17; 12.3; Mc 11.24; Ef 2.8)
Fé, como fruto do Espírito (fidelidade, compromis- so/honestidade), para o viver íntegro, submissão da carne (G1 5.22).Guiados p/Espírito (Rm 8.14)

14. EXEMPLOS DO DOM DA FÉ

DANIEL (Dn 6.22 23)
JESUS (Mc 4.38 )
SADRAQUE, MESAQUE, ABEDENEGO (Dn 3 .17 )
JESUS: Lázaro (Jo 11.39) – Operação conjunta dos dons de poder.

15. OBSERVAÇÃO Jesus se despojou voluntariamente de seus poderes como filho de Deus, quando veio à terra. Ministrava como um homem ungido e revestido de poder pelo Espírito Santo (Fp 2.6 7).

DOM DE OPERAÇAO DE MILAGRES

16. SIGNIFICADO – Manifestação sobrenatural do Espírito Santo mediante intervenção no decurso normal da natureza.

EXEMPLOS
Multiplicação dos pães (Jo 6.9-14; Lc 9.13-17)
Transformação de água em vinho (Jo 2.7-11)
Multiplicação do azeite da viúva (1 Rs 17.8-16)
Pragas no Egito (Êxodo)
Separação das águas/Mar Vermelho(Ex 14.15-31)

OS DONS DE CURAR

18. SIGNIFICADO – Manifestação sobrenatural e especial do Espírito para curar pessoas enfermas.

O DOM DA PROFECIA

19. SIGNIFICADO – Manifestação do Espírito mediante expressão vocal em línguas conhecidas para EDIFICAR, EXORTAR e CONSOLAR (1 Co 14.3)

20. EXEMPLOS
Filhas de Filipe (At 21.8-9)

DOM DA VARIEDADES DE LÍNGUAS

22. SIGNIFICADO – Manifestação do Espírito capacitando os crentes a falar em idiomas desconhecidos. “Milagre vocal do Espírito Santo”.

23. EXEMPLOS
Dia de Pentecostes (At 2.1-4)
Samaritanos (At 8.5-17)
Saulo (At 9.3-18; 1 Co 14.18)
Casa de Cornélio (At 11.14)
Discípulos em Éfeso (At 19.1-7)

24. OBSERVAÇÃO: Evidência inicial do batismo no Espírito Santo.

25. BENEFÍCIOS
Edificar a si mesmo (1 CO 14.4)
Orar no Espírito (Ef 6.18; 1 CO 14.2)
Descanso e refrigério espiritual (Is 28.11-12)
Vocabulário inesgotável

DOM DE INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS

26. SIGNIFICADO – Interpretação de línguas desconhecidas, faladas por quem interpreta ou faladas por outros.

27. REFERÊNCIAS: 1 Co 12.7 11; 14.27

28. Onservação: Não é tradução, palavra por palavra

29. BENEFÍCIOS – Edificar a Igreja. Exortar, consolar, convencer os incrédulos da presença de Deus em operação.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS
Batismo no Espírito Santo
Dom de Variedade de Línguas

Onde estão na Bíblia as promessas de batismo no Espírito?

R – Isaías 44.3; Joel 2.28-29; Mateus 3.11; Lucas 24.49.

Quando se iniciou o cumprimento dessas promessas?

R – Iniciou-se por ocasião do Pentecostes (Atos 2.1-4), a segunda grande festa sa-grada do ano judaico. Cinqüenta dias após a Páscoa iniciava-se a festa de Pente-costes, também chamada Festas das Colheitas; Pentecostes deriva do grego “pen-teekostos”, que significa qüinquagésimo. Leiam: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes con-cedia que falassem” (Atos 2.4).

Houve alguma promessa para que esse batismo ocorresse em gerações futuras?

R – Sim. Atos 2.39: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor chamar”.

Quais os exemplos de batismos após o Pentecostes?

R – EXEMPLOS BÍBLICOS:

(a) EM SAMARIA – Atos 8.5-17. Aqui temos o registro detalhado do batismo de irmãos que já eram crentes em Jesus e haviam sido batizados nas águas (vs. 8,12,14). “Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ou-vindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João, os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. Por-que sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas somente eram batizados em no-me do Senhor Jesus. Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo”(At 8.14-17). Portanto, foi uma experiência posterior a Pentecostes e distinta da salvação em Cristo Jesus.

(b) NA CASA DE CORNÉLIO – Atos 11.13-15 – Aqui o relato de salvação e batismo simultâneos: “E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós a princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo” (At 11.15-16). Aqui Pedro declara que o batismo naquela casa tinha sido igual ao do dia de Pentecostes: “como também sobre nós a princípio”.
(c) SAULO – Atos 9.10-18 – Saulo já era crente (v. 6,15), porém: “E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo [outra prova de que Saulo já era irmão em Cristo], o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por on-de vinhas, me enviou, para que tornes a ver E SEJAS CHEIO DO ESPÍRITO SANTO” (At 9.17). Experiência posterior a Pentecostes. A missão de Ananias não era pregar a Palavra ou levar Saulo à conversão, mas somente restabelecer a sua visão e enchê-lo do Espírito.

(d) OS DISCÍPULOS EM ÉFESO – Atos 19.1-7 – O fato ocorreu 25 anos depois do batismo coletivo em Pentecostes (Atos 2.4), já na terceira viagem missionária de Paulo. Vejamos: “Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado pela estrada do interior, chegou a Éfeso. Aí achou alguns discípulos e perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Tornou-lhes eles: Em que fostes batizados, então? Responderam: No batismo de João. Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, Jesus. Quando ouviram isto, foram batizados em nome do Senhor Jesus”. Antes de darmos prosseguimento, devemos verificar que as Boas Novas não haviam chegado àqueles discípulos de João Batista, que eram gentios. Tinham sido batizados em nome do Pai, de conformidade com o batismo de João. Então Paulo anunciou a vinda, a morte e ressurreição de Jesus, e eles ouviram, creram e foram batizados (v. 5). Paulo não se limitou a isso. Desejava que eles rece-bessem a plenitude do Espírito, tal como ele próprio recebera: “E, impondo-lhes as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam línguas e profetizavam”(v.6).

EXEMPLOS NÃO BÍBLICOS – Milhões de casos. Não há estatísticas sobre o assunto, mas com certeza há no Brasil milhões de irmãos batizados no Espírito Santo, ou seja, que passaram pela mesma experiência dos discípulos no dia de Pentecostes e de outros em anos posteriores, como acima relatado.

Quem batiza no Espírito Santo?

R – O Senhor Jesus: “Ele [Jesus] vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”(Lc 3. 16; Mt 3.11; At 2.32-33).

Quem pode ser batizado?

R – Somente os salvos, ou seja, os crentes em Jesus. Todos os casos bíblicos ocorreram após haverem recebido a Palavra, ou simultaneamente. (At 2.38-39). Quais as condições para o batismo? Buscar, ter sede: “Se alguém tem sede vem a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto Ele dizia do Espírito que haviam de receber os que nele cressem. O Espírito Santo ainda não fora dado, porque Jesus ainda não havia sido glorificado” (Jo 7.37-39). Mas não existe um método especial. Deus é soberano na sua vontade. Ele batiza quem quer, como, onde e quando quer.

Irmãos de Igrejas não pentecostais podem receber o batismo?

R – Podem. Basta ser crente, como já dito.

Qual a evidência desse batismo?

R – A evidência bíblica é o falar em línguas. O falar em línguas é um dom? É e está em 1 Corintos 12, onde se lê também acerca dos demais dons. Esses dons estão disponíveis hoje, ou só foram concedidos no tempo de Jesus? Todos os dons ali relacionados estão em vigor, não caducaram. A Carta aos Corintos foi escrita em 55/56 anos depois de Cristo, e ali Paulo declara que existe diversidade de dons e de ministérios (v. 4,5). Ademais, Paulo diz que “gostaria que todos vós falásseis em línguas, mas muito mais que profetizásseis [outro dom]”. (1 Co 14.5). E Paulo manifesta sua alegria em falar em línguas: “DOU GRAÇAS AO MEU DEUS, PORQUE FALO EM OUTRAS LÍNGUAS MAIS DO QUE TODOS VÓS” (1 Co 14.18). Como se vê, Paulo falava em línguas por onde andava e incentivava os irmãos a fazerem mesmo. Jesus declarou que o dom de variedade de línguas estaria disposto a todos os que cressem (Mc 16.17). Qual a finalidade desse dom? Paulo responde: “O que fala em língua não fala aos homens, senão a Deus. Com efeito, ninguém o entende, e em espírito fala mistério. O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja” (1 Co 14.2,4).

O batismo no Espírito Santo é condição para a salvação?

R – Não. Somos salvos pela graça, mediante a fé no Senhor Jesus. Pentecostais e não pentecostais são salvos em Cristo; são irmãos em Cristo. Então para que serve o batismo no Espírito? O apóstolo Paulo responde dizendo que toda manifestação sobrenatural do Espírito é dada a cada um para o que for útil (1 Co 12.7). Se não tivessem nenhuma utilidade, Deus não concederia tais dons. Também não os teria prometido. Também não teria derramado do seu Espírito sobre os discípulos no Pentecostes. Uma das finalidades é receber poder. Vejam: “Não vos ausenteis de Jerusalém, mas esperai a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Pois João batizou com água, mas vós sereis batizados com o espírito Santo, não muito depois destes dias. MAS RECEBEREIS PODER, AO DESCER SOBRE VÓS O ES-PÍRITO SANTO…” (At 1.4,5,8).

O que sente o crente na hora do batismo?

R – Essa pergunta eu fiz a uma centena de irmãos, antes de escrever esta apostila sobre o assunto. Nenhum deles soube descrever com segurança o que se passou no seu corpo, alma, espírito. A verdade é que receberam uma infusão de alegria. Algo indescritível e, até certo ponto, incontrolável.

Para expulsar demônios e curar enfermos precisa ser batizado no Espírito?

R – Jesus outorgou tais poderes a todo aquele que crê (Mc 16.17-18).

Devemos buscar os dons espirituais?

R – Paulo responde: “Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar… o que profetiza, fala aos homens para edificação, exortação e consolação” (1 Co 14.1,3).

Qual a diferença entre batismo no Espírito Santo e dom de línguas?

R – Expressões equivalentes a batismo no Espírito: “Ser cheio do Espírito” (At 2.4; 9.17) “Receber ou descer o Espírito” (At 8.15-16; 19.2); “Cair ou derramar o Espíri-to Santo” (Joel 2.28-29; At 2.17; 10.44-45; 11.15); “Batizar com o Espírito Santo” (Mt 3.11; Jo 1.33; At 11.16). O Batismo é uma experiência especial e sobrenatural. O falar em línguas é uma manifestação do Espírito, um dom (1 Co 12.7, 10).

Por que só o dom de variedade de línguas é uma evidência do batismo, se existem outros dons mais nobres?

R – A vida espiritual do crente deve ser um crescer constante. A Bíblia diz para crescermos na graça e no conhecimento (2 Pe 3.18); “Jesus crescia em sabedoria” (Lc 2.52); devemos crescer em nossa fé (2 Co 10.15; Lc 17.5). Deus concede inicialmente ao recém-batizado um ou mais dons, mas nada impede que o crente continue crescendo, “procurando com zelo os melhores dons” (2 Co 12.31; 14.1). O apóstolo Paulo diz que “as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis” (1 Co 14.22), que passam a compreender por que o Reino de Deus é diferente do reino das trevas. Para os crentes, as línguas significam que o Espírito está sendo derramado (At 10.44-46; 11.15-17).

Por que considerar o batismo no Espírito Santo uma doutrina se essa experiência está circunscrita ao livro de Atos e aos primeiros passos da Igreja?

R – Se o cânon do Novo Testamento só fosse selado após o último batismo no Espírito Santo, ainda continuaria aberto, pois a Igreja continua RECEBENDO o Espírito. Ademais, Paulo não declara que o falar em línguas tenha sido um privilégio da igreja em Corinto. Se dermos curso ao raciocínio de que a experiência ficou restrita àqueles irmãos, deveríamos então desconsiderar não só as cartas aos coríntios, mas a enviada aos romanos, aos filipenses, aos colossenses, e outras. O registro detalhado da experiência em Atos não significa dizer que ficou ali circunscrita. Seria desnecessária a continuação dos registros. Mas o assunto é tratado também em I e II aos Coríntios; em Joel 2.28, como promessa; em Marcos 16.17, na palavra de Jesus; em João 1.33, na palavra de João Batista; em Romanos 1.11 e 12.6, na palavra de Paulo, desejoso de que houvesse fortalecimento espiritual, e confirmando a variedade de dons e o de profecia.

Jesus falou em línguas?

R – A Bíblia nada diz a respeito. Cremos que não, porque a promessa era para uma ocasião futura (Jl 2.28; Mc 16.17; At 2.4,16). Outra razão: o falar em línguas serve à edificação própria, do próprio crente, porque fala em espírito, em mistérios, com Deus (1 Co 14.2,4,14). E também porque o derramar do Espírito se deu após a ascenção de Jesus.

Há um local determinado para recebermos o batismo?

R – Não. O crente pode receber o Espírito em qualquer lugar, mas o local mais apropriado é num ambiente de oração. Pode ser com ou sem imposição das mãos.

Quando a pessoa aceita Jesus como Senhor e Salvador recebe o Espírito. Por que receber o Espírito outra vez? Seria um reforço da graça?

R – A finalidade desse batismo está expressa nas palavras de Jesus: “Envio sobre vós a promessa de meu Pai; mas ficai na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49; At 1.4-5). Antes de Sua ascensão, Jesus soprou sobre os discípulos e estes receberam o Espírito, para regeneração (Jo 20.22), cumprindo a promessa de que o Espírito habitaria neles, como habita em nós (Jo 14.17). Os interessados poderão aprofundar-se no estudo dessa passagem, em que Jesus, ressurreto, sopra sobre os discípulos para dar-lhes uma nova vida espiritual. No segundo momento, Jesus diz que “não muito depois desses dias” eles seriam batizados no Espírito Santo, em cumprimento à promessa do Pai (At 1.4,5; 2.4,16,17,18). Não entendemos este batismo como uma nova salvação. Entendemo-lo exatamente nos termos usados por Jesus: revestimento de poder. O termo REVESTIR é assim definido no dicionário Aurélio: “1. Tornar a vestir; 2. Vestir; 3. Estender-se por sobre; cobrir; tapar; 4. Atribuir a si; 5. Tornar estável, firme, resistente; solidificar…”. Cremos que a definição mais apropriada para o batismo no Espírito Santo seria então o de dar um a cobertura, uma sobrecapa para tornar mais firme e resistente. Num exército, todos são soldados defensores da pátria, mas os que seguem para a linha de frente recebem adestramento, armadura, suporte e armas específicos.

Qual a finalidade do dom de variedade de línguas?

R – Falar em espírito com Deus sem usar o seu idioma pátrio, pelo que se edifica a si mesmo (1 Co 14.2,4,14). Todavia, essas línguas podem ser humanas e vivas (At 2.4-6), ou uma língua desconhecida na terra (1 Co 13.1). Os crentes de Corinto estavam exagerando no uso do dom de línguas em detrimento dos outros dons. Para corrigir, Paulo deu a seguinte orientação: a) a profecia é mais importante para a igreja porque exorta, edifica e consola; dela todos se beneficiam (1 Co 14.3). Os irmãos não devem pensar apenas na sua edificação; b) para que os benefícios se estendam ao maior número possível, aquele que fala em línguas, ore para receber o dom de interpretação (1 Co 14.13), se é que “desejais dons espirituais, procurai abundar neles para edificação da igreja” (1 Co 14.12). Em nenhum momento, Paulo despreza ou desestimula o uso do dom de variedade de línguas. Ao contrário, ele agradeceu a Deus porque falava muito em línguas (v. 18), e disse que “gostaria que todos falassem em línguas”, mas que também houvesse muito mais profecia (v.5). Para benefício da Igreja – e essa orientação vale para hoje – convém que haja intérprete; se não houver intérprete, melhor que fiquem em silêncio, falando consigo e com Deus (v.28). Por fim, uma recomendação do apóstolo: “Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas, mas faça-se tudo decentemente e com ordem” (1 Co 14.39-40). Ou seja: usemos todos os dons para que o Espírito se manifeste, mas em ordem.

ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS – III

A única evidência do batismo é o falar em línguas?

O que a Bíblia nos mostra como evidência do batismo no Espírito Santo é o falar em línguas. Em Atos 10.44-46 vemos que “os fiéis que eram da circuncisão” se
maravilharam ao presenciar o derramar do Espírito sobre os gentios. Como eles souberam? “POIS OS OUVIAM FALAR EM LÍNGUAS”. Então, ficaram cheios de unção para engrandecerem a Deus. (v.46). No caso de Simão, a mesma coisa. Simão viu ou ouviu alguma coisa que evidenciou a descida do Espírito aos de Samaria (Atos 8.15-18). Em Pentecostes, a evidencia maior foram as línguas (Atos 2.4). O batismo dos efésios também foi seguido pelo falar em línguas (Atos 19.5-6). Todavia, creio que o Espírito não está limitado a determinadas fórmulas. É possível que um crente seja batizado e somente depois de algum tempo haja a manifestação vocal e sobrenatural das línguas ou de outros dons. Mas como determinar se o irmão foi batizado no momento em que começou a falar em línguas ou no momento em que sentiu algo estranho? Particularmente não conheço casos de batismo sem o dom de línguas, até porque na ocasião do batismo, além das línguas, nem sempre há manifestações físicas visíveis. Resumindo, o falar em línguas estranhas é uma evidência segura de que o irmão foi batizado no Espírito Santo. Não estamos falando em falar línguas decoradas ou em imitações grosseiras. Quem tem discernimento sabe distinguir uma coisa da outra.

Observações finais

1) O assunto é muito vasto e não se esgota neste trabalho. O presente estudo servirá apenas de roteiro para os interessados em ampliar seus conhecimentos, para
ministração de seminários, escolas e estudos nas igrejas.
2) A Bíblia de Estudo Pentecostal foi a principal fonte para elaboração deste estudo.

Bibliografia

1) BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL (1995, Almeida Revista e Corrigida)
2) O NOVO COMENTÁRIO DA BÍBLIA (Edições Vida Nova, 1990)
3) O ESPÍRITO SANTO E SEUS DONS (Kenneth E. Hagin)

Pr Airton Evangelista da Costa
www.palavradaverdade.com
Assembléia de Deus Palavra da Verdade
Aquiraz – Ceará – BRASIL

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