CONSULTA
Queria um conselho por parte de sua pessoa. Estou passando um problema conjugal.Descobri que meu marido tem outra mulher e ela está grávida. Tenho mais de dez anos de casada. Ele simplesmente me ignora como se eu nâo existisse. Estou sofrendo muito, mas Deus é tâo bom comigo que me enviou uma amiga que evangélica. Estou frequentando sua igreja. Nâo ceitei Jesus ainda mais sinto que está próximo. Sinto que Deus está me dando esta força de suportar o castigo. Há nove messes que nao sei o que é um carinho da parte dele, mas sei tambem que vou vencer.
Peço uma ajuda de sua parte, que possa me orientar no caminho certo, pois já pensei em me separar só que tenho dois filhos e sinto que eles vão sofrer muito. espero sua resposta.
RESPOSTA
Fiquei sinceramente entristecido com sua situação. O que seu marido está fazendo, o desprezo, não se deve fazer nem com os animais. Na verdade ele é o animalesco nessa história. Homem de verdade não despreza assim a própria mulher, aliás, a família toda. A senhora não se casou com um homem de verdade. Orei logo que recebi sua mensagem e pediu a Deus uma solução para seu difícil caso. São milhares de casos iguais ao seu. Homens de corações endurecidos, sem Deus e sem amor fraterno estão deixando suas mulheres e filhos. E o fazem com a maior naturalidade do mundo, como se sua família fosse um copo ou qualquer recipiente descartável. Antes, isso só acontecia com casais novos, de até cinco anos de vida a dois. Hoje, um casamento poderá ser desfeito mesmo que tenha quinze anos de duração. Em parte, a razão desse descaminho reside no fato de que os homens se apaixonam não pela pessoa, seu caráter, seu estilo de vida, sua personalidade, mas pela beleza exterior, pela plástica. Depois de certo tempo, começam eles a olhar para donzelas mais novas e de corpo mais em forma. Tudo isso se resumo na falta de amor verdadeiro. Esta expressão está perdendo o significado para muitas pessoas. Valoriza-se o “ficar” mesmo antes de namorar; o “transar” mesmo antes de qualquer compromisso, menor que seja. Finalmente, chegam ao “ficar junto”, sinônimo de mancebia, fornicação, prostituição. Do “ficar” ocasionalmente passa-se para “o ficar junto” temporariamente. Tudo sem compromisso. Ao fim de certo tempo, homens e mulheres percebem que tiveram muitos(as) parceiros(as) mas nenhuma esposa/marido; tiveram casas confortáveis, mas não tiveram um lar digno e honrado. Não quero dizer que o seu caso é conseqüência dessa perversão social. Nas separações, que ocorrem aos milhares – estatística recente registra que o número de divórcios supera o de casamentos – quem mais sofre são os filhos, que sempre desejam ver os pais unidos e felizes. Eles sentem que a separação gera instabilidade familiar. E geram. As consequencias começam a aparecer no desempenho escolar, nos atos, nos relacionamentos, e podem durar pelo resto da vida.
É quase certo que seu marido foi um traidor desde o início. Esses ímpios traem e mentem o tempo todo. A primeira coisa que a senhora tem que fazer é atirar-se nos braços de Jesus: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” (Mt 11.28). Neste momento a senhora precisa ter a paz de Deus. Ore muito pelo seu marido, e não o odeie. Ele está em trevas. Continue indo à igreja e medite bastante na Palavra. Deus conhece nossas fraquezas e sabe que muitos somente se chegam a Ele quando estão fragilizados. Eu não sou exceção. Também fui a Ele numa situação de grande dor: doença de minha esposa. Ore com seus filhos; conte-lhes a situação; ensine-lhes a confiar em Deus. Não entre em desespero. Seu marido não merece isso. Deus opera de múltiplas formas. A Bíblia manda que devemos dar graças a Ele por tudo, pois tudo concorre para o bem daqueles que O temem. Minha esposa adoeceu e morreu. Foi esse a fórmula que Deus usou para a nossa conversão, e a dos meus filhos. A conquista da salvação às vezes é dolorosa, mas vale a pena. E lembre-se de que em caso de adultério Deus consente na separação. Mas espere o mover de Deus. Dê um tempo para Deus trabalhar. Acabei de fazer uma oração em seu favor. Pedi a Deus que fizesse retornar o seu marido e que a senhora tivesse paz no coração.