A Parábola das Dez Virgens

Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo” (Mt 25.1).

“Esta parábola ressalta o fato que todos os crentes devem constantemente examinar sua vida espiritual, tendo em vista a vinda de Cristo num tempo desconhecido e inesperado. Devem perseverar na fé, para que, uma vez chegados o dia e a hora, sejam levados pelo Senhor na sua volta. Estar sem comunhão com pessoal com o Senhor quando ele voltar significa ser lançado fora da sua presença e do seu reino”.
“O que faz a diferença entre o néscio e o sábio é aquele (louco) não reconhecer que o Senhor, ao voltar (v. Jo 14.3) virá num tempo em que não é aguardado, nem precedido de sinais visíveis específicos”.
“Cristo mostra aqui e em Lucas 18.8 que uma grande parte dos crentes estará despreparada no momento da sua volta. Cristo deixa, pois, claro que Ele não vai esperar até que todas as igrejas locais estejam preparadas para a sua vinda”.
“Note-se que todas as dez virgens (tanto as prudentes como as loucas) foram surpreendidas, ao vir o noivo. Isto indica que a parábola das dez virgens refere-se aos crentes vivos antes da tribulação e não àqueles durante a tribulação, os quais terão sinais específicos precedendo a volta de Cristo no final da tribulação” (v. Mateus 25.1-13).
“O azeite. Jesus, numa série de ilustrações, ressalta a necessidade de fidelidade e vigilância do crente até que Ele volte. A parábola das dez virgens destaca a urgente necessidade disso, pelo fato de Cristo vir numa data imprevisível. “Na vossa paciência”, disse Jesus, “possuí a vossa alma” (Lc 21.19). O azeite nesta parábola representa no crente a presença permanente do Espírito Santo, aliada à fé verdadeira e à santidade. Cinco outras parábolas contendo a lição da perseverança são: O Semeador (Lc 8.4-15); O Serviço Vigilante (Lc 12.35-40); O Mordomo Fiel (Lc 12.42.48); O Construtor da Torre (Lc 14.28-30); e O Sal Degenerado (Lc 14.34,35)”.

Fonte: Comentários da Bíblia de Estudo Pentecostal.
Vídeos pertinentes:
As Dez Virgens:
http://www.youtube.com/watch?v=HWAZASbImNU
http://www.youtube.com/watch?v=S47qzhyVJ9Q
Fidelidade e Vigilância:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *