A Inspiração Divina da Bíblia

1 – “O Espírito Santo vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (Jo 14.26).
2 – “Toda a Escritura é divinamente inspirada…” (2 Tm 3.16).
3 – “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei…” (1 Co 11.23; 15.3).
4 – “Não recebi o evangelho, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo” (Gl 1.12).
5 – “Nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. A profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo espírito Santo” (2 Pe 1.20-21).
A Bíblia tem o aval de JESUS. A Bíblia é de inspiração divina porque JESUS se reportou a vários livros do Antigo Testamento como sendo a expressão da verdade. Uma das provas da inspiração divina da Bíblia é a aprovação por Jesus. Ele leu o Antigo Testamento (Lucas 4.18); ensinou a Bíblia (Lc 24.27); chamou-a de “A Palavra de Deus” (Mc 7.13) e cumpriu-a (Lc 24.44). Nesta última passagem, Ele aprova todas as Escrituras do AT (Lei, Salmos e Profetas). Ele afirmou que as Escrituras são a verdade (Jo 17.17) e disse que os saduceus erravam “por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus” (Mt 22.29). Jesus viveu e procedeu de acordo com elas (Lc 18.31); declarou que o escritor Davi falou pelo Espírito Santo (Mc 12.35,36); Derrotou a Satanás, no deserto, usando a Palavra de Deus (Dt 6.13,16; 8.3).Além disso, a Bíblia, explicando-se a si mesma, atesta sua inspiração divina (2 Tm3.16-17).
A expressão “Assim diz o Senhor” aparece 2.600 vezes na Bíblia. A inspiração da Bíblia foi o sopro divino que guiou seus escritores.

INSPIRAÇÃO PLENÁRIA E VERBAL – Doutrina que assegura ser a Bíblia, em sua totalidade, produto da inspiração divina. 1)Plenária: Todos os livros da Bíblia, sem qualquer exceção, foram inspirados por Deus. 2) Verbal: O Espírito Santo guiou os autores não somente quanto às ideias, mas também quanto às palavras dos mistérios e concertos do Altíssimo (2 Tm 3.16). A inspiração plenária e verbal, todavia, não eliminou a participação dos autores humanos. Pelo contrário, foram eles usados de acordo com seus traços pessoais, experiências e estilos literários. A inspiração da Bíblia, além de verbal e plenária, é também dinâmica. Trata-se de uma inspiração única. Além da Bíblia, nenhum outro livro foi produzido de igual forma. Eis porque a Palavra de Deus é a obra-prima por excelência da raça humana (Dicionário Teológico, Claudionor Corrêa de Andrade).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *