Uma Pergunta Sem Resposta

Pr. Timofei Diacov

“Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação?” Hebreus 2.3. Deus pode responder todas as perguntas que lhe fizermos, mas esta ele não pode responder, pois o amor e o interesse que demonstrou pelo homem é evidente. Diz Jesus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”, João 3.16. O escritor da epístola aos hebreus, depois de ter abordado o assunto “salvação”, pergunta sobre como escapar, se não houver da parte do homem desejo de aceitar essa salvação, que é tão grande. E ele mesmo não responde à pergunta.

Como uma pessoa pode viver, recusando a vida? Seria o mesmo que perguntar: como uma pessoa pode ser feliz, recusando a felicidade? Como pode ganhar um bom salário, recusando um bom emprego? Como pode alimentar-se, recusando o alimento? São perguntas que não têm resposta, pois ela não existe. O rei Salomão, escrevendo o livro de Provérbios, fala muito sobre a sabedoria. E recomenda aos seus leitores que adquiram essa sabedoria, dizendo ser ela mais preciosa do que a prata, o ouro e outras pedras. E alguém, lendo essas recomendações, deseja ser sábio, mas recusa seguir o caminho traçado por ele. Porventura chegará a ser sábio?

A bíblia diz que o caminho da vida é um só. Poderá o homem alcançar a vida, seguindo outros caminhos? Entretanto, muitos, pretendendo receber essa vida, que a bíblia chama de “eterna”, por caminhos inteiramente opostos ao caminho de Deus, querem seguir as suas próprias orientações e não as de Deus. O profeta Isaías adverte em nome do Senhor, dizendo: “Porque os meus caminhos não são os vossos caminhos, e nem os vossos pensamentos os meus pensamentos.

O texto de Hebreus 2.3 diz da impossibilidade de o homem escapar do juízo de Deus, se recusar a grande salvação: “como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação?” Não pense, ó homem vão, que Deus vai afrouxar as cordas. Não pense que ele vai mudar de plano. Não pense que Deus é mutável. Não pense que Deus pode mentir. Mentirosos são os homens, mas não Deus. Deus não é homem para mudar a maneira de pensar e agir. Você, se não aceitar a salvação de Deus, enquanto está vivo, não pense que irá alcançá-la depois da morte, pois não haverá uma outra oportunidade para ninguém.

O apóstolo Paulo adverte: “Se alguém vos anunciar outro evangelho, seja anátema”. E é o que muitos estão procurando e seguindo. Querem um outro evangelho: um evangelho social, com mensagem sem cruz, sem sangue, sem sacrifício do cordeiro de Deus. Querem um evangelho que lhes facilite tudo. Querem chegar ao reino celestial por atalhos e não pelo caminho traçado por Deus. Querem e seguem, só que não chegarão a esse reino celestial, porque, como dissemos, o caminho é um só; e voltamos a repetir as palavras iniciais da bíblia: “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação?” Prezado leitor, como pretende escapar você do juízo de Deus que irá condená-lo por não ter atentado para uma tão grande salvação? Que Deus lhe dê a sensibilidade e o entendimento, pois, a pergunta não tem resposta.
=========
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 – Jardim Pinheiro
16400-576 – Lins – SP
(0xx14) 3522-7032. (novo telefone)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *