Qual é a Definição de Endemoninhado ?

O termo endemoninhado é tradução do verbo grego daimonizomai. A palavra é usada 13 vezes no Novo Testamento e somente nos Evangelhos (Mt 4.24; 8.16,28,33; 9.32; 12.2; 15.2; Mc 1.32; 5.15,16,18; Lc 8.36; Jo 10.21). Endemoninhado é toda pessoa que tem um ou mais demônios em qualquer parte interior de seu corpo. “Endemoninhado” e “ter demônio” são expressões que indicam a mesma coisa, estar interiormente habitado por demônios. Um ataque exterior como o de Jó (Jó 2.7) e Paulo (2 Co 12.7), não pode ser descrito pelo termo endemoninhado. Sendo assim, a palavra grega έχω (echō) que significa “ter”, descreve apenas o endemoninhado. Vejamos os versículos abaixo, conforme a tradução da Edição Almeida, Revista e Corrigida:

“E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho que (έχω) tem um espírito mudo” (Mc 9.17).

“E estava na sinagoga um homem que (έχω) tinha um espírito de um demônio imundo, e este exclamou em alta voz”(Lc 4.33).

“E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que, desde muito tempo, (έχω) estava possesso de demônios e não andava vestido nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros” (Lc 8.27).

“E eis que estava ali uma mulher que (έχω) tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos, e andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se” (Lc 13.11).

“Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os (έχω) tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados” (At 8.7).

“E aconteceu que, indo nós a oração nos saiu ao encontro uma jovem que (έχω) tinha um espírito de adivinhação, a qual adivinhando dava grande lucro aos seus senhores” (At 16.16).

“E alguns dos exorcistas judeus, ambulantes, tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que (έχω) tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega” (At 19.13).

Não concordo em traduzir echō por possesso em todos os versículos acima (como fez a Versão Almeida, Revista e Atualizada). Possessão é quando o demônio aloja-se no cérebro do endemoninhado e assume o controle de todo o seu corpo. Quando isso acontece, o demônio, pode falar através da pessoa, fazer a pessoa gritar, dar gargalhadas, cair, etc. Todo possesso é um endemoninhado, porém, nem todo endemoninhado fica possesso.

A palavra “manifestação” também é usada para se referir ao endemoninhado sendo controlado pelo demônio. Mas a manifestação pode ser geral ou local. A manifestação geral é o que chamo de possessão. A manifestação local é somente na parte do corpo aonde o demônio está. Podendo ser: através de dores, deformidade física, e outras enfermidades, os demônios alojam-se em qualquer parte do corpo humano.

Nos evangelhos nós temos três casos diferentes: O caso do geraseno, que ficava possesso 24 horas por dia (Mc 5.5). O caso do jovem epilético, que às vezes ficava possesso (Mc 9.18). E o caso da mulher encurvada, que não estava possessa, mas era endemoninhada (Lc 13.11). A palavra “curvada” em Lucas 13.11 é tradução de “synkýpto” palavra médica para a curvatura da coluna. Neste caso o demônio se alojava na coluna desta mulher, era uma manifestação incessante e local. A mulher encurvada não estava possessa (como traduziu a Versão Almeida, Revista e Atualizada), já que ela estava plenamente consciente. Jesus falou com ela e não com o demônio (Lc 13.12,13).

Espero que esta definição de endemoninhado lhe traga discernimento em seu ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *