Protestantes Excomungados

Para melhor entendimento das explicações a seguir, do padre Eduardo, convém ler as seguintes matérias no meu site, em Perguntas e Respostas:

“Os Termos do Concílio de Trento e da Dominus Iesus Foram Revogados?”, e

“Os Protestantes Estão Excomungados Pela Igreja Católica?”.

Considerei em minha exposição que o Ecumenismo Cristão encontra uma barreira legal na excomunhão dos crentes, ainda não revogada. Ao tomar conhecimento disso, o padre Eduardo fez algumas ponderações. Todavia, como se vê em suas afirmações, os termos do Concílio de Trento continuam em vigor. O Concílio Vaticano I (1869-1870) confirmou o fato:

1809. Cân. 4 – Se alguém não admitir como sagrados e canônicos os livros da Sagrada Escritura, inteiros e com todas as suas partes, conforme foram enumerados pelo sacrossanto Concílio de Trento, ou lhes negar a inspiração divina – seja excomungado.

1823. [Cânon] Se, pois, alguém disser que o Apóstolo S. Pedro não foi constituído por Jesus Cristo príncipe de todos os Apóstolos e chefe visível de toda a Igreja militante; ou disser que ele não recebeu direta e imediatamente do mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo o primado de verdadeira e própria jurisdição, mas apenas o primado de honra – seja excomungado.

1825. [Cânon] Se, portanto, alguém negar ser de direito divino e por instituição do próprio Cristo que S. Pedro tem perpétuos sucessores no primado da Igreja universal; ou que o Romano Pontífice é o sucessor de S. Pedro no mesmo primado – seja excomungado.

1831. [Cânon] Se, pois alguém disser que ao Romano Pontífice cabe apenas o ofício de inspeção ou direção, mas não o pleno e supremo poder de jurisdição sobre toda a Igreja, não só nas coisas referentes à fé e aos costumes, mas também nas que se referem à disciplina e ao governo da Igreja, espalhada por todo o mundo; ou disser que ele só goza da parte principal deste supremo poder, e não de toda a sua plenitude; ou disser que este seu poder não é ordinário e imediato, quer sobre todas e cada uma das igrejas quer sobre todos e cada um dos pastores e fiéis – seja excomungado.

1839. Por isso Nós, apegando-nos à Tradição recebida desde o início da fé cristã, para a glória de Deus, nosso Salvador, para exaltação da religião católica, e para a salvação dos povos cristãos, com a aprovação do Sagrado Concílio, ensinamos e definimos como dogma divinamente revelado que o Romano Pontífice, quando fala ex cathedra, isto é, quando, no desempenho do ministério de pastor e doutor de todos os cristãos, define com sua suprema autoridade apostólica alguma doutrina referente à fé e à moral para toda a Igreja, em virtude da assistência divina prometida a ele na pessoa de São Pedro, goza daquela infalibilidade com a qual Cristo quis munir a sua Igreja quando define alguma doutrina sobre a fé e a moral; e que, portanto, tais declarações do Romano Pontífice são por si mesmas, e não apenas em virtude do consenso da Igreja, irreformáveis.

1840. [Cânon]: Se, porém, alguém ousar contrariar esta nossa definição, o que Deus não permita, – seja excomungado. Imprimatur por comissão especial do Exmo. e Revmo. Sr. Dr. Manuel Pedro da Cunha Cintra, bispo de Petrópolis. Frei Desidério Kalverkamp, O. F. M. Petrópolis, 9-1-1959 Esta tradução de Frei Guilherme Baraúna, O. F. M., foi feita diretamente do Enchiridion Symbolorum de Denzinger-Banwart-Umberg.

Esclarecimentos do padre:
Caro Pastor Airton:
24.05.05

Na Igreja Católica, com o atual Concílio Vaticano II, existem aqueles que interpretam o Concílio Vaticano 2 em unidade com os Concílios Anteriores, e aqueles que interpretam sem relacionar com os Concílios anteriores.

No próprio Concílio Vaticano 2, uns preferem interpretar ao pé da letra (o que é o meu caso), enquanto outros preferem interpretar o espírito do Concílio (que é o caso dos modernistas). Enfim, pelo que e ainda continua em voga, não foram revogados os termos do Concílio de Trento, pois foi o penúltimo Concílio Dogmático junto com o Concílio Vaticano 1. Por isso que a Infalibilidade Papal não foi e jamais será anulada. Lembrando o que foi revogado foi o Código de 1917 e não o Concílio de Trento. Os Cânones apresentados pelo Senhor, são do antigo código, já abrogado.

Quanto à Dominus Iesus (Jesus é o Senhor), esta Declaração do Magistério Eclesiástico foi escrita em primeiro lugar para os Católicos que vivem em países de maioria não cristã, tal como acontece em países asiáticos. Estava havendo uma espécie de sincretismo aos católicos desses países, que acreditar em Cristo seria o mesmo que acreditar em Buda, etc……… Claro que para esclarecer a doutrina católica e orientar contra o relativismo religioso, este documento escrito pela Congregação da Doutrina da Fé, visa orientar os católicos contra esta heresia doutrinal.

No mais, a função do Primado Petrino (Papado), nunca é ir contra os Concílios anteriores, mas ser Guardião da doutrina e dos Concílios Anteriores. O Papa como Cabeça do Colégio Episcopal, deve abrir e fechar (chaves de Pedro) o que verdadeiro em doutrina católica, ou o que é falso.
Excomungado significa não poder Comungar a Eucaristia. Excomungado significa não poder receber o Corpo de Cristo. Não é no sentido de ser excluído como pessoa humana por parte da Igreja Católica ou simplesmente ser amaldiçoado. Lembrando que a excomunhão é automática, isto é, sem necessitar algo por escrito da Autoridade Competente, neste caso.
Pe. Eduardo.
====================================

Na verdade, mudam-se as palavras, mas o conteúdo é o mesmo. Se fomos excomungados, como falar em ecumenismo cristão? Se os papas são infalíveis, como revogar a excomunhão do Concílio de Trento?

Minhas considerações não revelam qualquer interesse da minha parte no ecumenismo.
Pastor Airton Costa
05.06.05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *