PLEROMA – Significado

Termo grego pleroma, “plenitude”. Uma das mais profundas e complexas Doutrinas da Cristologia. Trata-se da Doutrina da plenitude da Divindade presente em Cristo: “Porque nEle habita corporalmente, toda a plenitude da Divindade.” (Cl 2:9). Em todo o NT, pleroma aparece dezessete vezes, sendo que em Cl encontra-se e em 1:19 e 2:19. Esse termo era largamente utilizado pelos Gnósticos. Para eles, Pleroma representava a totalidade das “emanações” de Deus, dentre as quais incluíam os seres vivos. Criam ainda que as emanações mais elevadas seriam as várias gradações de ordens angelicais. Segundo esta concepção, cada um desses seres compartilhava uma partícula da Divindade, sendo uma tênue manifestação de Deus, uma partícula da Natureza Divina total. Desta forma, o Espírito de Deus usou Paulo para valer-se do mesmo termo; porém, num sentido totalmente diferente e completamente divorciado do sentido gnóstico. Para Paulo, Cristo possui a Natureza inteira de Deus e não apenas uma partícula dela. Segundo ele, todos os atributos e manifestações da Divindade estavam concentrados “em uma pessoa”. Aquilo que os gnósticos distribuíam entre tantas ordens, Paulo atribuía somente a Cristo. Toda a plenitude de Deus habitava corporalmente em uma única pessoa, Cristo, que é maior do que todas as supostas emanações de todos os seres angelicais juntas. Desta forma, a aplicação de Paulo se constitui em uma poderosíssima declaração da Divindade de Jesus Cristo. Estas declarações são paralelas às de Hb 1:3, que afirma, entre outras coisas, que Jesus é o “resplendor” da glória de Deus e a “expressa imagem” da Sua Pessoa. Também, um paralelo com a doutrina do Logos (Jo 1:1). Paulo diz que “habita corporalmente”. A primeira dessas duas palavras, katoikeo, significa “habitar permanentemente” ou “fixar residência” (claro contraste com paroikeo e skeno, que significam “residir temporariamente”). “Corporalmente”, é importante ressaltar que no original grego é somatikos, que significa “de forma corpórea”, “pertencente ao corpo” ou “de modo corpóreo”.
FONTE: Dicionário Teológico Brasileiro Lázaro Soares de Assis

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