O Que Significa a Ordem de Melquisedeque?

Consulta
Gostaria de saber o que é a “Ordem de Melquisedeque” (Mirian).

Resposta

MELQUISEDEQUE (Rei de justiça) – Nome de um rei de Salém e sacerdote do altíssimo, Gn 14.8 e seg. Salém é o antigo nome de Jerusalém e quer dizer: 1) Que a cidade já existia e era governada por um rei, antes da conquista de Canaã pelos israelitas. 2) Que o nome Jerusalém significa cidade, ou segundo o modo hebraico de entender, fundamento de paz, ou segurança, de que Salém é uma abreviação. 3) Que Salém se emprega como sinônimo de Jerusalém no Sl 76.2. 4) Que a comparação do Senhor de Davi com Melquisedeque no Sl 110.4, é a mais apropriada, visto que Melquisedeque foi rei da mesma cidade em que Davi também o foi. 5) Que Jerusalém se acha no c aminho de Hobá e Damasco para Hebrom, lugar para onde se dirigia o patriarca Abraão.
Melquisedeque, como é descrito na epístola aos Hebreus 5.10; 6.20; e cap. 7, não tinha pai nem mãe, nem genealogia. Quer isto dizer que a sua ascendência era ignorada, cp. Ed 2.59,62. Este modo de dizer era muito familiar aos escribas assírios e também usado pelos rabinos da Judéia e conhecido aos escritores gregos e latinos. Diz-se mais que não teve princípio de dias, nem fim de vida, permanece eternamente.
Emerge repentinamente do desconhecido e do mesmo desaparece: não se sabe donde veio e para onde vai, ignora-se seu o seu nascimento e a sua morte: é o tipo do sacerdócio eterno.
Melquisedeque era sacerdote do Deus Altíssimo. Elelyon é a palavra que aparece na teogonia dos fenícios representando Saturno, criador dos céus e da terra (Sanchoniathon, citado por Euzébio, Praep. 1.10). Se este Elelyon não representa a concepção que Melquisedeque tinha do Deus único, deve referir-se ao Deus supremo, o Deus dos deuses, idéia muito elevada, ainda que não seja de puro monoteísmo.
Melquisedeque saiu de sua cidade real para encontrar-se com Abraão quando voltava da matança dos reis e o abençoou. O patriarca reconheceu nele um sacerdote do verdadeiro Deus, e publicamente deu testemunho de ser participante da mesma fé, ao qual deu o dízimo de todas as cousas, como representante do Deus Altíssimo, que atribuía a vitória alcançada por Abraão ao Criador dos céus e da terra, cp. At 10.35. O autor da epístola aos Hebreus mostra quão grande personagem era Melquisedeque a quem o próprio Abraão, e por meio dele, virtualmente, o mesmo Levi pagou dízimos, confessando por certo modo que lhe era inferior. Quando, pois, assumiu as funções de sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, excedeu a dignidade do sacerdócio arônico (Dicionário da Bíblia, John D. Davis).

MELQUISEDEQUE – Rei de Salém, e sacerdote do Altíssimo Deus, que encontrou Abraão, quando este voltava d carnificina de Quedor-laomer: apresentou pão e vinho, abençoou aquele patriarca, e recebeu dele os dízimos (Gn 14.17 e 20). Num dos salmos messiânicos (Sl 110.4), Jesus é descrito como sacerdote para sempre, “segundo a ordem de Melquisedeque”. Este ponto é tratado muito amplamente em Hb 5.6,7, onde a relação entre Melquisedeque e Cristo, como tipo e antítipo, está nestas particularidades: cada um deles é sacerdote, (1) não segundo a ordem levítica: (2) tem superioridade sobre Abraão; (3) não se conhecendo o seu princípio e o seu fim; (4) e não só é sacerdote, mas também rei de paz e de justiça (Dicionário Bíblico Universal, Buckland).

MELQUISEDEQUE (que significa “rei de justiça”) era também “rei de Salém” (possivelmente a Jerusalém primitiva), como “sacerdote do Deus Altíssimo”. Ele servia ao único Deus verdadeiro, assim como Abrão. Melquisedeque era cananeu e, portanto, como Jó, é um exemplo de um não-israelita, servo de Deus. Melquisedeque é um tipo ou figura da realeza e sacerdócio eternos de Jesus Cristo (Sl 110.4). (Bíblia de Estudo Pentecostal).
www.palavradaverdade.com
21.03.05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *