O que é Corpus Christi?

É uma expressão latina que significa Corpo de Cristo
O que é – É uma das grandes festas da Igreja Católica ocidental, celebrada na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade.
Finalidade – Comemorar a instituição do sacramento da eucaristia. A eucaristia, segundo o ensino romanista, diz respeito aos elementos da Santa Ceia, ou seja, o pão e o vinho. Na eucaristia estaria presente o corpo de Cristo. Sacramento é o conjunto de ritos e cerimônias que, segundo a teologia romana, confere graça divina.
O Corpus Christi começou oficialmente, em 1311, conforme determinação do papa Clemente V, que a tornou obrigatória. Porém, em 1246 o bispo Robert de Torote, de Liège, França, ordenou a celebração da festa em sua diocese.
Características da festa – O que mais caracteriza é a procissão, com milhares de fiéis, e os “andores monumentais que atravessam ruas atapetadas”.
Observações – Corpo Christi nada tem a ver com o Corpo de Cristo, a Igreja, da qual Cristo é cabeça: “Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros” (Romanos 12.5); “E sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche tudo em todos” (Efésios 1.22-23).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *