O Que é Agnosticismo?

AGNOSTICISMO

“Doutrina que defende a incognoscibilidade de qualquer ordem de realidade desprovida de evidência lógica satisfatória. O termo foi criado por T.H. Huxley
(1825 – 1895), para expressar o seu desprezo em face da atitude de certeza dogmática simbolizada pelas crenças dos antigos gnósticos. Nega a possibilidade de um conhecimento racional e certo de qualquer realidade transcendente. Para o agnosticismo a razão humana não pode adquirir uma ciência certa, a não ser das realidades apreendidas pela experiência sensível; apenas afirma que isso não se pode conhecer com certeza por meio da razão. Como sistema teológico foi condenado pelos apóstolos e pela Igreja. Sob qualquer forma que se apresente, o agnosticismo deve ser considerado segundo o sistema científico a que se amolda e também os pressupostos da teoria do conhecimento que adota”.

Fonte: VERBETES PARA LER TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA
Trabalho realizado com os formando do STBNe/98 – Feira de Santana-Ba

AGNOSTICISMO
“[Do gr. a, não + gnoses,conhecimento: não conhecimento] Trata-se de uma corrente filosófica que afirma ser o homem incapaz de saber se Deus existe, ou não. Foi o filósofo inglês T.H. Huxley quem usou este vocábulo pela primeira vez em 1869. Acredita-se que essa perspectiva filosófica tenha se originado da inscrição que Paulo encontrara num altar em Atenas: “Ao Deujs desconhecido” (At 17.23)”
Fonte: Dicionário Teológico, Claudionor C. de Andrade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *