O Livro Proibido e o Despertar da Consciência

OS MAIS RECENTES livros sobre a política brasileira, “O Chefe” e “Honoráveis Bandidos”, são sinais de que a as consciências não estão totalmente adormecidas?

Avalio que, qualquer que seja o resultado desta eleição presidencial – e os prognósticos indicam vitória da candidata palaciana – algo de bom podemos extrair.

Primeiro, nem todas as consciências estão alienadas. Sobre o livro “O Chefe”, ouvi o seguinte comentário: “Nunca vi relatos e críticas tão contundentes e severas contra um Chefe de Estado”. Há, ainda, jornalistas sérios e comprometidos com a verdade. Este livro, “O Chefe”, é intitulado “o livro proibido” – proibido porque foi recusado por duas editoras. Em razão disso, seu autor colocou-o à disposição dos internautas:
http://www.baixebr.org/cursos-e-apostilas/livros/o-chefe-o-livro-proibido-sobre-lula/

“Este livro homenageia dezenas de profissionais de imprensa, aqui citados nominalmente. São repórteres que não se intimidaram, não abaixaram a cabeça aos poderosos da vez, e contribuíram de forma decisiva para desvendar e elucidar o mais extenso e complexo esquema de corrupção governamental da história brasileira, em todos os tempos” (http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=226449).

O segundo livro, “Bandidos Honoráveis”, nas bancas, fala das maracutaias em terras maranhenses, sob o domínio político de José Sarney. Essas vozes de protesto são indícios de que há luz no fim do túnel. Difícil é se tornarem num rio caudaloso, como voz de muitas águas.

Outro sinal positivo dessa peleja eleitoral é a avalanche de protestos advindos de cristãos de vários segmentos. Bem entendido, os de mentes não alienadas. Este pequeno grupo protesta contra algumas medidas e tendências anticristãs do atual governo, mais precisamente: liberação do aborto; direitos especiais aos homossexuais; orientação sexual a crianças em escolas públicas; tentativa de controle da Igreja e dois meios de comunicação, dentre outros. Tudo isso veiculado na proposição do Plano Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3.

Essas vozes discordantes são de mentes que enxergam um pouco mais adiante. Ontem, no “Entre Aspas”, da Globo, ouvi um comentarista político dizer, em outras palavras, que os passos da política brasileira caminham na semelhança dos passos da Venezuela, onde reina um governo autoritário, populista, repressor da livre manifestação do pensamento.

Estamos diante de um retrocesso da democracia, pela qual tanto lutamos? Este momento da nossa política servirá para um despertar de consciência?
17.09.2010
www.palavradaverdade.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *