O Dinheiro da Corrupção

O Dinheiro da Corrupção

Pr. Airton Evangelista da Costa

AO VIVO E EM CORES, os corruptos nos ensinam como esconder o dinheiro da propina; como viajar de uma cidade para outra com muita grana sem que ninguém perceba; como levar para casa sem despertar qualquer suspeita.

O problema maior para os desonestos é que sempre há terceiros envolvidos; a corrupção é ativa e passiva; há o que dá e o que recebe; quem compra e quem se vende. Além disso, está comprovado que os corruptos, acuados pelas circunstâncias, são capazes abrir o jogo. Pela própria natureza, eles não são confiáveis. Questão de caráter.

Os corruptos demonstram muita criatividade quanto aos meios usados para camuflar o dinheiro da propina. Não faz muito tempo, a cueca foi o lugar mais adequado para certo corrupto, apesar do incômodo que o volume poderia causar às genitálias. Mas eles estão dispostos a qualquer sacrifício para meter a mão no dinheiro alheio.

Se a quantia for pequena, basta usar um dos bolsos do paletó. E quando são vários pacotes de cem cédulas? Um corrupto mostrou como fazer. Primeiro, enche os bolsos da calça; depois, os do paletó. Se insuficientes, usa as meias. Afinal de contas, elas não servem apenas para proteger os pés. Literalmente, essa é a maneira mais fácil de fazer um “pé de meia”, isto é, uma “economia” diretamente na meia do pé.

Para burlar o Fisco, dinheiro já foi guardado até dentro de bíblias. Mas como este caso se deu fora do Brasil os envolvidos foram punidos com prisão. E no Brasil? Abre-se “rigoroso inquérito”. Rigoroso e interminável.

Impressiona a serenidade com que os corruptos encaram a situação, quando apanhados com a mão na botija. Um diz: – “Coloquei o dinheiro nas meias porque não uso pasta”. Outro: “Trata-se de valor não contabilizado de campanha e se destinava à compra de panetones para distribuir aos pobres”.

No fundo, no fundo eles querem dizer, e dizem o seguinte: “Deixem de palhaçada. Todo mundo faz isso. A corrupção existe desde o descobrimento do Brasil. Vocês já viram um corrupto devolvendo dinheiro? Algum na cadeia, salvo raras exceções? Sou corrupto sim, e daí? Dentro de dois anos todos já se esqueceram. Retornarei à política pelo voto do meu povo”. E voltam mesmo. E tudo continua como dantes.
01.12.2009

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *