O cristão pode assistir a novelas da televisão?

Consulente:

O cristão pode assistir a novelas da televisão? Conheço uma mulher muito usada por Deus que é viciada em novela.

Resposta:

Assistir a novelas é quase o mesmo que assistir a filmes. Se não houver nelas qualquer tipo de depravação, se de alguma forma edificam, ou se servem como meio de distração, sem causar nenhum dano moral aos santos, não vejo nada de anormal…desde que não se torne um vício, uma idolatria, e não
roube o tempo que deveria ser dispensado a Deus.

Quanto a uma pessoa ser usada por Deus, pode ter ou não relação com a salvação. A verdade é o que está na Bíblia: “Segui a paz com todos, e a santificação; sem santificação ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Deus nos elegeu em Cristo antes da fundação do mundo, para sermos santos a irrepreensíveis diante dele” (Ef. 1.4).

Alguém poderá expulsar demônios e curar enfermos, além de pregar todos os dias a Palavra e muitos se converterem em função de sua pregação. Apesar disso, poderá não ser salvo. Leia: “Muitos dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome, e em teu nome não expulsamos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então direi abertamente: Nunca os conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” (Mt 7.22-23).

Mas por que são curados e se convertem, e por que os demônios fogem? Por causa do nome que está acima de todos os nomes, o nome de Jesus (Atos 4.12).
===================================
Em 07.11.2012, recebi mensagem de uma leitora em que demonstra certa perplexidade pelo fato de eu ser a favor de NOVELAS. Ao contrário. Dificilmente haverá uma novela em que não haja alguma coisa nociva à vida cristã, tais como adultério, mentira, falsidade, intrigas, traição, prostituição, assassinatos, homossexualidade e assim por diante.
Mas não podemos dizer que todas as novelas, em todos os tempos, no passado e no futuro, são ruins pelo simples fato de serem NOVELAS. Não se trata de demonizar o nome, mas de verificarmos o conteúdo. Seria inconveniente assistirmos a um filme ou novela que contasse a história de uma família cristã abençoada por Deus? Ou uma novela ou filme que contasse a história de Jesus, nascimento, vida, morte e ressurreição? Novelas ou filmes sobre histórias da Bíblia, como o seriado rei Davi? Que tal assistirmos a um filme ou um seriado falando sobre o grande amor de Deus?
Por essa razão é que apresentei na minha resposta à consulente acima algumas condições para que uma novela possa ser assistida: em que não haja depravação (prostituição, adultério, etc); em que não haja idolatria; e ainda assim que não se torne um vício e venha a roubar o tempo que seria dedicado à oração, louvor e estudo da palavra.
Veja o que escrevi em março/2008 sobre a novela “Duas Caras”:
Ainda bem que a manchete não me incluiu dentre os vidrados em novelas. Diz “Evangélicos”. Não diz: “Os evangélicos”. Estou fora.
Não conheço a trama, o nome da próxima, os artistas, se foi boa ou ruim, em que TV está passando, a que horas, nada, nada. Eu e a minha casa não damos ibope a novelas. Também não sabemos quem foi para o paredão no BBB, quem ficou com quem. Estamos longe dessas futilidades, quinquilharias, mexericos e futricadas televisivas que entravam o crescimento espiritual.

Verdade é que muitos que se dizem cristãos, outros que se dizem evangélicos adoram colocar coisa má diante de seus olhos. A imagem quanto mais pornográfica, melhor; quanto mais piadas imorais, melhor. Não importa se tal atitude esteja no centro da vontade do Diabo. O Diabo que se dane. Vale satisfazer o desejo sempre insaciável da carne.
Pr. Airton Evangelista da Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *