MENTIRA

A MENTIRA é uma impostura, uma fraude, uma falsidade. A mentira é o oposto da verdade.

O mentiroso não é filho de Deus. Vejam o que disse o Senhor Jesus: “Vós tendes por pai o diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8.44).

“A mentira é uma destacada característica do diabo. Ele é a fonte geradora de toda a falsidade (Gn 3.1-6; At 5.3; 2 Ts 2.9-11; Ap 12.9). É um pecado totalmente contrário à mente de Deus, que é a verdade (Ap 19.11). A indiferença para com o pecado da mentira é um dos sintomas mais claros da impiedade de uma pessoa. Tal pessoa ainda não nasceu do Espírito (Jo 3.6) e está sob a influência de Satanás, como seu pai espiritual” (Comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal).

“Mentira – Comunicação premeditada de algo com o intuito de enganar, difamar e lesar o próximo” (Dicionário Teológico, Claudionor C. de Andrade).

Os homens mentem. Tornaram-se uma rotina os flagrantes de políticos apanhados em mentira. Mentem os filhos aos pais, e vice-versa; o marido e mulher adúlteros; os contribuintes mentem em suas declarações de imposto de renda; mentem aos guardas de trânsito; falsos pastores mentem às ovelhas, ao ensinar um falso evangelho; mentem os empregados a seus patrões ao apresentarem falsos atestados médicos. No mundo dos negócios, a mentira tem por objetivo aumentar o lucro, mediante a sonegação de impostos, a propaganda enganosa e artifícios outros.

“Há alguns tipos de mentiras que são consideradas aceitáveis, desejáveis, ou mesmo obrigatórias, devido a convenção social. Tipos de mentiras convencionais incluem (Wikipédia, enciclopédia livre):
• uso de eufemismos para evitar a menção explícita de algo desagradável;
• perguntas insinceras sobre a saúde de uma pessoa pouco conhecida;
• afirmação de boa saúde em resposta a uma pergunta insincera;
• desculpas para evitar ou encerrar um encontro social indesejado;
• garantia de que um encontro social é desejado ou foi agradável;
• dizer a uma pessoa moribunda o que quer que ela queira ouvir”.

A mentira social também é mentira, mas tornou-se uma rotina para evitar um mal maior. – “Gostou da minha feijoada? Adorei, muito boa mesmo!”. Não seria melhor dizer: “Deu para comer, mas estava muito salgada para o meu gosto”. “Que tal a minha festa de aniversário? – Gostei de tudo, porém o som estava muito alto”. É falta de educação ou de boas maneiras falar a verdade?

E a mentira para preservar uma vida? – Seu amigo Manoel entra correndo em sua casa e se esconde. Em seguida, aparece à porta um homem com uma enorme faca, e lhe pergunta: “Manoel entrou aqui?”. Você dirá: “Entrou, e está no primeiro quarto, à direita do corredor?”. Tanto na questão mentira social, quanto neste caso extremo, há opiniões divergentes. Cada um agirá conforme sua consciência e maturidade cristã, porém não podemos esquecer de avaliar a situação à vista do bem envolvido.

O que mais diz a Bíblia sobre a mentira:

“Não mintais uns aos outros…” (Cl 3.9); “Deixai a mentira e falai a verdade cada um com seu próximo…” (Ef 4.25); “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira” (Ap 21.8).

21.06.2010
www.palavradaverdade.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *