Mensagem aos Idosos

MENSAGEM AOS IDOSOS
Pr. Timofei Diacov

“Semelhantemente vós, mancebos, sede sujeitos aos anciãos; e sede sujeitos uns aos outros; revesti-vos de toda humildade, porque Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes”. Ser velho é um privilégio, é viver muitos anos. São poucos aos que chegam a uma idade provecta. A média da vida está faixa etária de 60 anos. São muitos os que morrem antes. Há pessoas que não gostam de revelar sua idade. Eles gostariam de viver muitos anos, sem que estes viessem a passar. Ser velho, repetimos, é um privilégio. Mas, nem todos se preparam para a velhice. Diz Eclesiastes 12: “Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que cheguem os anos, dos quais venhas a dizer: não tenho neles contentamento”. Vale dizer: prepare-se para a velhice.

Muitos filhos, quando seus pais ficam velhos, colocam-nos num asilo, pois querem viver livres deles, esquecendo-se que também poderão um dia ser velhos e receber o mesmo trato, se é que vão chegar lá, pois poderá ser que sejam convocados pelo Criador antes mesmo de lá chegar, pois as promessas de longevidade são feitas para aqueles que honram os pais. Os velhos merecem o maior respeito possível, e devem ser tratados como se fossem os nossos próprios pais. E qual é a mensagem que poderíamos enviar-lhes através desta meditação? Que sejam tementes a Deus.

Diz o Salmo 37.5: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará”. Os velhos não necessitam de asilo, mas de lares. Podemos citar nomes de alguns velhos do antigo testamento. Diz um dos salmistas: “fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi o justo desamparado, e nem a sua descendência mendigar o pão”. Moisés viveu 120 anos e nunca os seus olhos se escureceram, diz a bíblia. Abraão viveu 170 anos. Jó viveu 140 anos, após recuperar seus recuros perdidos. Josué, sucessor de Moisés, viveu 120 anos. Muita coisa podemos aprender dos velhos, na sua larga experiência.

Eles viveram na terra, criaram filhos, netos. E agora merecem um justo descanso, respeito e muita consideração. Nós, em particular, temos uma admiração especial pelos idosos, que, aliás, não merecem ser tratados como velhos, mas como idosos, anciãos. Eles, por sua vez, devem agradecer a Deus por todos os anos que pela graça e misericórdia divinas, puderam viver e chegar aonde estão hoje. E pedir ao mesmo tempo para que os ajude a viver sempre felizes. E nós precisamos também pedir a Deus que nos dê paciência para com eles, e tratá-los bem. Que Deus abençoe todos aqueles que chegaram à idade de anciãos, e que nos prepare para enfrentar a mesma situação com paciência e gratidão em nossos corações.

obs: o autor completou 80 anos no final de 2006. (nota do compiladodr, pastor Wagner antonio de Araujo)

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 – Jardim Pinheiro
16400-576 – Lins – SP
(0xx14) 3522-7032

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *