LIÇÕES BÍBLICAS – O Vale dos Ossos secos

O Vale dos Ossos Secos
Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal

“Profetiza sobre esses ossos secos… e olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito” (Ez 37-1-14).

Por meio do Espírito Santo, Ezequiel vê numa visão um vale cheio de ossos secos. Os ossos representam “toda a casa de Israel” (v. 11), i.e., tanto Israel como Judá, no exílio, cuja esperança pereceu na dispersão entre pagãos. Deus mandou Ezequiel profetizar para os ossos (vv. 4-6). Os ossos, então, reviveram em duas etapas: (1) uma restauração nacional, ligada à terra (vv.7, 8), e (2) uma restauração espiritual, ligada a fé (vv. 9, 10). Esta visão objetivou garantir aos exilados a sua restauração pelo poder de Deus e o restabelecimento como nação na terra prometida, apesar das circunstâncias críticas de então (vv. 11-14). Não há menção da duração do tempo entre essas duas etapas.

O Espírito entrou neles (v. 10) – A restauração de Israel à vida nos faz lembrar a criação do homem conforme relata Gn 2.7. Adão foi o primeiro formado fisicamente, e a seguir, Deus lhe deu “o fôlego da vida”. Semelhantemente, a nação morta de Israel deveria primeiramente ser restaurada fisicamente, e depois, Deus daria aos israelitas o fôlego de vida (i.e., derramaria sobre eles o seu Espírito).

À Terra de Israel (vv. 12-14) – A visão dos ossos vivificados teria seu cumprimento na restauração de Israel, não somente material, mas também espiritual. Essa restauração teve seu início no tempo de Ciro (cf. Ed 1), mas só terá pleno cumprimento quando Deus congregar os israelitas na sua terra, nos tempos do fim, numa ocasião de grande despertamento espiritual. Muitos judeus crerão em Jesus Cristo e o aceitarão como seu Messias antes de ele voltar para estabelecer o seu reino (cf. Rm 11.15, 25, 26).

Transcrição:
Pr. Airton Evangelista da Costa
www.palavradaverdade.com

Lições anteriores:
http://www.palavradaverdade.com/print5.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *