“ASSIM FALAI, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade” (Tg 2.12).
Pelo que Tiago diz, a lei de Deus traz liberdade para a vida do cristão, já que ela é descrita como sendo a “lei da liberdade”. Isso parece estar em conflito direto com o ensino do apóstolo Paulo de que a lei de Moisés “gera para escravidão” (Gl 4.24).
Tiago e Paulo estão falando de duas leis diferentes. Paulo está falando da lei de Moisés do AT, a que “se refere ao monte Sinai” (G. 4.24), enquanto Tiago está falando da “lei da liberdade” do NT, a que Paulo se refere como “a lei de Cristo” (Gl 6.2), que nos libertou da lei da escravidão.
Como Paulo se expressou, “o que fora impossível à lei [de Moisés], no que estava enferma pela carne”, todavia “a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Rm 8.2-3). A lei de Moisés foi escrita em pedra, mas a lei de Cristo é inscrita pelo Espírito em nossos corações (Jr 31.31; 2 Co 3.3-7). As duas leis podem ser resumidas como segue:
A Lei de Moisés A Lei de Cristo
Traz escravidão Traz liberdade
Fraca, na carne Poderosa, no Espírito
Escrita em pedra Escrita no coração
Fonte: Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia, de Norman Geisler e Thomas Howe.
Transcrito por:
Pr. Airton Evangelista da Costa
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11.03.2010