LEVITA é a designação correta para os que se dedicam ao louvor?

“Levita – [Do lat. Levita, natural de Levi] Esta tribo foi escolhida por Deus para exercer o sacerdócio (Ml 2.4). Isto não significa, porém, que todo o levita fosse sacerdote. No entanto, todo sacerdote tinha de ser, necessariamente, levita. Entre os levitas, o Senhor Jeová suscitou notáveis profetas como Jeremias, Ezequiel e Habacuque” (Dicionário Teológico, Claudionor Corrêa de Andrade).
Levitas
1. Nome dos descendentes de Levi, filha de Jacó. Teve três filhos? Gérson, Coate e Merari, cada um dos quais fundou um família tribal, Gn 46.11; Êx 6.16; Nm 3.17; 1 Cr 6.16-48. Moisés e Arão eram levitas da casa de Anrão e da família de Coste, Êx 6.16, 18, 20, 26.
2. Homens da tribo de Levi que tomavam conta do santuário. Arão e seus filhos foram separados para o sacerdócio que se perpetuou na sua família. Mas o tabernáculo e o culto nele celebrado sofreram alterações que exigiam grandes cuidados. O zelo, o transporte do rico santuário, o preparo dos materiais necessários ao culto, reclamavam serviços que excediam as forças de um homem ou de uma família. Precisava-se de auxiliares. O cuidado pelo tabernáculo era cargo muito honroso. Quem o poderia desempenhar? O primogênito pertencia ao Senhor, de acordo com as circunstâncias em que se deu o livramento do cativeiro da terra do Egito. No momento em que se deu a mortandade dos primogênitos dos egípcios, as casas dos hebreus que tinham o sangue espargido nas ombreiras de suas portas, foram poupadas; nem um dos primogênitos dos hebreus foi morto, e, por isso, pertenciam ao Senhor, Êx 13.11-16. Porém, em lugar dos primogênitos de todas as tribos, foram escolhidos os levitas para os serviços que se relacionavam com o tabernáculo. A razão desta preferência encontra-se no fato seguinte: Quando o povo quebrou o pacto de obediência a Jeová, fabricando o bezerro de ouro, somente os levitas permaneceram fiéis à sua aliança com Deus, Êx 32.26-29; Nm 3.9, 11-13, 40, 41, 45 e seg.; 8.16-19.
….
Competia aos levitas transportar o tabernáculo e os seus utensílios, sempre que se mudava o acampamento; e quando se estabelecia um novo local eram eles que outra vez levantavam e assistiam os sacerdotes nas suas várias funções, Nm 1.50-53; 3.6-9; 25-37; 4.1-33; 1 Sm 6.15; 2 Sm 15.24.
…..
Não havendo mais necessidade de transportar a arca, e achando-se regularizado o cerimonial do santuário, fez-se sentir a necessidade de certo preparo regular para exercer os deveres eclesiásticos. Daqui em diante a idade legal para os levitas passou a ser de vinte anos, 2 Cr 31.17; Ed 3.8. Nesta idade começavam como assistentes dos sacerdotes e dos principais levitas, 1 Cr 23. 28-31; 2 Cr 29, 34; 35.11. Parece, porém, que só depois de chegarem aos trinta anos é que eram considerados elegíveis para os altos cargos de porteiros, membros da orquestra do templo, administradores ou juízes, 1 Cr 23. 3-5. Foi inovação, quando os cantores levíticos do primeiro século da era cristã conseguiram licença do rei Agripa, sancionada pelo Sanedrim, para trazerem sempre roupas de linho à semelhança dos sacerdotes.
….
No reinado de Davi, os levitas eram divididos em quatro classes: 1. Assistentes dos sacerdotes na obra do santuário; 2. Juízes e escribas; 3. Porteiros; 4. Músicos (Dicionário da Bíblia, John D. Davis, 21ª Edição).

Música – “No templo de Herodes ocupavam grande escadaria que ligava o átrio de Israel ao átrio dos sacerdotes; um coro de meninos estacionado em baixo da escada emprestava suas vozes ao canto dos levitas” (Ibidem).
Músico: “Aquele que professa a arte da música, compondo peças, tocando e/ou cantando” (Dicionário Aurélio).
Avalio que, em razão do acima exposto, não me parece muito extravagante chamar de levitas os músicos e os que entoam hinos nas igrejas.
17.05.2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *