—– Original Message —–
From: Frank Davis
To: 3-Pr. Airton Evangelista da Costa
Sent: Saturday, June 25, 2011 4:31 PM
Subject: Texto prometido
Pr. Airton, Graça e Paz
Segue abaixo as informações prometidas em e-mail anterior sobre o livro “A Palavra de Deus tem Propósito, Força e Poder”:
APRESENTAÇÃO
Este livro, “A Palavra de Deus tem Propósito, Força e Poder”, foi escrito tendo como principal foco os “não convertidos” e “já convertidos” que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer com maior profundidade a Palavra e a vontade Deus, nosso Pai, em suas vidas. Não foi escrito por alguém que nasceu na fé, mas que passou por todas as agruras de não ter conhecido a Palavra de Deus desde a sua infância. Por isso podemos afirmar que sua atenta leitura lhe mostrará a perfeita vontade de Deus neste livro. Esse livro foi escrito com as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.
O AUTOR
Nasceu filho de pai brasileiro e de mãe inglesa. Seu pai era filho e neto de britânicos (escoceses, galeses, ingleses e irlandeses) ao passo que sua mãe era inglesa e também filha de britânicos. Seus pais se conheceram e se casaram na Igreja Anglicana no Rio de Janeiro onde, por força das circunstâncias, foi batizado na mesma igreja.
Quando ainda pequeno seu pai o levava com certa freqüência àquela igreja aos domingos. Durante os primeiros quinze anos de sua vida quando esteve por cerca de nove anos em colégios internos ingleses no interior do Estado do Rio, freqüentava os cultos religiosos anglicanos. Aos 15 anos a família mudou-se para São Paulo onde, no começo, também freqüentou a Igreja Anglicana que no começo da década de 60 estava localizada nos Campos Elíseos tendo posteriormente se mudado para Santo Amaro.
Com o passar dos anos passou a freqüentar a Igreja Católica Apostólica Romana acompanhando seus amigos e mais tarde sua esposa e filhos. Não era muito de ler a Bíblia, porém sabia muito bem os rituais empregados. Conhecia bem o culto aos santos da igreja e como tal não lhe faltou a realização de pedidos e promessas a tantos deles.
Também durante mais de dez anos foi membro da maçonaria onde ocupou os mais diversos cargos de comando e onde teve também a oportunidade de conhecer a Bíblia católica, e outros livros de outras religiões e seitas, ritos e rituais com bastante profundidade. Galgou todos os graus até o 33º.
Para os maçons que lêem esse livro, e que possam melhor entender a sua opção por Jesus Cristo explica-se: foi mestre de cerimônias, orador e presidente de loja simbólica; 2º vice-presidente, 1º vice-presidente e presidente de Loja de Perfeição além de presidente da comissão de estudos e graus em três gestões; orador, 1º vice-presidente e presidente também de Capítulo Rosa-Cruz além de presidente da comissão de estudos e graus em duas gestões e um de seus membros fundadores; 1º vice-presidente de Conselho Filosófico de Kadosch além de membro de Consistório. Em âmbito do Estado de São Paulo foi Grande Secretário de Liturgia e Orientação Ritualística e Garante de Amizade junto à Grande Loja de Nova York. Largou tudo isso por opção a Jesus Cristo uma vez que em sendo o maçom “ecumênico”, e tendo sido feita sua opção por Jesus Cristo como seu Único Senhor e Salvador, ele não tinha como continuar sendo maçom.
Porém tudo isso não lhe satisfazia. Havia sempre um vazio. Nada respondia às suas infindáveis perguntas sobre Deus e tudo o mais que ele queria saber sobre o Evangelho de Jesus Cristo.
Em 1996 ingressou num centro espírita filiado à Federação Espírita do Estado de São Paulo onde por quatro anos cursou a “Escola de Médiuns” tendo ainda feito uma complementação com um “Curso de Passes”. Lia tudo que lhe caía às mãos especialmente a obra completa de Allan Kardec, Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco e tantos outros.
Sua insatisfação espiritual persistia. Começou a ter problemas de toda natureza, pessoais e profissionais. Tudo em sua vida ia de mal a pior.
Além da igreja católica, do espiritismo e da maçonaria ele já havia estado em terreiros de umbanda, em seitas das mais diversas como Seicho-no-ie, Mahikari. Igreja Messiânica e outras. Conheceu mórmons e Testemunhas de Jeová e em nenhum encontrava conteúdo espiritual suficiente para lhe satisfazer. Por vezes chegou a sentir que a sua busca por Luz, Verdade e Deus seriam infrutíferas, pois lhe parecia que ninguém sabia o suficiente para lhe orientar em sua busca por respostas.
Conheceu tudo aquilo que dizia respeito a anjos e arcanjos, baralho cigano, búzios, cartas, horóscopo, mapa astral, numerologia, tarô, e terreiro de umbanda. Tudo me parecia uma agonia sem fim. Tudo lhe parecia uma farsa para subtrair dinheiro de incautos e levá-los ao desespero.
Em determinado momento sua filha caçula conheceu uma professora evangélica do mesmo colégio onde ela lecionava e foi com quem aceitou a Jesus. Sua esposa achava tudo muito estranho quando ela invocava o Espírito Santo. Quis o destino que sua esposa, numa separação muito dolorosa por que passaram, também conhecesse e aceitasse a Jesus como seu Único Senhor e Salvador.
Quando voltou para casa após uma separação de sua esposa, e apesar de tudo aquilo por que haviam passado, foi soberbo e arrogante dizendo à sua esposa que jamais deixaria o espiritismo e a maçonaria. O tempo foi passando e sua insatisfação com ambas foi crescendo, até que em determinado momento pediu à sua esposa que falasse com aquela que viria a ser a sogra de seu filho no sentido de que tratasse junto à Igreja Batista da Liberdade, onde seu marido era então vice-presidente para expor a um pastor de lá o seu desejo de “conversar” sobre todos os seus problemas da época. Não se tratava de uma “confissão” como fazem os católicos com um padre, mas uma conversa com quem pudesse se abrir mesmo porque, ele como pastor seria casado assim como o autor.
Foi então que começou a receber semanalmente, por cerca de seis horas diárias, por quase oito meses, o Pastor José Augusto Nicolau encaminhado que fora para tratar de seu caso pelo Pastor Eli Fernandes de Oliveira, Presidente daquela igreja.
Não foi fácil para o Pastor Nicolau lhe convencer e tentar lhe converter, pois ele sentia que o inimigo estava com ele o tempo todo. Ele chegou a dizer à sua esposa que o seu caso era muito difícil, porém não impossível uma vez que estava tudo sendo colocado diante de Deus.
Em 11 de novembro de 2001, domingo, o autor recebeu uma ligação do Pastor Nicolau lhe informando que ele teria que ir naquela tarde à Igreja. Ponderou com ele que ele havia acabado de passar por uma cirurgia e que por estar chovendo torrencialmente não poderia ir. O Pastor então lhe informou que ele estaria passando por uma oportunidade única de ouvir um dos mais renomados pastores americanos naquela noite.
Muito contrariado foi à igreja onde lhe colocaram ao lado de um senhor que, assim como ele, também era da maçonaria do grau 33º. Na oportunidade, além do Pastor americano Elton Johnson, estavam também os pastores Eli Fernandes de Oliveira, José Augusto Nicolau, Jair Salgueiro, Ielon do Nascimento e outros.
Naquela noite o autor foi chamado para servir a Jesus e caindo de joelhos e erguendo ambos os braços aceitou a Jesus Cristo como seu Único Senhor e Salvador. O que sentiu foi indescritível uma vez que ali encontrou tudo aquilo que buscara em toda a sua vida: A Luz, a Verdade e o Caminho para a sua Salvação e de todos aqueles que crêem em Jesus. A palavra que ele tanto ouvira falar e que agora soava mais forte do que nunca em seu coração e em sua alma se tornava uma realidade palpável e real: FÉ.
Após esse dia aguardou cerca de um ano e dizia à sua esposa que no dia em que fosse chamado para trabalhar na obra do Senhor ele deixaria todo o resto para trás, especialmente a maçonaria, pois o espiritismo já havia sido abandonado. Foi o que aconteceu. Foi batizado na Igreja Batista da Liberdade em 29 de setembro de 2002 junto com sua esposa. A alegria sentida foi maior do que tudo que ele havia vivenciado.
Começou a freqüentar os cultos a se propôs a estudar profundamente a Bíblia, a única e verdadeira Palavra de Deus. Ganhou uma pequena Bíblia evangelística do CREIA (Cruzada Evangelística de Impacto e Ação) que em pouco tempo foi lida, analisada e discutida com pastores de sua igreja.
No dia de seu batismo foi presenteado pelo Pastor José Augusto Nicolau com uma Bíblia de Referência Thompson com versos em cadeia temática. Foi uma bênção. Passou alguns meses estudando cada palavra que o Senhor tinha para ele.
Em 9 de março de 2008 ganhou novamente de presente uma bíblia, a “Bíblia Apologética de Estudo” editada pelo “Instituto Cristão de Pesquisas – I.C.P.”. Foi mais uma bênção especialmente quando foi tocado a escrever esse livro cujo destino são aqueles não convertidos ou então recém convertidos para que não tenham que passar pelo que passou em busca da verdadeira luz que é Nosso Senhor Jesus Cristo. Sua intenção é que esse livro sirva de facilitador na compreensão do que Deus tem para nos dizer de uma forma clara e revestida de todo o Seu amor. De nenhuma forma o assunto se esgota. É apenas o começo do entendimento.
Trata-se de um leigo, não um pastor, um missionário, um profeta, um apóstolo ou um doutor, mas alguém que tendo encontrado a Jesus e entendido o seu sacrifício por nós na cruz, foi inspirado a ajudar a tantos quantos for possível a se salvarem em Jesus Cristo. Seu dom divino é escrever, nem tanto falar. Não importa o seu credo ou a sua religião. Só importa que você leia todas as suas anotações e se decida pela sua própria salvação eterna ao lado de Jesus, o Rei dos Reis e certamente o maior e melhor amigo que podemos ter em nossas vidas. Não dispense a Bíblia. Tenha-a sempre a seu lado e à medida que você lê este livro, vá acompanhando os trechos citados na sua própria Bíblia. Será um aprendizado e tanto, por obra e graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, acompanhado das bênçãos do Pai e da intercessão do Espírito Santo. Amém.
Ressaltamos que a Bíblia cujos textos são citados neste livro é aquela traduzida para o português por João Ferreira de Almeida em sua edição corrigida e revisada fiel ao texto original.
Este livro de modo algum substitui a leitura da Bíblia, os textos, palestras e orientações da Escola Bíblica Dominical, as mensagens de pastores, ou qualquer outra forma de comunicação da Palavra de Deus. Este livro serve somente como orientação para suas leituras sem, no entanto jamais dispensar a presença da Bíblia a seu lado.
FNPS
Frank Stephen Davis
NOTA: G.A.D.U, que está no título desta mensagem, significa o Grande Arquiteto do Universo, o deus da Maçonaria.