FAMÍLIA – Aconselhamento

Aconselhamento Familiar
Prestado por uma das conselheiras do site www.palavradaverdade.com
Publicado, com preservação de identidade, a fim de que sirva para outras famílias envolvidas com problemas semelhantes.

Consulta
Boa noite irmã. Eu tenho 23 anos (completo 24 no final do mês que vem), ele tem 26. Moramos em cidades diferentes, por isso só conseguimos nos ver nos finais de semana, sendo que nos dias de semana nos falamos por telefone e msn. Ele só trabalha, o dia inteiro. Eu trabalho por meio período (manhã) e estudo à noite. Minha família tem condição financeira melhor que a dele, mas isso não vai fazer diferença depois que estivermos casados, visto que não vamos mais depender de nossos pais. Eu penso que, em um relacionamento de marido e mulher, ambos precisam se ajudar, daí não vejo nada de mais a mulher trabalhar fora e colocar dinheiro na casa também, desde que tenha tempo também para cuidar da casa e da família (marido e filhos), ele também concorda com esse pensamento. Amanhã completaremos um ano de namoro, e eu realmente gosto desse rapaz, não estamos “namorando por namorar”, pretendemos nos casar no futuro sim, mas passamos por uma fase de muitas brigas devido a diferenças entre nós dois, porém, o principal motivo de tantas brigas foi a imaturidade psicológica, emocional e espiritual (principalmente a minha). Agora estamos parando com as brigas. Ambos fomos batizados na igreja católica, mas ele se batizou na igreja evangélica em 2010, eu passei a acompanhá-lo nos cultos, mas ainda não estou batizada (vou me batizar no final deste ano).

RESPOSTA
Vocês precisam se firmar ainda mais no Senhor Jesus e na palavra dEle. O namoro até o casamento também devem obedecer a palavra de Deus. Peça a Deus para ajudar vocês sempre que houver alguma coisa que possa levá-los a brigar, discutir inutilmente.
Concordo que as mulheres devam trabalhar sim por meio expediente apenas e ajudar na obra de Deus e na mantença dela ou ajudar em alguma coisa em casa etc. O que a bíblia não recomenda é que as mulheres sejam a cabeça de seus lares, sustentem seus maridos e a casa e ele fique na posição da mulher, subserviente a ela etc. Você precisa estar consciente de que ele será seu cabeça sobre você e seus futuros filhos e precisa também assumir as responsabilidades de marido, pai, servo de Deus etc.
No meio evangélico também está ocorrendo muito essa inversão de papéis, muitas mulheres estão ansiosas, ambiciosas por coisas materiais, aquisição/acumulação de bens que a ferrugem come e o ladrão rouba. Muitas mulheres cristãs não querem mais cuidar da casa, cuidar dos filhos, preparar uma comida para seu marido, lavar cuecas, louças, trocar fraldas, preparar mamadeiras, acordar para amamentar a criança etc. Gostam muito de sair com outras irmãs, frequentar os mesmos ambientes do mundo etc.
A bíblia nos ensina que a mulher sábia edifica sua casa sobre a Rocha, que é Jesus Cristo em primeiro lugar em tudo, mas as tolas a derrubam com As suas próprias mãos.
E o salmo 128 nos dá a instrução do que deve ser uma família de Deus, como o casal e os filhos devem viver no seu dia-a-dia para que tudo nos vá bem.
Esta mulher de Deus que fala com você neste momento já viveu o suficiente para adquirir experiência e compartilhar com as mulheres mais jovens. Estudei e trabalhei muito também até o meu casamento. Sempre fui independente de meus pais. Fui morar sozinha e me sustentar a partir de 18 anos de idade. Tenho muitos diplomas, certificados, já trabalhei e ganhei muito dinheiro desde os meus catorze anos de idade, mas não tinha Jesus nem o conhecimento dos planos de Deus para minha vida.
Mas sei que desde jovem sonhava com um marido honesto, trabalhador, que gostasse de estudar também e sempre dizia que jamais trabalharia para sustentar homem, mas queria mesmo ter uma família e dela cuidar, como manda o Senhor na sua palavra.
Sou uma excelente dona de casa, faço faxina em meu lar, cuido da filha que Deus me deu, do meu marido que Ele me deu como manda a bíblia, homem cabeça em tudo, íntegro, mesmo não sendo evangélico, dá testemunhos melhores do que muitos que estão dentro de uma igreja. Porque ele honra e glorifica a Deus, a sua palavra, nos atos e compromissos dele. Sei cozinhar super bem e de maneira saudável, lavar, passar roupas etc.
Eu gosto mesmo é de trabalhar para Jesus, não sou escrava do mundo, das coisas do mundo, não sou consumista, apenas gosto do necessário e indispensável para mim e nossa família e assim educo nossa filha da mesma forma.
Tenho tempo para curtir meu marido, a filha e trabalhar para Cristo, embora tenha formação acadêmica em três áreas distintas, títulos etc. Meus títulos e reconhecimentos deste mundo não entrarão no reino de Deus. Temos um estilo de vida simples, porém descente. E Deus tem nos honrado e nos abençoado ricamente.
Muitas mulheres estão enfartando precocemente e morrendo cedo por causa desta visão, trabalhar fora a morrer, estudar, educar e cuidar dos filhos, orientar empregada que fica em casa no lugar delas e os maridos ficam ainda jovens, bonitos para casar com outra. Isso mesmo, Satanás está contaminando as mentes neste sentido para acabar com o modelo de família que Deus estabeleceu. Pense nisto antes de casar para não atropelar os planos de Deus para vocês dois.
Procure antes aprender como cuida e administra uma casa, marido e filhos, priorize primeiro o reino de Deus e sua Justiça e as demais coisas lhes serão acrescentadas.
Você não pode noivar, casar com seu namorado brigando constantemente, precisa ver o que faz você brigar e precisa controlar seus impulsos, nervosismos, porque os homens não suportam mulheres briguentas, rixosas, impacientes e intolerantes para com eles. Muitos abandonam seus lares e procuram outra mais calma, amorosa e compreensiva.
Por isso é que o número de divórcios tem aumentado, por falta de sabedoria das esposas.
Recomendo-lhe a leitura também do livro de Tito, capítulo dois ensinando as mulheres jovens a serem boas donas de casa, cuidar bem do marido e dos filhos e vestir com moderação.
Casamento não é só sexo, prazer o tempo todo. Procure estudar mais a bíblia e através de estudos na internete juntamente com seu namorado. No google você baixa vários. Viver em uma só carne envolve muita coisa.
Se não se sentir madura, preparada como manda as escrituras melhor não noivar e muito menos namorar. Melhor dar um tempo e buscar ainda mais em Deus o momento certo para todas as coisas na sua vida, inclusive o de casar. Leia Eclesiastes, capítulo 3, onde Salomão inspirado por Deus nos diz que há tempo para todas as coisas debaixo do céu. Procure discernir o tempo dos acontecimentos na sua vida e não atropele nada. Deve compartilhar e ser sincera com seu namorado sempre.
Mas o crente em Jesus não pode mesmo namorar, namorar sem saber quando irá casar. E se não tiver preparado para assumir tal missão, melhor não namorar e servir a Deus, até que chegue o tempo certo, amém?
Sei que você ainda é jovem, mas já tem o Espírito Santo para te ajudar, orientar e te guiar.
Louvo a Deus por suas vidas e pela iniciativa de se aconselhar com alguém mais experiente do que vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *